+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Script de Suporte Internet

    Olá caros amigos, queria saber se alguém teria um script para o pessoal do suporte seguir um uma cartilha que possa dar para os clientes com procedimentos antes de ligar para o suporte, tipo verifica os cabos etc, etc....

  2. #2

    Padrão Re: Script de Suporte Internet

    Pra carros já fizemos isso uma vez mas tinha muita reclamação de o script sequencial não "conferir" com o que o cliente dizia. Aí fizemos estilo organograma, acabaram os problemas, os atendentes preferiam os organogramas mesmo.

    O problema é: Você que sabe o que faz não consegue simular os erros que o usuário tem. O usuário faz bobeira tipo encaixar fonte em tomada tão mal que o equipto não liga, é só exemplo, aí o desktop está na mesma tomada e ligado, mas a fonte está mal encaixada e não liga, num script sequencial o atendente dá um ok no "Tirar e colocar na tomada" (Afinal o cliente disse que faz, e ele vai se irritar se você duvidar que ele fez), o passo seguinte do script não vai corresponder à realidade, que devia ser "led aceso". O scritp sequencial não dá as opções adversas.

    Já o organograma fica aberto na frente, e o atendente vê todas as opções, apesar de ele seguir uma linha ele pode ler o que tem nas outras, e se o que o cliente descreve não bate com a linha que ele segue, mas com outra, ele logo vê que isso foi porque o cliente errou algo uns 2 ou 3 passos lá atrás (Enquanto no script sequencial tem que ficar indo e voltando).

    Bom, se quer script sequencial, além de html (Que não é minha área), tem os geradores de chm. Esses *.chm são os arquivos de ajuda do Windows, eles já tem essa estrutura de tópicos, e interligação (Opção 1 leva ao tópico X e opção 2 ao tópico Y), pra criar *.chm tem o HTLMHelp da Microsoft:
    https://msdn.microsoft.com/en-us/lib...=vs.85%29.aspx
    E se googlar por "como criar chm" tem mais programas, já usei algum não-MS mas não lembro o que.

    Agora se quiser optar por organograma, se for Windows o Office da MS tem a ferramenta de organograma, nos instalador ela vinha (Acho que até o Office 2003) chamada "Organograma", no 2007, 10 e 13 não sei como é, onde fica e etc, ele oficialmente é parte do PowerPoint mas você pode fazer organogramas mais detalhados, não só coisa simples e resumida pra apresentação.
    Outra opção é usar o Microsoft Visio, acho que só tem desde o Office 2007, dá pra montar algo com visual de organograma.

    Se usar o OpenOffice (Windows ou Linux) a ferramenta dele pra organograma é o Draw, o problema é que os arquivos *.odg não são protegíveis, são mais pra gerar apresentação, é bem fácil qualquer um arrastar sem querer uma caixa do lugar, não sei bem que opções de exportação tem, mas se for imprimir (Acredite, tem atendente que prefere! Não tem demora pra achar nada, por mais que tenha 20 páginas se estiverem nomeadas em ordem fica fácil) ele serve bem.


    Te indicaria então criar um chm (Porque é fácil, abre rápido, não tem essa de "Só um momento, nosso sistema está lento"), ou então fazer organogramas.

    (Se for fazer chm, só cuida que as páginas html geradas pelo Word do Office (Desde o 2000, provavelmente) são muito pesadas, não só um *.docx com um texto de 2 linhas tem 49KB (Quando um rtf, pdf ou chm similar teria 4KB!), os html's gerados pelo Word/Excel/PowerPoint/Vision, ou pelo Calc/Write/Draw do OpenOffice, são sujos de porcarias, rodar eles via web pode ser lento, então centralizar a hospedagem disso (Pra facilitar alterações) pode não ser tão bom pra velocidade de abertura do conteúdo pros atendentes. HTML limpo seria bom, não sei qual software tipo wysiwyg geraria um html "limpo", só conheço editor de texto puro mesmo (Notepad))

  3. #3

    Padrão Re: Script de Suporte Internet

    valeu msm rubem.