+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Quais equipamentos comprar?

    Olá a todos,

    É o seguinte, meu amigo vai comprar uns equipamentos para nós ir treinando e aprendendo a mexer no RouterOS da mikrotik e outras coisas, e iremos distribuir nossa internet apenas para alguns amigos (uns 10).

    Mas como somos novos na área, queremos sugestões de bons equipamentos pmtp dos senhores, equipamentos que sirvam também para o futuro, pois futuramente, quando tivermos um conhecimento mais avançado e formos capazes de colocar o negocio pra frente e dar conta de tudo, aos poucos, iremos fornecer internet para fora do circulo de amigos também.

    Qual marca usar? UBNT ou MK?
    Qual marca tem os CPEs mais baratos?
    Usar AirMax, NV2 ou o 802.11 puro?
    Quais antenas setoriais?
    Quais cartões ou radios?
    Qual a RB usar?

    Parece que os provedores da minha cidade usam cartões MK, pois num teste com o app WIFI Analyzer, ele mostra nas informações de SSID dos provedores o fabricante como: "Routerboard.com"

    Lembrando, iremos comprar equipamentos que de pra usar no futuro quando tivermos mais clientes.


    Muito obrigado a todos pela força!

  2. #2

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    RB922 na torre com cartões R52H, RB 750 pra gerenciar e antenas algcom são boas escolhas para pmtp?

  3. #3

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Eu optaria por Mikrotik, tanto na torre quanto nos clientes.

    Iria de Basestation (4X90º ou 3X120º), mais RB 912 para gerenciar.

    Para gerenciamento a RB750 vai aguentar o tranco para até uns 25~35 clientes, dependendo do link e das regras de queues e firewall. Se a grana der, vá logo de 450G, tem um bom processamento e um bom custo X benefício.

    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Eu optaria por Mikrotik, tanto na torre quanto nos clientes.

    Iria de Basestation (4X90º ou 3X120º), mais RB 912 para gerenciar.

    Para gerenciamento a RB750 vai aguentar o tranco para até uns 25~35 clientes, dependendo do link e das regras de queues e firewall. Se a grana der, vá logo de 450G, tem um bom processamento e um bom custo X benefício.

    Espero ter ajudado.
    Muito obrigado pela forca.

    Como disse no tópico, quero algo que sirva no futuro quando tiver uns 200 clientes, a 450 aguentaria isso ou seria melhor usar um PC AP para gerenciamento e como concentrador?

  5. #5

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    @gerlandoprado, a 450g não vai aguentar isso tudo não (estamos falando de 200 clientes).

    Se a grana estiver folgada e tiver como comprar logo um RB robusta, vai de RB1100ahx2 ou até mesmo uma CCR1009 (essa é um pouco mais cara), com essas duas você terá sobra para colocar mais de 200 clientes.

    Espero ter ajudado, se ajudei estrelinha pra mim.

  6. #6

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    @gerlandoprado, a 450g não vai aguentar isso tudo não (estamos falando de 200 clientes).

    Se a grana estiver folgada e tiver como comprar logo um RB robusta, vai de RB1100ahx2 ou até mesmo uma CCR1009 (essa é um pouco mais cara), com essas duas você terá sobra para colocar mais de 200 clientes.

    Espero ter ajudado, se ajudei estrelinha pra mim.
    Mas um PC AP serviria para 200 clientes?

    Valeu, quando tiver no PC te dou uma estrela

  7. #7

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Sim, também serviria.

    Mas imagine a economia de energia que você vai ter em relação a uma RB e um PC ligado 24 horas.

    Vlw!

  8. #8

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Sim, também serviria.

    Mas imagine a economia de energia que você vai ter em relação a uma RB e um PC ligado 24 horas.

    Vlw!
    Verdade

  9. #9

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Não seria melhor uma Omni para começar?

    Acho que para começar uma Omni, algum Bullet e um RB750.. Daria pra você começar com os 10 clientes eu acho..

    Ou até mesmo uma Ominitik, pra ser mais econômico ainda..

  10. #10

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Compramos um RB750GL para gerencia + 2 basestation 17-90 com rocket m5 (depois ele vai comprar mais 2 base e 2 rocket m5 para fechar os 360°), usaremos nano loco m5 nos clientes, estou configurando a RB, estou com dificuldade em configurar as queues + burst para controle de banda dos clientes

  11. #11

    Padrão Re: Quais equipamentos comprar?

    Citação Postado originalmente por gerlandoprado Ver Post
    Compramos um RB750GL para gerencia + 2 basestation 17-90 com rocket m5 (depois ele vai comprar mais 2 base e 2 rocket m5 para fechar os 360°), usaremos nano loco m5 nos clientes, estou configurando a RB, estou com dificuldade em configurar as queues + burst para controle de banda dos clientes
    Comprou o divisor de potencia também?