Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Uma rede de ADSL deve ficar mais cara que fibra ótica. Sem contar que par metálico também tem interferencia, um cabo gera interferencia no outro.

    E esses 25 Mbps que vendem no ADSL2+ é para clientes que estão a no máximo uns 400 metros do DSLAM, portanto teria que fazer um rede de fibra ótica para alimentar os armários e tenho certeza que ficaria mais caro que FTTH e ainda ficaria pior.

  2. #22

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Quanto fica para montar uma rede FTTH em 4KM de ruas em media 200 clientes(Somente cabos e equipamentos, documentação e alugueis de postes)

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Uma rede de ADSL deve ficar mais cara que fibra ótica. Sem contar que par metálico também tem interferencia, um cabo gera interferencia no outro.

    E esses 25 Mbps que vendem no ADSL2+ é para clientes que estão a no máximo uns 400 metros do DSLAM, portanto teria que fazer um rede de fibra ótica para alimentar os armários e tenho certeza que ficaria mais caro que FTTH e ainda ficaria pior.

  3. #23

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    @Vicctor Dar uma olhada esse link
    http://www.fitnetworks.com.br/aplicacoes/

    Citação Postado originalmente por Vicctor Ver Post
    Quanto fica para montar uma rede FTTH em 4KM de ruas em media 200 clientes(Somente cabos e equipamentos, documentação e alugueis de postes)

  4. #24

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Com 10 mil eu nao faria nada. Vai juntando até chegar em 50 mil pelo menos... senao vai gastar teu dinheiro e ficar no meio do caminho sem poder crescer, e sem dinheiro.

  5. #25

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    A respostas mais sensata que vi até aqui, porem com este valor da para subir um pequeno ponto de distribuição usando equipamentos de qualidade, que possibilite atender 70 á 100 clientes com folga.

  6. #26

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Ai deve ser Via gambiarra! via radio é uma tecnologia que se souber trabalhar faz coisas e chega onde nenhuma tele irá chegar com facilidade. a Sua cidade tem um radio de 3Km e plana, uma torre posicionada no meio da cidade com 4 painéis, 4 rocket ou 4 912, já teria um efeito enorme, depois de ter X clientes e começar a ter equilibro da conta, ai vc pensa em fibra, utp é jogar dinheiro no lixo, por que cabo é caro, é passível de furto por drogados querendo tirar cobre, sim cabos utp de alta qualidade possuem cobre de alta qualidade; sem contar nas caixas em poste.

  7. #27

    Padrão

    Bom dia,

    Cara, espicha um pouco mais a grana ai e monta um pop com cambium, esquece esse negócio de radio padrão 802.11 estou anexando dois prints que falam por si só segue um breve descrição dos equipamentos são Epmp 1000 conectorizado sem gps com antena bs titanium AM-M-V5G-Ti configurada com abertura de 120 graus 15 dbi, e cliente epmp 1000 integrado, condição do tempo na hora do print é de muita chuva. AP esta configurado em 5365 em 20 MHZ 26 db de potencia. Clientes um esta a 5km da torre visada 100% o outro esta a 3.5km visada parcial da torre. Também já fiz teste em 40 Mhz e consigo chegar a 80mb porém ping fica mais alto. lembrando que a interface ethernet desse equipamento e 10/100.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste banda visada cliente 5km.png
Visualizações:	253
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	61058
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste banda visada parcial.png
Visualizações:	272
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	61059

  8. #28

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    O problema de tudo isso e o dólar...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Dolar Hoje.JPG
Visualizações:	245
Tamanho: 	87,4 KB
ID:      	61060

  9. #29

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Bom dia !!!!,

    Pra quem interessar tenho esses itens pra vender, pois decidimos não utilizar em nossa rede, interessados entra em contato ... segue abaixo


    09 - Radio Cambium EPMP1000 5GZ com antena integrada ( NOVO SEM USO )
    01 - Radio Cambium EPMP1000 5GZ com antena integrada ( usamos para teste, mas está funcionando normalmente )
    01 - Radio Cambium EPMP1000 5GZ conectorizado com GPS ( NOVO SEM USO )
    02 - Radio Cambium EPMP1000 5GZ conectorizado com GPS ( esses ficaram parados na torre, pois decidi não usar e retiramos )

  10. #30

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Bom dia,

    Cara, espicha um pouco mais a grana ai e monta um pop com cambium, esquece esse negócio de radio padrão 802.11 estou anexando dois prints que falam por si só segue um breve descrição dos equipamentos são Epmp 1000 conectorizado sem gps com antena bs titanium AM-M-V5G-Ti configurada com abertura de 120 graus 15 dbi, e cliente epmp 1000 integrado, condição do tempo na hora do print é de muita chuva. AP esta configurado em 5365 em 20 MHZ 26 db de potencia. Clientes um esta a 5km da torre visada 100% o outro esta a 3.5km visada parcial da torre. Também já fiz teste em 40 Mhz e consigo chegar a 80mb porém ping fica mais alto. lembrando que a interface ethernet desse equipamento e 10/100.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste banda visada cliente 5km.png
Visualizações:	253
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	61058
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste banda visada parcial.png
Visualizações:	272
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	61059
    Seu relato foi importante.

    Quantos clientes estavam conectados nessa torre no momento do teste além desse que usou para testar?

  11. #31

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Citação Postado originalmente por Vicctor Ver Post
    Quanto fica para montar uma rede FTTH em 4KM de ruas em media 200 clientes(Somente cabos e equipamentos, documentação e alugueis de postes)
    Contrata uma empresa somente para fazer o projeto e assesoria para para tramitar o processo na empresa de energia.

    Faça um curso para aprender a trabalhar com fibra ótica e construa ela vc mesmo.

    Uma rede para 256 clientes, se vc mesmo fizer e não precisar pagar alguma empresa pra fazer, vai conseguir por uns 80 mil reais ou menos.

    Se incluir os equipamentos do cliente, considerando que vai gastar uns 500 reais por cliente, o investimento deve ficar em torno de 200 mil reais.

    Pode parecer muito, mas pense que é uma rede para muito tempo, praticamente não consigo imaginar vc esgotando a capacidade de sua última milha precisando trocar os equipamentos. Diferente do rádio onde vc investe menos no início, mas depois de um tempo começa a chegar no limite e precisa trocar ou ampliar.

    Se fizer essa rede utilizando tecnologia GPON, com os 256 clientes distribuídos em 04 células, a capacidade total seria de 10 Gbps de down por 5 Gbps de UP.
    Imagina quanto gastaria pra conseguir essa mesma capacidade se for construir com rádio, se é que vai conseguir. Sem contar a estabilidade.

    E por outro lado, pense que com um investimento de 200 mil reais vc pode até comprar uma casa com este mesmo valor, mas pense na rentabilidade que ambos podem gerar... Uma microempresa de internet com 256 clientes se for bem gerenciada pode dar uma rentabilidade bem maior que o aluguel de uma casa.

    Mas realmente, com 10 mil reais o melhor seria investir em fazer um curso e começar a fazer o projeto do que realmente começar a montar uma rede com rádio. Essa é minha opinião.

  12. #32

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    Como esta rede é nova no momento só estes dois mesmos, mais por base neste mesmo local onde esta este SM a 5km antes estava rodando com uma nano bridge 25 e uma nano station na torre, as duas são mais ou menos na mesma linha de visada só que a anterior é mais perto estava a 3.5km, e só tinha este cpe conectado nela também, para manter estabilidade do enlace com ccq acima de 90% estava usando 10mhz e mcs muito baixo ultima "mcs 3" e nano estava direcionada diretamente para atender este ponto com nano bridge 25.

    Faço uma observação que as ferramentas da cambium para planejamento da rede são bastante precisas, e todos equipamentos são homologados pela cambium junto anatel.

    Quanto ao duvida do nosso amigo, acredito que todo mundo sonha em ter uma rede de fibra, mas é um investimento alto pra quem esta dando um start do zero e tem poucos recursos na minha opinião cambium hoje tem uma das melhores soluções custo/beneficio do mercado extremamamente robusta e confiavel se comparado a outras soluções de mercado, com 15 mil dá pra montar uma célula no meio da cidade e atender clientes com estabilidade com planos de até 15 mb o que realmente é para muito poucos provedores comercializar esta velocidade a um custo acessivel.

  13. #33

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    É parceiros da Under Linux fiz todo um orçamento de torre, link, Rádios UBNT e aluguem do terreno e etc... e meus 10 mil não vão chega nem perto do valor total para inciar o projeto com qualidade.

    Por isso resolvi deixa mas uma vez meu sonho para o futuro.
    Infelizmente a crise me obriga a esquecer o meus desejos e correr a traz das necessidades.

    Vou tenta no ramo da segurança eletrônica.

    Boa Sorte a Todos.

  14. #34

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    o @BonfimJr não teve um bom fim, gostaríamos muito de vê-lo com seu provedor.

  15. #35

    Padrão Re: Tenho 10 mil qual a melhor opção para começa. Rádio ou Rede Cabeada FAST Volt?

    A alguns anos atrás resistia muito quanto ao cabeamento UTP, para mim era pura gambiarra, pois bem seguia usando wireless 802.11 2.4ghz e depois 5.8ghz mesmo assim nunca fica 100%, esse protocolo de wifi 802.11 é para uso interno então usar isso externamente podemos dizer que é gambiarra também.
    Aqui trabalho com comodato o Dollar disparado, o preço para por um cliente na rede chega a custar 10 vezes mais do que no cabo. Resistir por muito tempo mais não aguentei e comecei a cabear. Para vocês terem uma ideia, conheço 10 dezenas ou até centenas de provedores cabeados na região, e a nossa cidade é praticamente uma das ultimas que agora está sendo cabeada, apensar de termos sempre trabalhado dentro do padrão o número de assinantes nas cidades que já possuem cabo utp é assustadoramente maior devido a facilidade e custo, sem contar que estão a anos na nossa frente no quesito velocidade de planos, oscilações, latência, gargalo e etc.

    Meu único medo é a queima de equipamentos por descargas elétricas, no mais existe também muitas queimas de cpe acho que fica elas por elas, uma cpe da para montar 3 ou 4 PD.

    Então se comparando as duas gambiarras acredito que a do cabo é bem melhor pois é uma conexão física equipamento à equipamento, poderá fazer várias ilhas de rede pequenas e ae a capacidade de 100mbs é muita coisa e pode ser dividida a ilha quando tiver próximo ao limite formando duas novas redes independentes de 100mbs cada.

    Então uma cidade pequena com 5 ilhas é nada mais nada menos que 500mbs acredito que é uma velocidade razoável depois so ir dividindo os clientes caso atinja o limite, futuramente pode se ter uma rede por rua ou avenida e chegar fibra nessas ruas. Planos de 10Mbs é uma realidade quando se fala em cabimento.