Página 6 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Bom dia,
    Alguém já esta usando na versão BETA 6.0, atualizei um wom 5000 nela, porém não achei onde ativar o TDMA, ou se o TDMA já vem ativo nela.
    A ativação é automática. Você precisa ativar só no ap que ela vai detectar.

  2. #102

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    A ativação é automática. Você precisa ativar só no ap que ela vai detectar.
    Obrigado.

  3. #103

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Bom dia pessoal, estou relatando um acontecimento que talvez possa estar acontecendo com vocês. Estou usando protocolo TDMA Ipoll Apc 5m 90 + Wom 5000 firmware 5 beta 3, acontece que alguns clientes reclamaram estar sem internet ou a internet caia e voltava sozinha apos algumas horas, fui ate a casa de um cliente que não estava funcionando a internet, reiniciei a antena, reconfigurei, fiz de tudo e não navegava, a solução foi atualizar para a versão 6 beta 2 ai voltou ao normal. E o cliente que estava caindo e voltando também tive que atualizar para 6 beta 2 lembrando que os dois estavam usando wom 5000 mimo.

  4. #104

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    fala pazini blz, acredito que o BETA 6 esta bem melhor mesmo!!!
    eu estava usando o BETA 5 4-2 e estava com problemas de queda do pppoe em alguns clientes e tbm com problema no youtube e facebook tbm em alguns clientes!!
    detalhe soh tenho 10 wom rodando, alguns que eu falo eh 4 de 10 quase metade!!!

    atualizei para o BETA 6 e ate agora esta legal, mais faz 2 ou 3 semanas que estou trabalhando com intelbras com iPoll ativo!! com beta 6 faz 2 dias!!!

    vamos ver ainda eh cedo pra um diagnostico bacana!!!! hehehhe

    outra dificuldade que senti, segunda instalei em um novo POP porem eh uma torre de 40 metros, acredito que o meul downtilt nao foi suficiente e por isso estou com clentes a 500m da torre e o sinal esta ruim, soh da -69dbm preciso inclinar mais a setorial!!!

    na minha pop mais baixa de 20 metros dei apenas um pequeno downtilt e ficou show os clientes estao com sinal bom, no caso -65dbm ate -61dbm

  5. #105

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Blz NKS, é infelizmente esses firmwares wom ainda são betas, axo que a Intelbras poderia levar um pouco mais a sério isso, você viu para quanto foi os preços das wom? Aqui elas foram para 261,00 a mimo e 241,00 a siso. Ora sera que realmente é justo pagar esse preço e ficarmos usando firmwares betas? Só tenho a lamentar porque para mim e para muito gente é o ganha pão para sustentar suas famílias, e isso é muito sério, não é beta... Bom eu estava usando firmware beta 3 e estava legal mas começou a acontecer o que muitos relaram no fórum, tipo queda de conexão e depois de um certo tempo volta sozinho, conectava na base mas não funcionava e assim por diante, então comecei a testar agora o beta 6, mais tarde post os resultados no clientes que atualizei para esse firmware, abraços.

  6. #106

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Tive problema com 3 cpe na atualização do beta 6, deu pau e não voltou.Cpe nova, atualizando em bancada .

  7. #107

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    olha nao tive nenhum problema em relacao a atualizacao, ja atualizei 10 wom para BETA 5, e agora estou atualizando tudo para BETA 6.

    sem TDMA eu nao trabalho, ou a intelbras roda o iPoll direito com a wom, ou simplesmente nao vou usar!!!
    ja falei aqui vou falar de novo uma rede sem TDMA eh andar para traz!!!

    outra coisa q o pazini citou, 260 na wom, com mais 100 reais eu compro airgrid, acho q 100 reais nao eh muita diferenca sendo que vc vai levar um equipamento onde roda TDMA (AirMax) perfeito, funciona com mais de 10Km, tem 23dbi de ganho de antena, tem atualizacao por TFTP, bootloader, da pra fazer reparo, ou seja, 100 reais acaba nao sendo nada!!!

    ainda eh cedo pra eu falar algo mais por enquanto estou gostando da intelbras sexta agora completa 3 semanas, estou torcendo pra esse BETA 6 realmente ficar estavel ate sair um oficial!!

    os problemas com facebook e youtube depois q instalei o BETA 6 acabou, por enquanto!!! vamos torcer!!!

    pazini como esta o sinal do seus clientes, vc tem cliente usando wom 14dbi com sinal de -58dbm, assim com 1km da torre? qual eh o melhor sinal do seu cliente e quantos km ele ta da torre??

    acho q estou errando na inclinacao da torre na setorial!!! como esta a sua inclinacao?

  8. #108

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    olha nao tive nenhum problema em relacao a atualizacao, ja atualizei 10 wom para BETA 5, e agora estou atualizando tudo para BETA 6.

    sem TDMA eu nao trabalho, ou a intelbras roda o iPoll direito com a wom, ou simplesmente nao vou usar!!!
    ja falei aqui vou falar de novo uma rede sem TDMA eh andar para traz!!!

    outra coisa q o pazini citou, 260 na wom, com mais 100 reais eu compro airgrid, acho q 100 reais nao eh muita diferenca sendo que vc vai levar um equipamento onde roda TDMA (AirMax) perfeito, funciona com mais de 10Km, tem 23dbi de ganho de antena, tem atualizacao por TFTP, bootloader, da pra fazer reparo, ou seja, 100 reais acaba nao sendo nada!!!

    ainda eh cedo pra eu falar algo mais por enquanto estou gostando da intelbras sexta agora completa 3 semanas, estou torcendo pra esse BETA 6 realmente ficar estavel ate sair um oficial!!

    os problemas com facebook e youtube depois q instalei o BETA 6 acabou, por enquanto!!! vamos torcer!!!

    pazini como esta o sinal do seus clientes, vc tem cliente usando wom 14dbi com sinal de -58dbm, assim com 1km da torre? qual eh o melhor sinal do seu cliente e quantos km ele ta da torre??

    acho q estou errando na inclinacao da torre na setorial!!! como esta a sua inclinacao?
    A inclinação da setorial se for o apc 5m 90+ da intelbras deixa em 0 mesmo retinha como ela vem de fábrica. E ajuste no cliente fazendo um suporte se necessário.

  9. #109

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Nielson obrigado pela resposta mais nao eh bem assim nao. A inclinacao ou downtilt ela de DA, mais tbm te TIRA!!!

    por exemplo, se vc deixar retinha 0 graus e a torre for muito alta, os primeiro metros da torre vc vai perder sinal, um cliente q usa uma CPE com downtilt eletronico, como a wom, nano loco, nano station, essas antenas vem com um downtilt de 15 graus automatico, ou seja se ela esta na vertical em 0 graus, na verdade ela ja esta em 15 graus!! essas antenas sofrem mais qnd os clientes estao perto da torre e a antena na torre esta retinha!!!

    porem com a setorial retinha vc ter sinal bom em clientes que estao distantes da torre, dependendo da forca do TX POWER vai beemmm longe!!!

    qnd vc inclina muito, os clientes q estao perto da torre vao ter sinal excelente e os que estao bem longe nao vao ter sinal nenhum por isso q eu falo ela te da mais tbm tira!!!

    da uma olhada nesse video vc vai entender melhor


    inclusive tem ate um calculo de downtilt que mostra a area q a setorial vai cobrir de a cordo com a inclinacao da setorial

    o cara faz jaba das antenas computec pq ele eh o dono, mais vc pode usar essa pratica q ele ensina pra qualquer fabricante ou antena!!

  10. #110

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Nielson obrigado pela resposta mais nao eh bem assim nao. A inclinacao ou downtilt ela de DA, mais tbm te TIRA!!!

    por exemplo, se vc deixar retinha 0 graus e a torre for muito alta, os primeiro metros da torre vc vai perder sinal, um cliente q usa uma CPE com downtilt eletronico, como a wom, nano loco, nano station, essas antenas vem com um downtilt de 15 graus automatico, ou seja se ela esta na vertical em 0 graus, na verdade ela ja esta em 15 graus!! essas antenas sofrem mais qnd os clientes estao perto da torre e a antena na torre esta retinha!!!

    porem com a setorial retinha vc ter sinal bom em clientes que estao distantes da torre, dependendo da forca do TX POWER vai beemmm longe!!!

    qnd vc inclina muito, os clientes q estao perto da torre vao ter sinal excelente e os que estao bem longe nao vao ter sinal nenhum por isso q eu falo ela te da mais tbm tira!!!

    da uma olhada nesse video vc vai entender melhor


    inclusive tem ate um calculo de downtilt que mostra a area q a setorial vai cobrir de a cordo com a inclinacao da setorial

    o cara faz jaba das antenas computec pq ele eh o dono, mais vc pode usar essa pratica q ele ensina pra qualquer fabricante ou antena!!
    É verdade. Mais conversando com suporte da intelbras eles me informaram que o ângulo de abertura dos apc 5m 90+ é simples e varia de acordo com altura de sua torre.

    Por ex. Se tiver 20m vc vai conseguir atender de 20m pra frente sem problemas .... ela estando em 0 grau.

    E por aí vai.

    No caso aqui eu deixo o ap em 0 e regulo no cliente com um suporte.

  11. #111

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    DATASHEET APC-5M-90+

    Ganho 18 dBi
    Faixa de frequência 5,15 – 5,85 GHz
    Polarização Dual Linear
    Isolamento de polarização cruzada 24 dB
    VSWR Máximo 1.7:1
    Abertura horizontal (-6dB) 90°
    Abertura vertical (-6dB) 90°
    Abertura de elevação 16°

  12. #112

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juniorbin Ver Post
    DATASHEET APC-5M-90+

    Ganho 18 dBi
    Faixa de frequência 5,15 – 5,85 GHz
    Polarização Dual Linear
    Isolamento de polarização cruzada 24 dB
    VSWR Máximo 1.7:1
    Abertura horizontal (-6dB) 90°
    Abertura vertical (-6dB) 90°
    Abertura de elevação 16°
    Junior, aproveitando contato, você sabe explicar como converter esses 16º para ver o quanto abre em metros digamos assim ?

    Abraços

  13. #113

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    É verdade. Mais conversando com suporte da intelbras eles me informaram que o ângulo de abertura dos apc 5m 90+ é simples e varia de acordo com altura de sua torre.

    Por ex. Se tiver 20m vc vai conseguir atender de 20m pra frente sem problemas .... ela estando em 0 grau.

    E por aí vai.

    No caso aqui eu deixo o ap em 0 e regulo no cliente com um suporte.
    com certeza vc tem razao, em uma torre de 20m compensa deixar reto mesmo!!!
    agora 40 ou 50 metros ai vai depender muito do seu planejamento, se quer focar mais nas wom proximas ou cliente mais longe com a linha APC

  14. #114

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    O maior arrependimento no provedor foi comprar 150 wom. O produto desde que chegou no mercado já tinha potencial pra ser um fracasso. No auge do TDMA o wom nasceu siso e sem tdma. Depois desse tempo todo ainda não tem o Ipoll rodando de verdade, o apc é tem o firmware mais cru de todos os concorrentes, nem o ccq dos clientes ele oferece como paramentro para monitorar a qualidade que os clientes chegam na base.
    Tenho uma rede com 219 sxt com nv2 sem nenhum problema, fui apostar na intelbras e me lasquei. Vou trocando essas bostas ao passar do tempo e é o jeito trablhar no 802.11 sem tdma.

  15. #115

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    O maior arrependimento no provedor foi comprar 150 wom. O produto desde que chegou no mercado já tinha potencial pra ser um fracasso. No auge do TDMA o wom nasceu siso e sem tdma. Depois desse tempo todo ainda não tem o Ipoll rodando de verdade, o apc é tem o firmware mais cru de todos os concorrentes, nem o ccq dos clientes ele oferece como paramentro para monitorar a qualidade que os clientes chegam na base.
    Tenho uma rede com 219 sxt com nv2 sem nenhum problema, fui apostar na intelbras e me lasquei. Vou trocando essas bostas ao passar do tempo e é o jeito trablhar no 802.11 sem tdma.
    Realmente. Tô na mesma situação. Comprei 4 aps da intelbras e várias on e não posso usar ipoll Pq ainda não tá estável. E a linha apc 5m 18 por exemplo tá tão caro quanto o cambium..... que é bem superior.

  16. #116

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Realmente. Tô na mesma situação. Comprei 4 aps da intelbras e várias on e não posso usar ipoll Pq ainda não tá estável. E a linha apc 5m 18 por exemplo tá tão caro quanto o cambium..... que é bem superior.
    Pois é meu amigo. A Intelbras ( @Suporte Intelbras ) deveria dar mais valor nesse aprimoramento, seja em mais estudo de seus "implementadores" ou mesmo chamando a ligowave para ajudar nessa transição ou mesmo homologar aqui a cpe da ligo (APC Propeller). Por que o WOM é o pior, (digo pior pq utilizo vários equipamentos da intelbras) equipamentos de todos os produtos que a mesma comercializa. E essa empresa esta brincando com nosso dinheiro e nos fazendo de BETA TEST .

  17. #117

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Pois é meu amigo. A Intelbras ( @Suporte Intelbras ) deveria dar mais valor nesse aprimoramento, seja em mais estudo de seus "implementadores" ou mesmo chamando a ligowave para ajudar nessa transição ou mesmo homologar aqui a cpe da ligo (APC Propeller). Por que o WOM é o pior, (digo pior pq utilizo vários equipamentos da intelbras) equipamentos de todos os produtos que a mesma comercializa. E essa empresa esta brincando com nosso dinheiro e nos fazendo de BETA TEST .

    FMANDU, Já estou com um canal para importação de um lote do Ligo DLB 5-15 com Ipoll 2, pois o APC Propeller que éra da Deliberant saiu de linha, a Ligo comprou a Deliberant e lançou este DLB 5-15 com uma nova versão do TDMA agora é Ipoll 2 na cabeça, a cagada da Intelbras foi forçar este protocolo em um produto ja existente o WON 5000, ainda desconfio que ela talvez não tenha o direito da LigoWave para fazer isso, sabe-se que não é a 1º vez que ela copia radios, pois os TP-Link 5210g foi copiado por ela só mudou a logomarca e traduziu o firmware, ai homologou como CPE wog212 certo. então seria como forçar o protocolo Airmax ou Nv2 em um hardware da Intelbras, tiro no pé pra quem compra ok. de uma olhada no produto que estou falando https://www.ligowave.com/products/dlb-5-15. Abcs...

  18. #118

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    @tgnet putz 49 obamas!!! Se o real não estivesse tão desvalorizado...
    O problema é que não tem empresa para homologar o produto aqui no Brasil.

  19. #119

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por tgnet Ver Post
    FMANDU, Já estou com um canal para importação de um lote do Ligo DLB 5-15 com Ipoll 2, pois o APC Propeller que éra da Deliberant saiu de linha, a Ligo comprou a Deliberant e lançou este DLB 5-15 com uma nova versão do TDMA agora é Ipoll 2 na cabeça, a cagada da Intelbras foi forçar este protocolo em um produto ja existente o WON 5000, ainda desconfio que ela talvez não tenha o direito da LigoWave para fazer isso, sabe-se que não é a 1º vez que ela copia radios, pois os TP-Link 5210g foi copiado por ela só mudou a logomarca e traduziu o firmware, ai homologou como CPE wog212 certo. então seria como forçar o protocolo Airmax ou Nv2 em um hardware da Intelbras, tiro no pé pra quem compra ok. de uma olhada no produto que estou falando https://www.ligowave.com/products/dlb-5-15. Abcs...
    Já testou essa CPE da ligowave APC Propoller 5 ?

  20. #120

    Padrão Re: Wom 5000 iPoll Wom 5000?

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Junior, aproveitando contato, você sabe explicar como converter esses 16º para ver o quanto abre em metros digamos assim ?

    Abraços
    Fiz uma busca no google para encontrar a mesma planilha que o Luciano usa no vídeo, só que não encontrei. Vou te passar a forma que uso aqui, meus painéis ficam a exato 30 metros de altura e deixo os mesmo sem inclinação nem uma, o cliente mais próximo fica à 100Mt e os mais distante à 2.500Km. Isso usando os Deliberant APC-5M-90, já com os Ubiquit pelo fato de ter a elevação só de 2º nunca tive sucesso com clientes próximo da torre, o que fiz, coloquei os painéis ubnt quase no chão à 10 metros.