Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Mikrotik RB941-2nD-TC Hap lite navegação extremamente lenta.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só existe potência alta em datarate baixo.

    Esse Greatek, ou os Intelbras de 500 ou 700mW, ou uns lixinhos de 400mW, só tem essa potência em modo B, de 11M.
    Geralmente em MCS1 em N (13Mbps de datarate), ou G a 12Mbps, a potência é de míseros 17 ou 18dBm, pouca coisa maior que roteadores comuns tipo o 741nD da TP-Link.


    A potência não vem do chipset, os chipsets tem potência de saída tipo 10 a 14dBm, então se usa sempre um amplificador na saída, o 741 e cia não tenho certeza se tem (Talvez ele chegue a 15dBm em modo B, mais os 5dBi da antena e você tem 20dBm EIRP. Mas... em MCS7 (65Mbps em canal de 20MHz) sei que ele mal chega a 15dBm EIRP), mas quase todo roteador de mesa tem. O que esses trambolhos de 700 a 1000mW tem é um CI amplificador mais potente, mas... com alta potência sempre vem a distorção.

    Som alto é quase sempre distorcido (Baladeiros são surdos ou tem coco na orelha e não percebem, mas é comum ter 10% de distorção em som acima de uns 80-90dB), com RF idem, precisa um amplificador de 15 a 25dBm pra usar na verdade só 5 a 10dBm, seria como comprar um som de 100W mas usar no mesmo volume que uma caixinha de som USB de 1W, como forma de ter distorção zero.

    Enfim, um NS M2 tem 24dBm em MCS3, e tem o mesmo amplificador que uns lixinhos que prometem 500mW. Mas... esses lixinhos de mesa de 500mW sabem que tem ruído demais então o firmware só manda o amplificador dar ganho máximo em modo B, que é um modo primitivo que tolera bem a distorção (Ele mudula ruído), entrega 1 ou 2Mbps nuns ambientes mas ao menos o nivel de sinal é alto (E sabe que noob só sabe olhar nível de sinal, e ainda por cima só olha num lado (No smartphone/notebook, como se wifi não fosse bidirecional).

    Esse Greatek ou os Intelbras, Aquario, e mesmo os TPLink 841hp, se você fixar digamos MCS5 a 20MHz (Pra ter uns 30Mbps de throughput sustentado), tem potência de emissão na casa dos 17 ou 18dBm (50 ou 63mW), não adianta NADA comprar algo que diz ter 1000mW se na verdade ele tem essa potência só em datarates e modos inúteis.

    Os chipsets com suporte a N tem todos um pingo de qualidade (Comparado aos lixinhos B/G daquelas porcarias B/G de 400 ou 500mW de 10 anos atras), só travam quando tem sinal baixo .E o sinal que afeta o chipset é o sinal CHEGANDO, não adianta NADA o roteador ter 500mW se o notebook que vai conectar nele tem MENOS de 50mW, é uma bobeira gigante fazer isso, essas roteadores de alta potência só servem pra entregar bandinha minúscula tipo 500 ou 800Kbps pra quem quer só navegar ou ficar pendurado no whatsapp, o problema não é a qualidade do chipset mas sim o nível de distorção que o uso de alta potência cria.

    Eu prefiro ter algo fixo em digamos MCS3, limitar a potencia nuns 90% do máximo, perder alcance mas ter qualidade de banda melhor.

    (E sim, seu notebook ou smartphone provavelmente tem 30 ou 40mW, dificilmente terá 50mW, fora que tem um antena micro de 2dBi, complicado ter grande alcance com isso, melhor uma antena maior no roteador (De 9dBi, direcional ou setorial) do que um roteador mais potente)


    É isso aí bob!!! tu falou e disse tudo, mas se não for pedir muito, recomenda um radinho top para extensão indoor e antena para substituição quando for o caso, Obrigado.

  2. #22

    Padrão Re: Mikrotik RB941-2nD-TC Hap lite navegação extremamente lenta.

    O problema do modo repetição é que o mesmo chipset, e antena recebem e transmitem, o tempo pra cada atividade precisa ser dividido então geralmente você tem menos de METADE do throughput do modo. Geralmente a repetição só dá mais nível de sinal, mas a banda passante e o numero de pacotes perdidos é igual sem ela (Mas com roteador configurado em datarate baixo pra ter alcance melhor, e com antena direcional).

    Realmente só tive bandas ridículas com repetições.

    Se é pra ter velocidade baixa aí eu parto mesmo pra 802.11B, se é alcance que precisa ele resolve (E aqui na roça mesmo um internet de 10M (A maior conseguível) na prática mal chega a 2Mbps, uma repetição em B serve, não é ela o gargalo da coisa).

    Mas roteadores de marcas mais renomadas tipo Buffalo ou LinkSys tem o amplificador configurado de tal modo que é subutilizado em baixos datarates, de modo que eles tem a MESMA potência em todo datarate, tem digamos 18dBm seja em B, G ou N, seja em 1, 2, 20 ou 65Mbps. Com isso quem decide o datarate a usar é o celular, se ele tem muitas perdas de pacotes ele mesmo opta por diminuir o datarate, e em datarate mais baixo ele (E o roteador) tem sensibilidade maior, com esses roteadores você as vezes tem alcance similar a roteador que tem 28dbm de potência. Alta potência não resolve.

    Eu gosto de antena interna setorial, tipo:
    http://www.extra.com.br/Eletronicos/...i-3060954.html
    Deve ter delas por R$ 50-60 noutros lugares, tô por fora dos preços com essas subidas do dolar ultimamente.

    Talvez seja mais questão de posicionar direito essas antenas, afastando da parede (Pra minimizar sinal por reflexo), erguendo, por mesmo com roteador barato (Gothan de R$ 50) que dá pra conseguir banda grande e ótimo alcance isso dá, é mais questão de ajuste do que de escolher equipto mágico.

    (Tá, na verdade eu expermo tudo o que o hardware tem, testando datarates, ack's e opções diversas, porque sou muito mão-de-vaca pra comprar por R$ 180 um roteador de 500mW, prefiro uma antena de R$ 50 num roteador de R$ 60, pro tipo de uso dos meus clientes até trava menos! Parece que a antena setorial (60 ou 120º, como essas mini de 6-7dBi pra uso interno) é quem faz mais mágica no alcance e throughput alto. Roteador de R$ 400 pra cima não vem com antena omni comum, eles tem antena patch ou multiformato interna, anteninhas 120-180°, nada de porcarias colineares omni de "5dBi", eu evito ao máximo usar omni colinear, seja, 3, 5, 7 ou 9dBi, prefiro qualquer coisa diferente)

    Ó as antenas de um roteador de R$ 600:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wrt610n3.jpg
Visualizações:	525
Tamanho: 	294,2 KB
ID:      	60993
    Se omnizinha 5dBi prestasse esses roteadores de alto nível usariam elas, mas optam por outros tipos. E olha o cuidado, 4 amplificadores (Por banda) pra 4 antenas, nada de multiplexador ou switch (Como umas CPE's baratas tem, dupla-polarização mas com só 1 amplificador), o desempenho em banda desses roteadores permite banda tipo 1 ou 2Mbps mesmo com sinal tipo -80dBm, enquanto um Greatek de 1000mW da vida daria sinal tipo -60dBm no mesmo lugar, mas... sei lá se vai chegar a 1Mbps em modo B com eles, o sinal de alta potência reflete em tanto lugar que o efeito multipath no smartphone/notebook é enorme.

    Enfim, recomendo se focar mais na antena (E posição) do que nos roteadores. Tenho Gothan de R$ 38 (Hoje talvez R$ 60) entregando 20-30Mbps pra meia duzia de clientes indoor mas talvez graças a antena e posicionamento, não graças ao roteador.

    (Mas tem hardware ruim, tenho muito TPLink, Aquario, Greatek, que até via cabo respondem um ping -l 1400 a algo tipo 1-2ms, enquanto devia ficar <1ms (Ou 0,3ms via linux), é o principal método de verificar estabilidade do chipset pra mim, botar o bicho pra trabalhar (Conectar smartphone com sinal baixo) e ver ping via cabo, se for ping meia-boca o desempenho via wifi também decepcionará, tem muita unidade NOVA que vem assim, e não é do modelo, é unidade ruim mesmo. E tem as unidades que morrem rápido, em casa rodo p2p 24x7 então um TP-Link, Intelbras, Greatek, ou Dlink duram cerca de 1 ano antes de começarem com esses pings enormes, e o ping é só a ponta do iceberg, tem travamentos e perdas de pacotes diversos, essa semana troquei um Intelbras que rodava desde o começo do ano, ping de 1-3ms quando tem tráfego, troquei por um Oiw APGN, se durar 1 ano tá bom. Um Linksys realmente durava pra mim uns 3 anos nesse uso, mas... custam 3x mais, no fim das contas eu gasto uns R$ 80 por ano pra roteamento de entrada, não tem como fugir disso. E não é caso de roteador que pifa, é queda no desempenho por calor e excesso de uso mesmo, mas o fato é que no roteamento cai digamos 10% a qualidade, mas em wifi cai 50%, não confio em roteador facilmente, só depois de muito testar.

    (Nossa, tenho uma sacola com uns 15 que respondem ping em 1-4ms, podem parecer normais mas é botar pra rodar que logo a rede wifi vira um lixo, exceto se ficar só com 1 ou 2 smartphones conectados, aí nem tem como notar rede ruim)

  3. #23

    Padrão Re: Mikrotik RB941-2nD-TC Hap lite navegação extremamente lenta.

    Cara, agradeço a explanação, muito didática, ilustrativa e enriquecedora. Quando tu falou em roça com 10mb senti até dor no intestino... aqui mal compro 3mb com um jitter irritante e quedas em períodos sem explicação! mas enfim... a vida continua. Essa da antena direcional me pareceu top, mas quanto a gothan de 38 ou mesmo 60 não sei se consigo, aparece via zoom.com.br no mínimo aquario, c3 tech, link one 90 â 133 com frete e alguns nem sei se a antena destaca... quando crescer, tô certo! vou querer um cisco desses da foto ou superior!!!

  4. #24

    Padrão Re: Mikrotik RB941-2nD-TC Hap lite navegação extremamente lenta.

    mano comprei uma quando reseto não aparece a menssagem para rejeitar o default me da um dica ai

  5. #25

    Padrão Re: Mikrotik RB941-2nD-TC Hap lite navegação extremamente lenta.

    VC faz iso em new terminal system reset ne

  6. #26

    Padrão Re: Mikrotik RB941-2nD-TC Hap lite navegação extremamente lenta.

    mais quando reseto la não consigo acessar a rb mais