+ Responder ao Tópico



  1. #1

  2. #2

    Padrão Re: Qual dessas é melhor, e pq?

    com certeza a de 15 da aquário, pra onde vc quer mandar internet pra lua.

  3. #3

    Padrão Re: Qual dessas é melhor, e pq?

    exatamente, pois omni de 25 dbi não existe... podem até falar nas propagandas, mas provar isto é outra coisa.

    O ideal para uma omni não seria nem 15 mas menos ainda... Dá uma olhada no site da L-Com e vê as omni que eles tem....

    Coloca uma de dita de 25 e depois não dá certo e daí vai começar a dizer que omni não presta. Logicamente que não vai prestar....

    Omni não é para todos os casos. Tem que analisar para ver o custo x benefício. Vai ter quem diga que não é para caso nenhum, kkkk

  4. #4

    Padrão Re: Qual dessas é melhor, e pq?

    acho as duas boas...mais esquece aquele lance de cabo de descida de 20 metros...

  5. #5

    Thumbs up Re: Qual dessas é melhor, e pq?

    Nunca que as duas são boas, essa de 25 esqueça, no máximo aquário 15dbi mas seria melhor se for 12 já fecha clientes de 5km sem muito trabalho ou experiencia (quanto ao cabo de decida com certeza esqueça use um bullet ubiquiti ou Groove Mikrotik que vai se dar bem)
    Obs.. Se possível não use Omni, lembrando que cada antena tem sua aplicação para distancias maiores recomendo setorial, mas o ideal para ajudar-lo era conhecermos o senário e a intensão do projeto...

  6. #6

    Padrão Re: Qual dessas é melhor, e pq?

    Se puder gastar um pouco mais e comprar uma OIW embora omni é método paliativo, porque rapidamente vc vai encher ela de clientes e vai ficar uma porcaria...

  7. #7

    Padrão Re: Qual dessas é melhor, e pq?

    Se tivesse 25dBi MESMO, em ambiente urbano típico já não tem como ser boa porque ia dar uns 10dBi a mais de ganho no RUÍDO que a de 15dBi.

    E esse é o maior problema em ambiente urbano hoje, quanto maior o ganho da antena e mais aberta (CPE de 60° é uma desgraça) mais ruido capta.

    Se a TP-Link, L-com, Ubiquiti, ou que seja uma chinesa Labowan dissessem que tem omni colinear de 25dBi eu acreditaria, porque eles vão colocar o troço em camera anocoica e medir detalhando vswr e cia (Que com um monte de elemento colinear costuma passar de 2:1)

    Mas essas omni caseiras tem uma pobreza na construção que tem vários problemas.
    Se pegar um cabo coaxil vagabundo qualquer, com velocidade de propagação de 65%, e fizer uma antena caseira com uns 10 elementos, vai ter mesmo uns 8 ou 9dBi.
    Coisa tipo isso:
    http://www.topgyn.com.br/estudenet/a...i-de-8-dbi.doc

    Desculpa aí pelo *.doc mas não achei pdf ou html com fotos e detalhes.
    Notar que é um cabo LMR-400, que tem velocidade de propagação bem maior, de 85%, que tem menor capacitância por metro (Menos de 80pF por metro), e tem menor atenuação por metro (Em 2,4GHz são uns 0,3dB por metro?). Tem muita omni de marca de fundo de quintal usando cabo bem mais vagabundo que LMR-400.

    Mas ainda que usem LMR-400 ou mesmo LMR-300 a LMR-600, cada elemento tem 1 ou 2dBi de ganho só até certo limite.
    A partir de certo tamanho a atenuação de cada elemento, e o atraso criado, é tal que cada elemento passa a ter 0,1dBi de ganho, então não adianta empilhar 25 elementos que NÃO terá 25dBi nunca.
    Fora que com muitos elementos os mais distantes emite com atraso, o jeito de driblar isso seria colocar uma entrada de sinal em baixo e outra em cima, ou várias alimentações na lateral, mas tem que distanciar todos igualmente senão cria downtilt eletrico, é alimentação pela lateral/meio e não por baixo, tipo isso:
    https://under-linux.org/attachment.p...7&d=1410788108

    Duvido totalmente que por R$ 170 alguém faria uma antena com cabo LMR de alta qualidade, e com multiplas alimentações laterais pra ter emissão/captação equanime, isso aí provavelmente é como outras caseira do ML onde o fabricante viu que "cada elemento dá 1dBi de ganho, então 25 elementos vão dar 25dBi", mas a prova real em camera anecoica é outra estória, só dá diferença desse tipo em teste caseiro medindo o sinal de um SSID (Que é basicamente só o preambulo, a 1Mbps provavelmente), e a antena em sí tem mais de 1m de altura e só por isso ela pode captar indoor (Em bancada) um sinal que uma omni de 10cm de altura não consegue, a não ser que fique posicionando ela mais pra cima ou pra baixo até captar. Enfim, só num método muito tosco de comparação é que isso teria 25dBi, na prática deve ter 15dBi mas com VSWR gigante tipo 2:1.


    A UBNT tem essa multipla alimentação na lateral das antenas omni de 10 e 13dBi, fora que não é elemento colinear pobre e comum, o jeito de ter qualidade é evitando essas antenas de elementos colineares comuns com cabo coaxial. Mas pra isso o custo sobe, digamos que quintuplica, porque 1m de cabo coaxial e meia hora de mão-de-obra pra solda é muuuuuuito mais barato do que fazer mini-discones ou elementos patch pra grudar 2 emissores de 180° um de costas pro outros, com alimentação central e etc, pra aí sim ter mais de 15dBi sem ter VSWR gigante, sem ter atrasos nos elementos mais distantes.

    Pra MIM tem que ser muito incompetente pra precisar omni grande, com 9dBi já dá pra cobrir 2 ou 3Km com visada, pelo visto o problema é que tem muito noob achando que vai conseguir rede decente sem visada, aí nem com antenas de 50dBi pra resolver, não adianta dar ganho bom pra sinal se junto vai dar ganho em sinal adjacente e em ruído, é dar um tiro no próprio pé.

    (E pior que omni com reflexo do solo ou paredes laterais, e reflexo significa um 2º sinal chegando com atraso porque fez um caminho mais longo, é omni com elemento distante, que manda pra baixo o sinal com atraso, duvido que consiga metade do throughput que se consegue com uma omni decente sem elementos colineares, de uns 7 a 12dBi)

  8. #8

    Padrão Re: Qual dessas é melhor, e pq?

    amigos ja tenho um groove metal, que irei plugar nela, pretendo colocar no maximo 10 a 20 cliente simultaneos, moro em uma cidade de 5 mil habitantes, dessa forma achei mais viavel, usar uma omini pelo custo beneficio, a torre que vou colocar tem 32 metros de altura, e minha e de meu socio, estou querendo usar essa omini apenas para atender clientes 2.4 que não querem mudar para o 5.8 e ainda estão no meu concorrente, dessa forma o investimento teria que ser pouco pois seria passageiro, acredito que eles depois migrem para o 5.8ghz.