+ Responder ao Tópico

dns



  1. #1

    Padrão dns

    alguem sabe ips de servidores dns na regiao nordeste!!

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: dns

    Você pode usar o Gigadns 189.38.95.95 189.38.95.96 sou do nordeste e ele funciona muito bem aqui ping de 8 a 15ms cache de ate 15min etc... Muito bom

  4. #4

    Padrão

    ok, amigos irei analisar e ver a melhor solução

  5. #5

    Padrão Re: dns

    Na verdade o Gigadns está em Porto Alegre... Mas atende bem ao Brasil inteiro.

  6. #6

    Padrão Re: dns

    A rede da Icann (Roots-Server) tem servidor no ptt de Fortaleza, Natal e Salvador (E Belém, caso esteja no MA talvez sua rede esteja mais perto de lá) pelo IP 199.7.83.42 , dá um ping e veja se é rápido.
    Ela tem também, mas sob responsabilidade da Verisign, numa fibra nos interiores, server pelo IP 192.58.128.30.

    Então os 2 roots-server no NE são
    199.7.83.42
    e
    192.58.128.30

    Veja como anda o ping até eles, talvez você tem rede perto de um, ou talvez sua rede seja interligada mais pro sudeste e o 192.5.5.241 é mais rápido, é só testar, mas não se baseeie só no ping, eu tenho um ping lindo pro 199.7.83.42, mas.... 4x por semana ele fica ruim, porque a interligação centro-oeste<>nordeste passando pelo sudeste deve viver trocando rotar, até Porto Alegre (Giga, 189.38.95.95 ) quase 1x por semana também tem acesso lento, só tenho estabilidade total no secundário do google (8.8.4.4 ), porque o resto um dia ou outro fica com ping's malucos tipo 300ms, a navegação vira um lixo por conta de rotas, e quando é nas rotas até o server DNS é ainda pior porque nem começa a abrir os sites (Depois que abre é rapidão).

  7. #7

    Padrão Re: dns

    eu gostaria de um que estaja aqui no nordeste perto da paraiba, ou dentro!

  8. #8

    Padrão Re: dns

    Não é questão de estado, tem que ver sua REDE.

    A rede da Eletronet por exemplo, ela passa por Campina Grande, mas não por João Pessoa. O server DNS ligado no PTT de João Pessoa então está mais "longe" que o server DNS em Recife ou Natal, que são 2 cidades por onde a rede da Eletronet passa.

    Os servers da Verisign teoricamente estão numa rede pelo interior de PE e PB que não achei mapa, então dependendo do local no estado (Por mais pequeno que seja) você pode estar em 3 redes, pode ter servidores mais próximos em outro estado.

    (E convenhamos que num estado desse tamanho não tem "longe", eu rodo 3000Km e mal saio do meu estado, e via rede percorro 2000Km pra chegar em servidor dns, é ping de 100ms no mais próximo)

    Testa o ping nesses 13 servidores pra ver qual tem um espelho perto de você:
    https://www.iana.org/domains/root/servers
    E testa também rumo ao Google, OpenDNS, ou algum DNS da sua operadora.
    Pouco importa onde o servidor original de DNS fica (Nos Eua, em SP, na Europa), o que importa é ter um ESPELHO perto de você, e 2 desses Root Servers estão aí do seu lado, provavelmente a menos de 400Km em fibra, só que tem 3 fibras passando pelo estado, mais fácil que achar mapa é testar. O que teoricamente ocupa a maior área no PB é uma rede da Tim, que sai de Recife rumo ao Maranhão ou Teresina, por isso corta de leste a oeste a interior da PB, mas se você tem link dela (Ou de alguém que pega dela) não tem como a gente saber, idem pra quem pegar link de alguém que pega fibra da Eletronet, você pode estar do LADO de um espelho da roots-server mas pegar link por outro trajeto e ter o server mais próximo em Recife, isso não depende da sua localização mas do trajeto da rede que te dá internet.

    A rede da Tim, que tem espelhos roots-server na PB:
    http://hotsite.diariodonordeste.com....04e0137bb7.jpg
    A rede da Eletronet, que também tem uns espelhos roots-server, mas só em Recife e Natal:
    http://softwarelivre.org/articles/00..._eletronet.jpg
    (Mas nessa rede Recife e Natal estão muito mais próximos que João Pessoa!)

  9. #9

    Padrão Re: dns

    eu estou a 36 km de campina grande, ingá pra ser exato

  10. #10

    Padrão Re: dns

    nao obtive retorno desses servidores

  11. #11

    Padrão Re: dns

    Nenhum responde ping? Belo bloquei na sua rede, então.

    Eu tenho tempo melhores em 2 (Melhores até que o Google), HOJE está assim, amanhã talvez alguma rota dê pau e mude.

    Disparando 199.7.83.42 com 32 bytes de dados:
    Resposta de 199.7.83.42: bytes=32 tempo=96ms TTL=55
    Resposta de 199.7.83.42: bytes=32 tempo=83ms TTL=55

    Disparando 8.8.8.8 com 32 bytes de dados:
    Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=132ms TTL=45
    Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=140ms TTL=45

    Disparando 189.38.95.95 com 32 bytes de dados:
    Resposta de 189.38.95.95: bytes=32 tempo=127ms TTL=50
    Resposta de 189.38.95.95: bytes=32 tempo=131ms TTL=50

    Disparando 192.5.5.241 com 32 bytes de dados:
    Resposta de 192.5.5.241: bytes=32 tempo=91ms TTL=54
    Resposta de 192.5.5.241: bytes=32 tempo=89ms TTL=54

    Disparando 192.58.128.30 com 32 bytes de dados:
    Resposta de 192.58.128.30: bytes=32 tempo=86ms TTL=61
    Resposta de 192.58.128.30: bytes=32 tempo=75ms TTL=61


    Como ping não é confiável (E não diz se é um server dns mesmo), tem software pra isso, tipo o NameBench:
    https://code.google.com/p/namebench
    Ou o mais demorado DNSBench:
    https://www.grc.com/dns/benchmark.htm
    Esse demora porque ele verifica inúmeras coisas, resposta de cache ou espelhada, e verifica vários servidores, teria que remover esses servidores de fora do brasil e inserir esses do roots-server.

  12. #12

    Padrão Re: dns

    amigo e nao testo por ping, uso o benchmark!

  13. #13

    Padrão Re: dns

    Hum, sei que eles não respondem requisição do Windows (Não são servers pra usuários finais), mas pra mim que responderiam benchmark.

    Mas enfim, eles são servers pra configurar no servidor, no MK ou qualquer linux como servidor.
    (Tá, pode ser Windows, mas tem que ser Win Server, no DNS Management tem a aba Root Hints onde coloca eles, eles se comunicam com o server dns do Windows mas não com o Windows)

  14. #14