+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Torre quadrada 09 metros de altura precisa de sistema anti-torção?

    Boa noite,

    Pessoal, estou a montar uma torre aqui encima de uma laje, e minha dúvida é :

    Preciso usar um sistema anti-torção?

    * Ela possui 09 metros, sendo 3 módulos de 3 metros;

    * Ela é quadrada, possuindo assim 30 cm em cada lado ( 30cm x 30cm x 30cm x 30cm );

    * Vou colocar 3 estais ( 1º com 03 metros de altura, 2º com 5,5 metros de altura e o 3º com 8 metros de altura ), multiplicando por 4 ( já que a mesma é quadrada ), dará 12 estais ao todo;

    * A base será fixada com 08 parafusos 16 x 200 atravessando a laje, e embaixo da mesma uma chapa de ferro de 1/4;

    * Os estais são de cordoalha de aço 3/16.

    Aguardo sugestões do pessoal ai mais experiente.

    Obrigado

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Torre quadrada 09 metros de altura precisa de sistema anti-torção?

    Dependendo do tipo de antena que for instalar precisa, mas acho o prédio ou a laje que parece ser tipo pré-fabricada pode não suportar e as antenas homologadas são projetadas para suportar ventos de no mínimo a 120km/h. Consulte um engenheiro antes.

  3. #3

    Padrão Re: Torre quadrada 09 metros de altura precisa de sistema anti-torção?

    Bom dia. O cálculo estrutural é primordial antes de tudo. Depois você precisa ter planejado o AEV que você vai utilizar (Area de exposição ao vento) que depende das antenas que você vai instalar. Qualquer dúvida só me chamar [email protected]
    abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Torre quadrada 09 metros de altura precisa de sistema anti-torção?

    Boa noite pessoal, primeiramente obrigado pelos comentários e ensinamentos...

    Olha só, a laje aqui da residência foi feita com estrutura para 2 andares, mais a mesma só possui o térreo mesmo.

    Moro aqui numa região seca, muito quente mesmo, interior da PB, não acredito que o vento aqui seja um problema por aqui ( apesar de que o clima é coisa divina, e os tempos estão mudando muito, quem sou eu para dizer que jamais vai ventar muito forte aqui, isso a Deus pertence ).

    Outra coisa, possuo uma torre dessa bem parecida, ela tem 10 metros ( módulos de 2 metros ), instalada da mesma maneira que quero instalar essa, a diferença é que essa já instalada, está em um prédio de 5 andares.

    Ai vi aqui no fórum o pessoal falando muito no sistema anti-torção, por isso vim até aqui tirar minhas dúvidas com vocês, ou seja, tudo que for para melhorar a segurança é bem vindo, e sendo preciso eu quero instalar sim.

    A torre de 09 metros foi fabricada por um metalúrgico, e ela era utilizada numa rádio AM, FM de uma cidadezinha pequenina aqui próximo, fecharam a rádio e eu comprei a torre baratinho.

    Julio Souza, explica melhor sobre esse planejamento da AEV.

    Fico agradecido

  5. #5

    Padrão Re: Torre quadrada 09 metros de altura precisa de sistema anti-torção?

    Sobre anti-torção, aqui no interior onde não tem prédio pra barrar vento e as casas vizinhas tem no máximo 6 ou 7m de altura, tá cheio de torre triangular (Mais molenga que torre quadrada) de 30cm de largura, com estaio apenas a cada 6m, sem anti-torção, com coisa tipo 8 setoriais e meia duzia de airgrid em cima, nem por isso dobram com o vento.

    Ter torre de 45m, triangular de 30cm, sem anti-torção, também tem várias, uma minha ficou assim por uns 6 anos sem problemas.
    Acho que já subi numa de 50m, triangular de 30cm, sem anti-torção, mas melhor colocar isso mesmo que tenha 30m. Abaixo de 20m se for ter apenas equipto pequeno (Nada de arrasto, tipo Airgrid Dish ou qualquer disco similar) acho que só em alto de morro cheio de ventos ia precisar anti-torção.

    Enfim, 9m triangular com apenas 1 estaio já seria tranquilo, a sua com 3, e quadrada, deve ficar extremamente firme, sem risco. (Alias, abaixo de 10m já ví muita estrutura sem estaios) Sobre a colocação sobre a laje, aí não faço ideia se ela aguenta, se racha, só sei que se colocar no chão o chão aguenta :-)

    Mas anti-torção duvido que precisa nesse caso, 9m é extremamente baixo, imagino que a laje fique a uns 3-4m do chão então deve dar ao todo uns 12 ou 13m de altura, duvido que tenha vento minimamente forte nessa altura, e sendo quadrada e com tanto estaio NEM TEM espaço pra ela torcer, modulo quadrado de 3m é firme, tem modulo triangular que até é mais firme mas nesse caso tem só 3m pra torcer, nem tem como.

    Torre de 40 ou 50m que torce geralmente tem estaio a cada 6m, e o que torce é a parte de cima que tem algo com arrasto, tipo discos e muitas setoriais grandes, mas ainda assim precisa uma conjuntura de diversos problemas pra torcer e cair, tipo esticar demais os estaios (Eles servem pra torre não cair pros lados, não pra prender ela no chão! Ela para sozinha sem estaios se não tiver vento) ou colocar eles muito perto da base. No seu caso a distancia ideal digamos que seria uns 4,5m da base da torre, mas... sendo 3 estaios uns 3m de distancia da base já tá bom, 9m é uma nano-mini-micro-torre comparado aos trambolhos de 30 a 45m que os capiaus costumam colocar sem anti-torção aqui na roça.

  6. #6

    Padrão Re: Torre quadrada 09 metros de altura precisa de sistema anti-torção?

    Olá, acho que isso pode ajudar. Abraços
    http://www2.seccional.com.br/downloa...no_telecom.pdf