+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Rede Roteado, Como se faz?

    Boa tarde, boa noite ou bom dia,

    Me deparei com essa informação esses dias, cada pop meu pode ter uma rb450, sendo que utilizo MKauth como autenticador via Radius. Como poderia colocar cada ponto para receber as conexões nas rb´s o PPPoe?
    Pessoal se possível me explicar de uma forma simples, pois não tenho muita experiencia com o Microtik.

    Desde já Agradeço a todos.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Roteado, Como se faz?

    Vc pode utilizar protocolos de rede como ospf ou ibgp para rotear sua rede .
    Mas o assunto e extenso tem bastante material no fórum vc pode procurar que irá encontrar.
    Depôs adequar um dos protocolos a sua rede.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Roteado, Como se faz?

    Concordo com o Naldo, fica muito complicado passar diretamente no forum "todos" os detalhes, visto que é muito complexo esta configuração para quem nunca fez.

    O Naldo já "cortou fundo" dando uma dica sobre ospf e bgp. Só isso já mostra a complexidade.

    Não tem como "explicar de forma simples"

    O melhor é ir fazendo em bancada e perguntando só onde vai encontrando dificuldades depois que não encontrou as respostas na net.
    Nada substitui o aprendizado em bancada....

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Roteado, Como se faz?

    Tem também treinamentos .
    Se quiser rotear sua rede sem aventuras faça treinamentos na seguinte ordem .

    Primeiro sobre redes -->depôs ospf --->por último BGP.

    Um provedor de internet basicamente funciona da seguinte forma .
    Isto em protocolos .

    Cliente em casa DHCP roteador caseiro ou pppoe caso de rede cabeada ---provedor ospf ou ibgp na rede interna ----BGP para comunicação com internet ,PTT etc .

  5. #5

    Padrão Re: Rede Roteado, Como se faz?

    Sim. sobre redes Basicas e Swits eu ja fiz, mais no caso de uma RB gostaria de saber como funciona, pois uso pouco RB's.
    Sobre pesquisa, estou fazendo diversas sobre o assunto, mais nenhuma que diga como fazer e sim quais as qualidade e beneficios que esse rotiamento trás para o Provedor.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Roteado, Como se faz?

    Roteamento serve para muita coisa no provedor ,link fail over ,redirecionamento de tráfego .
    VLAN .e muita coisa mesmo .
    Agora mãos a obra e vai estudar de verdade isto você vai gostar de aprender isto.i