+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calcular banda de internet para evento

    Boa tarde.

    Estou com uma dúvida e solicito a ajuda de vocês se possível.

    A empresa na qual trabalho vai realizar um evento para aproximadamente 2500 pessoas.

    Esse evento será realizado num local com 3 salões de 1500m² aproximadamente.

    Além do aluguel do local também vamos utilizar a infraestrutura de internet já existente.

    Minha dúvida é quanto de link (dedicado) devemos contratar para disponibilizar via wifi para o publico.

    O evento é um congresso, na maior parte do tempo as pessoas estarão nas palestras ou na feira de exposição. Além disso queremos limitar o acesso a streaming de vídeos por exemplo para não consumir muita banda.

    A prioridade do trafego será para um aplicativo de celular que recebe notificações Push e o conteúdo via Json(texto).

    Quanto a quantidade de pessoas, durante a maior parte do dia o publico deverá ser de no máximo 1500.

  2. #2

    Padrão Re: Calcular banda de internet para evento

    Depende muito do publico. Mas com certeza nao vai gastar mais de 100 Mb.

    Vai precisar entregar conectividade pra esse povo todo, entao vai de UNIFI PRO ou RUCKUS. Cada AP vai suportar cerca de 100 conexoes simultaneas.

  3. #3

    Padrão Re: Calcular banda de internet para evento

    Juliano. Apesar da minha demora, obrigado pela resposta.

    O evento já ocorreu. Apenas para registro e feedback segue como fizemos:
    - Contratamos um link de 40 Mbps (apenas para o hotspot).
    - A rede do centro de convenções tem um roteador Mikrotik (não sei o modelo) e APs Unifi (UAP e UAP-AC - mais de 50 somando os 3 pavilhões)
    - Hotspot do Mikrotik: perfil configurado com 1Mbps de download e 2Mbps de upload; autenticação de usuário e timeout de conexão

    No fim das contas não tivemos problemas, o pico de utilização do link foi de 36Mbps e a quantidade de conexões simultâneas foi na maior parte do evento entre 500 e 700 pessoas.

    Mais uma vez obrigado.