+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual antena iniciar?

    Ola galera boa noite.


    Estou começando a estudar a respeito desse esquema de radio.


    hoje eu tenho na minha casa dois radios wom 5000 e 2 clientes tambem com o wom 5000. estou mais ou menos 2 meses lendo e me inteirando no assunto e vendo de fato como funciona, e como comecei sem um norte fiz dessa forma achando q era a maneira certa... hj entendo que tenho que ter um AP decente e para manter a compatibilidade e ir amadurecendo no conhecimento eu quero remover esses dois radios que estao na minha casa e colocar eles no cliente e estou cogitando colocar um apc 5m e uma antena omni... quero fazer dessa forma pois nao quero investir muito (grana pouca) e não quero nada de muito impactante, quero atender no maximo clientes a 1km e quero usar somente essa omni, so que não sei qual antena comprar, sei que tem q ser uma de 5ghz mas vi uns preços muito alto entre R$ 750 a 900, gostaria que me indicasse antenas se possivel baratas e que não seja tao exagerada no sentido de enviar sinal tão longe pois como disse quero mais é clientes perto de 1km...

  2. #2

    Padrão Re: Qual antena iniciar?

    Tem a possibilidade usar a Omnitik 5hnd ou UPA-5hnd level4 ou level5 (Não compre level3), é um roteador de desempenho razoavel com antena omni inclusa de uns 7,5dBi, serve pra conectar 1Km tranquilo, com a Wom5000 a 1Km (Tendo visada, claro) terá sinal pra banda tipo 5-8Mbps, mais que isso via rádio sai caro.

    (Mas se for Wom5000 MIMO (Produto bem diferente da Wom5000) pode chegar nuns 10-15Mbps fácil nesse caso)

    É a opção mais barata que conheço. Acho que está abaixo de uns R$ 600, e é roteador + antena, tudo pronto, é só configurar e pendurar no alto.

    Mas... o sistema RouterOS que elas tem é bem diferente do setup de roteador de mesa (Ou das Wom5000), aqui no forum ou no google dá pra achar muito material sobre Mikrotik, apostilas ou cursos. Mas é um ótimo aprendizado, você se obriga a aprender sobre redes (TCP/IP) e sobre linux ao mesmo tempo.

  3. #3

    Padrão Re: Qual antena iniciar?

    Nem é tanto com qual "antena" começar... mas sim com qual "rádio" começar...

    Creio que como o "Enciclopedia Rubem" disse, começa com Mikrotik.

  4. #4

    Padrão Re: Qual antena iniciar?

    São duas antenas de 7,5 cada somando 14dbi ou é só 7,5dbi mesmo?

  5. #5

    Padrão Re: Qual antena iniciar?

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    São duas antenas de 7,5 cada somando 14dbi ou é só 7,5dbi mesmo?
    Só 7,5 . Mas não se impressiona que este ganho já é bastante para o tipo de atendimento que a omnitik se propõe. Cada antena é numa polarização, mas não somam ganhos.

  6. #6

    Padrão Re: Qual antena iniciar?

    Bom dia Amigo,

    Meu provedor hoje é inteiramente intelbras, utilizo PTP a APC5M18, para base station APC 5M 90, e nos clientes utilizo a Wom 5000 Mimo. Todos os equipamentos funcionam perfeitamente, basta saber configurar.

    No meu inicio, muitos me falaram que muitas marcas não prestam. TOME CUIDADO.

    Muitas pessoas querem que você não estude os equipamentos, hoje optei por intelbras utilizando o TDMA dele pois em minha cidade tem muitos com UBNT, e eu gosto de ser diferente.

    Tenho Ponto a Ponto de 7,5 KM de distancia. Tenho Clientes a 4,5 Km de distancia. Tudo é como você configura.

    Sugestão é fazer o Curso do Zé Alves http://www.granlabor.com/tpw.php ajuda bastante.

    Espero ter te ajudado.

  7. #7

    Padrão Re: Qual antena iniciar?

    Fui de omnitik... ja esta em produção agora é so se aprofundar mais na ferramenta... obrigado Rubem e a todos que responderam o topico!!