Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Font DC 160v para rede cabeada.

    Ola a todos.

    Sou novo aqui e gostaria de compartilhar com voces um projeto que fiz para utilizar na minha rede.

    Uma fonte DC 160v que consiste em retificar e filtrar a energia que alimenta os equipamentos que sao instalados nas ruas, ja que eu passo a alimentação pelo mesmo cabo lan e tudo é alimentado de um so ponto de energia.

    Vi um video de um camarada muito bacana que ensina a fazer bem facil e barato.

    Sei que a maioria aqui tem melhor conhecimento que eu e utiliza formas melhores e mais eficazes de alimentar os equipamentos na rede, mais como sempre tem um novato como eu, isso possa ajudar.

    Estou alimentado por volta de 22 equipamentos ( roteadores e switchs ) com fonte de 9V a 12V com no maximo 500mAh, com 1 km de cabo distribuidos.

    Essa fonte consiste em transformar a energia alternada para continua ja que a alternada cria interferência na rede, nao que essa internferencia de problemas mas é bem mais seguro de trabalhar e mais limpo a energia continua.

    Utilizei: Ponte retificadora 35Ah ( podesse fazer com diodos retificadores tambem )
    Capacitor de 400v por 330 UF ( quanto mais uf mais estabilidade na saida )
    Trafo
    Varistor, capacitor de poliester, fuzivel, led, resistor e diodo.
    Entrada tem que ser 110v.


    Para fazer o circuito na placa de fenolite eu utilizei a forma mais pratica e rapida, "termotransferencia".
    Fiz tambem uns POEs alternativos para receber os 160v nos poster e levar ate as fontes

    praticamente nao gastei nada, so meu tempo, ja que eu disponha de vários componentes retirados de outros equipamento. moro distante de lojas d eeletronica, mais se fosse comrpar tudo gastaria uns 25 a 30 reais com tudo.

    Sou leigo em eletronica, mas experiente em googlar. fica as fotos, qualquer duvidas de algum iniciante como eu, to a dispocisão.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM01801.jpg
Visualizações:	1583
Tamanho: 	305,3 KB
ID:      	60806Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM01802-1.jpg
Visualizações:	1037
Tamanho: 	162,3 KB
ID:      	60807Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM01785.jpg
Visualizações:	1197
Tamanho: 	322,2 KB
ID:      	60808Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM01786.jpg
Visualizações:	906
Tamanho: 	292,2 KB
ID:      	60809Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM01799.jpg
Visualizações:	910
Tamanho: 	313,7 KB
ID:      	60810Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM01800.jpg
Visualizações:	747
Tamanho: 	318,6 KB
ID:      	60811

  2. #2

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Esse esqueminha é muito bom e eficaz,tbem montei uma igual que esta alimentando 2k de sinal e sem problema,só último ponto ainda está com 146v.
    Estou montando um outro projeto parecido com esse que consiste nesse msm fonte com potência de 35A porém irá contar com um sistema de estabilizador e nobreak.
    Melhor meio de custo benefício esse esqueminha

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Particularmente acho um risco muito alto, alto levar energia via PoE com 160 volts(isolação dos fios) e até mesmo acima dos 60 volts. Ninguém previu, mas no caso de um acidente, pode ter vítima fatal e uma voltagem acima de 30 volts cabeado todo risco deve ser levado em conta.
    Operadoras de telefonia fixa disponibilizava um tipo de serviço em que manda uma voltagem de 100 volts para economia de par nas vias públicas, este serviço está sendo gradativamente desligado.

  4. #4

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Legal vou fazer um tbem valeu amigo isso mesmo conhecimento tem que ser repassado adiante

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Particularmente acho um risco muito alto, alto levar energia via PoE com 160 volts(isolação dos fios) e até mesmo acima dos 60 volts. Ninguém previu, mas no caso de um acidente, pode ter vítima fatal e uma voltagem acima de 30 volts cabeado todo risco deve ser levado em conta.
    Operadoras de telefonia fixa disponibilizava um tipo de serviço em que manda uma voltagem de 100 volts para economia de par nas vias públicas, este serviço está sendo gradativamente desligado.
    Verdade nilton, como falei tem meios melhores, ja tomei uns choques nessa voltagem fazendo as ligações sem desligar a saida, achei leve perante o 220v, isso é uma alternativa pra sair do 220v, vejo muita gente aqui usando do proprio poste. tambem tem como fazer com 12v e uma alta amparegem, mas fiz uns testes de provaveis curtos e os cabos fritam.

  6. #6

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Fibra com Utp nos Clientes e os proprios clientes alimenta o pd melhor coisa sem dores de cabeça faz muito tempo.

  7. #7

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    quando fizer passa o que utilizou pra gente aqui.
    a nossa energia aqui é 220v, mas medido so ta dando 208, tive que retirar o circuito de estabilizador pra nao ficar oscilando tanto e converter em 120v, a fonte recebe os 120v e manda 160v, isso nesse esquema que fiz.

  8. #8

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Fibra com Utp nos Clientes e os proprios clientes alimenta o pd melhor coisa sem dores de cabeça faz muito tempo.
    Muito bacana sua rede entao, como tenho uma pequena rede e levando em conta que em muitos lugares se for fazer igual o cliente vai querer desconto, se cancelar vai mandar tirar, e todo custo é calculado com pequenos " provedores" pensando nisso muitos de nos que temos pequenas redes nos prevenimos puxando tudo de um so ponto.

  9. #9

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por G1NET Ver Post
    Legal vou fazer um tbem valeu amigo isso mesmo conhecimento tem que ser repassado adiante
    é uma alternativa.

  10. #10

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por Fernao Ver Post
    Muito bacana sua rede entao, como tenho uma pequena rede e levando em conta que em muitos lugares se for fazer igual o cliente vai querer desconto, se cancelar vai mandar tirar, e todo custo é calculado com pequenos " provedores" pensando nisso muitos de nos que temos pequenas redes nos prevenimos puxando tudo de um so ponto.
    No caso do PD citado não tem como querer desconto, pois é praxe que no cliente algum equipamento seja ligado na eletricidade. Como os PDs normalmente tem 8 portas, mesmo que só um continue ligado, o PD vai atender. E como é fibra a energia fica limitada até o PD. Se os 8 pedirem cancelamento, a rede vai continuar.
    Só se fizer um cascateamento no PD pode ocorrer a falta de conexão para quem estiver na cascata...

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Fibra com Utp nos Clientes e os proprios clientes alimenta o pd melhor coisa sem dores de cabeça faz muito tempo.
    Cara, muito bom saber que tu colocou este sistema ai e está dando bons resultados. Normalmente o que se ouve é relatos de casos é de quem faz tudo em fibra e fica condenando o uso misto. Tu está em Vera Cruz, ou Venâncio Aires?

    Citação Postado originalmente por Fernao Ver Post
    Verdade nilton, como falei tem meios melhores, ja tomei uns choques nessa voltagem fazendo as ligações sem desligar a saida, achei leve perante o 220v, isso é uma alternativa pra sair do 220v, vejo muita gente aqui usando do proprio poste. tambem tem como fazer com 12v e uma alta amparegem, mas fiz uns testes de provaveis curtos e os cabos fritam.
    Amperagem alta? Novidade para mim. Sempre ouvi que o que mata é amperagem e não tanto a voltagem.

  11. #11

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No caso do PD citado não tem como querer desconto, pois é praxe que no cliente algum equipamento seja ligado na eletricidade. Como os PDs normalmente tem 8 portas, mesmo que só um continue ligado, o PD vai atender. E como é fibra a energia fica limitada até o PD. Se os 8 pedirem cancelamento, a rede vai continuar.
    Só se fizer um cascateamento no PD pode ocorrer a falta de conexão para quem estiver na cascata...



    Cara, muito bom saber que tu colocou este sistema ai e está dando bons resultados. Normalmente o que se ouve é relatos de casos é de quem faz tudo em fibra e fica condenando o uso misto. Tu está em Vera Cruz, ou Venâncio Aires?



    Amperagem alta? Novidade para mim. Sempre ouvi que o que mata é amperagem e não tanto a voltagem.
    Ola 1929!!

    Estou em Vera Cruz, tenho pouca rede cabeada esta tudo em experiência ainda são so 500mts em um bairro e 400 em outro mas esta show de bola estamos estudando agora para expandir essa rede em 50% da area urbana da cidade.

    Estamos usando este sistema da Overtek. Ate agora ta blz faz 6 meses que ta no ar.

  12. #12

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No caso do PD citado não tem como querer desconto, pois é praxe que no cliente algum equipamento seja ligado na eletricidade. Como os PDs normalmente tem 8 portas, mesmo que só um continue ligado, o PD vai atender. E como é fibra a energia fica limitada até o PD. Se os 8 pedirem cancelamento, a rede vai continuar.
    Só se fizer um cascateamento no PD pode ocorrer a falta de conexão para quem estiver na cascata...



    Cara, muito bom saber que tu colocou este sistema ai e está dando bons resultados. Normalmente o que se ouve é relatos de casos é de quem faz tudo em fibra e fica condenando o uso misto. Tu está em Vera Cruz, ou Venâncio Aires?



    Amperagem alta? Novidade para mim. Sempre ouvi que o que mata é amperagem e não tanto a voltagem.
    Entao milton realmente é o que mata é a amperagem, so que o que eu quiz dizer no caso foi o seguinte, fiz testes com 12v e 160ah, neste caso é corrente continua, nem se quer da choque quanto mais matar. tipo jogar na lan 12v e alimentar tudo em poe sem fonte nos postes, mas nao foi satisfatorio, faltou alguns complementos.

  13. #13

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por Fernao Ver Post
    Entao milton realmente é o que mata é a amperagem, so que o que eu quiz dizer no caso foi o seguinte, fiz testes com 12v e 160ah, neste caso é corrente continua, nem se quer da choque quanto mais matar. tipo jogar na lan 12v e alimentar tudo em poe sem fonte nos postes, mas nao foi satisfatorio, faltou alguns complementos.
    http://www.ispshop.com.br/pacpon-ove...08-po-689.html
    Este o sistema que estamos usando..

  14. #14

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Entendi agora.... DC

    Eu também pensava que entrando 12V e mais amperagem daria certo....
    Mas alguém me disse que não seria possível segurar os 12V em distancias maiores. Haveria muita perda
    Deve ter acontecido isso aí.



    Citação Postado originalmente por Fernao Ver Post
    Entao milton realmente é o que mata é a amperagem, so que o que eu quiz dizer no caso foi o seguinte, fiz testes com 12v e 160ah, neste caso é corrente continua, nem se quer da choque quanto mais matar. tipo jogar na lan 12v e alimentar tudo em poe sem fonte nos postes, mas nao foi satisfatorio, faltou alguns complementos.
    Última edição por 1929; 03-09-2015 às 23:19.

  15. #15

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Fernao boa noite, vi um video na net tambem e fiz uma e estou muito satisfeito, porem a minha so consegui fazer com fonte de 8Ah e nao consigo alimentar muitos equipamentos, qual a fonte q vc usou, se eu for usar diodos seriam 4 de quantos cada um para fazer uma fonte de 50AH, teria q aumentar alguma coisa para uma de 50 ou poderia ser os mesmo componentes e aumentar apenas a ponte?
    desde ja agradeco.

  16. #16

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponte-retificadora-kbpc3510-35a1000v-6516-MLB5070960084_092013-O.jpg
Visualizações:	780
Tamanho: 	12,2 KB
ID:      	60873Nome:      ponte-retificadora-kbpc-5010-50a-1000v-lote-com-10pcs-884501-MLB20330299696_062015-O.jpg
Visitas:     1877
Tamanho:  14,0 KB

    observe as figuras acima, tem uma ponte de 35 e uma outra de 50, foi uma dessa de 35 q vc usou?

    grato.

  17. #17

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por thelthebest Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponte-retificadora-kbpc3510-35a1000v-6516-MLB5070960084_092013-O.jpg
Visualizações:	780
Tamanho: 	12,2 KB
ID:      	60873Nome:      ponte-retificadora-kbpc-5010-50a-1000v-lote-com-10pcs-884501-MLB20330299696_062015-O.jpg
Visitas:     1877
Tamanho:  14,0 KB

    observe as figuras acima, tem uma ponte de 35 e uma outra de 50, foi uma dessa de 35 q vc usou?

    grato.
    boa noite amigo, desculpas a demora, eu utilizei uma ponte retificadora daquelas prontas, por nao achar os diodos que chegaria a 30 ou 50 ah, pra retificar na verdade so precisaria da ponte, os outros componetes sao pra estabilizar, filtrar e dar uma proteção, tipo o varistor, se der curto ele pipoca e nao passar adiante, o capacitor de poliester, filtra antes a energia, fusivel e coisa e tal, o que vc vai precisar pra segurar ai os 150v seria um capacitor eletrolitico de 400v por no minimo 330uf, quanto mais uf mais capacitancia, quer dizer mais segura a voltagem, vc pode ligar varios capacitores em paralelo pra aumentar a capacitancia, a voltagem continua a mesma, se ligar em serie a voltagem dubra e a capacitancia é dividida, entao ligar em paralelo, a ponte que usei pra segurar uma rede boa foi a KBPC 3510. eu te aconselhava a usar ela pronta, pratico pra trocar se queimar.

  18. #18

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por Fernao Ver Post
    boa noite amigo, desculpas a demora, eu utilizei uma ponte retificadora daquelas prontas, por nao achar os diodos que chegaria a 30 ou 50 ah, pra retificar na verdade so precisaria da ponte, os outros componetes sao pra estabilizar, filtrar e dar uma proteção, tipo o varistor, se der curto ele pipoca e nao passar adiante, o capacitor de poliester, filtra antes a energia, fusivel e coisa e tal, o que vc vai precisar pra segurar ai os 150v seria um capacitor eletrolitico de 400v por no minimo 330uf, quanto mais uf mais capacitancia, quer dizer mais segura a voltagem, vc pode ligar varios capacitores em paralelo pra aumentar a capacitancia, a voltagem continua a mesma, se ligar em serie a voltagem dubra e a capacitancia é dividida, entao ligar em paralelo, a ponte que usei pra segurar uma rede boa foi a KBPC 3510. eu te aconselhava a usar ela pronta, pratico pra trocar se queimar.
    Amigo me tira algumas dúvidas:

    Essa sua fonte suporta até quantos amperes?

    Porque seguinte fiz uma aqui com diodos, liguei 13 equipamentos sucesso total sendo que foi em uma esquina a parte mais longe tem 6 lances sendo cada lance de uns 70mts no máximo.

    Puxei para outra direção certa de mais 13 equipamentos, porém em uma via em linha reta cerca de 10 lances, no final dessa rede estou tendo problemas você pode me ajudar a decifrar? é o seguinte: A rede manda energia normal para os últimos equipamentos que ligam, porém não da conectividade LAN já troquei cabo conector tudo e não deu certo, por fim coloquei uma caixa no meio diminuindo para 40mts, deu lan de um lado mais pra frente mais 40metros não da conectividade lan.

    Testei a fonte marcava 144vots com mais de 700mts de cabos, e deu 0.8amper

    Pensei que poderia ser a fonte que não estava suportando 26 aparelhos.

    Fiz outra fonte só pra esse braço de rede com 13 equipamentos, porém nada não dá rede lan porém liga os switchs, já troquei switch e tudo.

    Minha rede é limitada à 2amper pois meus poes possuem fusíveis de 2 amperes no caso 2x150v 300wats deveria alimentar com sobra 60 switchs, como acredito que os diodos que usei suporte apenas 1amper, seria 150w o que daria para uns 30switchs porem não roda os 13 como mencionei, poderia ser algum tipo de interferência nos cabos? pois já testei de tudo, até capacitor em paralelo já coloquei e nada, parece que o switch não tem força para estabelecer o link porém a fonte está normal com folga.

    Vou fazer uma nova fonte amanha com ponte retificadora ao invés de diodo pois são mais fortes, porém tenho medo de superar o consumo de 2amper e torrar os meus fusíveis.

  19. #19

    Padrão Re: Font DC 160v para rede cabeada.

    Alguém já teve problema parecido?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Fernao Ver Post
    boa noite amigo, desculpas a demora, eu utilizei uma ponte retificadora daquelas prontas, por nao achar os diodos que chegaria a 30 ou 50 ah, pra retificar na verdade so precisaria da ponte, os outros componetes sao pra estabilizar, filtrar e dar uma proteção, tipo o varistor, se der curto ele pipoca e nao passar adiante, o capacitor de poliester, filtra antes a energia, fusivel e coisa e tal, o que vc vai precisar pra segurar ai os 150v seria um capacitor eletrolitico de 400v por no minimo 330uf, quanto mais uf mais capacitancia, quer dizer mais segura a voltagem, vc pode ligar varios capacitores em paralelo pra aumentar a capacitancia, a voltagem continua a mesma, se ligar em serie a voltagem dubra e a capacitancia é dividida, entao ligar em paralelo, a ponte que usei pra segurar uma rede boa foi a KBPC 3510. eu te aconselhava a usar ela pronta, pratico pra trocar se queimar.

    Nome:      ponte-retificadora-kbpc-5010-50a-1000v-lote-com-10pcs-884501-MLB20330299696_062015-O.jpg
Visitas:     4423
Tamanho:  21,3 KB
    Fernao boa noite, mais uma vez estou a te incomodar rsrsrs... Parceiro troquei a ponte que estava na minha fonte 165 por uma de 50ah dessa KBPC 5010, fiz o esquema tudo certinho, porem quando liguei o fusível do capacitor do estabilizador arrebentou, fiquei com medo de colocar direto na tomada e da curto na rede, é normal um estabilizador não aguentar? O estabilizador em questão é um desses simples que custa em media 40 reais, o mesmo esquema porem com a ponte de 8ah esta funcionando perfeitamente e conectada no mesmo estabilizador, por esse motivo fiquei receoso, o esquema de ligação q eu fiz na ponte foi tipo em x como mostra na imagem, outra coisa, independente da amperagem ser 8, 35 ou 50, não influência na possibilidade de dar choque assim como na corrente AC não? No meu esquema estou utilizando as próprias fontes dos Switches, ou seja, levo os dados através dos pares verde e laranja e a energia DC pelos pares azul e marrom, chegando na caixa eu coloco uma tomada fêmea e ligo o Switch. Teria como dar uma luz sobre esse comentário? Desde já agradeço e certamente irei compartilhar a minha experiência aqui também após a conclusão.