+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Pessoal. Precisei passar mais banda em um ponto a ponto e fiz um novo . ficando com 2 ptp pró mesmo lado.. Eu quero dividir o trafego. Definindo por área ou por IP... Através do ospf.

    No caso esses dois enlaces saem da RB de borda. A rede já é toda por ospf.. Preciso de uma dica pra fazer esse divisão

  2. #2

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Faz um bonding.

  3. #3

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Amigo, até ja fiz mas nao gostei.. nao fica legal...

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Faz um bonding.

  4. #4

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    O bonding do Mikrotik trabalha muito bem com isso. Fazendo não só a divisão da banda quanto o failover.

    você pode configurar o OSPF nos equipamentos e fazer o balanceamento nos filtros do OSPF pelos blocos de IPs mas não será equilibrado pois posso ter um bloco de IPs sendo mais utilizado do que o outro.

    A melhor opção para o que você esta informando é o bonding, tenta fazer desta forma, se não o vez, e vê como fica.

    ............PtP1_____bridge______PtP1
    MK-A <........................................... > MK-B
    ............PtP2_____bridge______PtP2

  5. #5

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Amigo, já fiz pelo bounding... mas ele sempre faz a soma do link menor.. tipo se um passa 100 e ou 40.... não vai passar 140 e sim 80...

    se um dos enlaces ficar bem ruim... prejudica os dois..

    quero fazer por bloco...

    como faço pelos filtros?



    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    O bonding do Mikrotik trabalha muito bem com isso. Fazendo não só a divisão da banda quanto o failover.

    você pode configurar o OSPF nos equipamentos e fazer o balanceamento nos filtros do OSPF pelos blocos de IPs mas não será equilibrado pois posso ter um bloco de IPs sendo mais utilizado do que o outro.

    A melhor opção para o que você esta informando é o bonding, tenta fazer desta forma, se não o vez, e vê como fica.

    ............PtP1_____bridge______PtP1
    MK-A <........................................... > MK-B
    ............PtP2_____bridge______PtP2

  6. #6

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Da uma olhada neste video: . Nao faz sentido o que voce esta relatando. Ele tem que somar os 2 links. Ele é para aumentar a capacidade.

    Para fazer pelos filtros voce tera fazer filtros de entradas e saidas para o OSPF e setar as distancias (FILTER/ACTION) pelos blocos de IP de forma a informar que o link 1 tem uma distancia maior que o link 2 com isso voce força a saida pelo link 2 e vice-versa.

    Mas um conselho. Tenta pelo bonding. faz um laboratório pois tem alguma coisa errada na configuração pois eles faz isso muito bem, assiste o video e tenta remontar o laboratório.

  7. #7

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    a pratica é diferente...


    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    Da uma olhada neste video: . Nao faz sentido o que voce esta relatando. Ele tem que somar os 2 links. Ele é para aumentar a capacidade.

    Para fazer pelos filtros voce tera fazer filtros de entradas e saidas para o OSPF e setar as distancias (FILTER/ACTION) pelos blocos de IP de forma a informar que o link 1 tem uma distancia maior que o link 2 com isso voce força a saida pelo link 2 e vice-versa.

    Mas um conselho. Tenta pelo bonding. faz um laboratório pois tem alguma coisa errada na configuração pois eles faz isso muito bem, assiste o video e tenta remontar o laboratório.

  8. #8
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Realmente o bonding faz a soma dos links, porém ele soma pelo link que tem menor capacidade, como o amigo disse, se vc tem um ptp que passa 40 mb e um que passa 100 mb, vc terá de capacidade 80 mb com os dois ptps.

    @charlespjo

    No lado B vc tem oq de equipamentos?
    pra quais queria distribuir?
    são setoriais ou "braços" de rede cabeada?

  9. #9

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Amigo... esses 2 ptp saem da rb de borda, essa rb de borda recebe todos as rotas por ospf,,, as alteticaçoes são em cada torre... entao eu quero fazer com que alguns blocos de ips saem por um ptp e outros por outro..


    ou entao eu posso até consentrar as alteticações na rb de borda por mpls/vpls e tb disser por onde vao sair os pacotes de cada torre..

    so nao consegui fazer ainda. nem por ospf e nem por mpls..

    estaticamente eu consigo fazer...

    mas quero uma maneira altomatica.. pra que quando cair um dos enlaces dai fica indo tudo por um..


    Citação Postado originalmente por dpetry Ver Post
    Realmente o bonding faz a soma dos links, porém ele soma pelo link que tem menor capacidade, como o amigo disse, se vc tem um ptp que passa 40 mb e um que passa 100 mb, vc terá de capacidade 80 mb com os dois ptps.

    @charlespjo

    No lado B vc tem oq de equipamentos?
    pra quais queria distribuir?
    são setoriais ou "braços" de rede cabeada?

  10. #10

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Alguem,, pra me dar uma força;;;

    Obrigado

  11. #11

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Boa tarde Charlespjo!

    O que está querendo fazer é fácil.

    O OSPF por padrão faz o balanceamento de carga usando algoritmo round-robin. Com isso vc consegue ter uma balanceamento perfeito entre dois links simétricos.

    Funciona
    bem melhor que o bounding!

    Para que o ospf funcione assim e passe a encaminhar um pacote por PTP você tem de criar duas interfaces vlans em cada RB dos dois lados do seu LINk PTP. Ou seja, temos dois PTP's, cada um irá passar o tráfego por uma VLAN.

    Aí atribuir um endereço IP /30 para cada interface VLAN e usar o comando network para ativar e propagar as duas subnets da cada VLAN no processo OSPF.

    Depois e só conferir na tabela de roteamento do MK se as suas rotas estão com o mesmo custo e no estado de ACTIVE na tabela.

    Pronto, Balanceamento OSPF feito.

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Pessoal. Precisei passar mais banda em um ponto a ponto e fiz um novo . ficando com 2 ptp pró mesmo lado.. Eu quero dividir o trafego. Definindo por área ou por IP... Através do ospf.

    No caso esses dois enlaces saem da RB de borda. A rede já é toda por ospf.. Preciso de uma dica pra fazer esse divisão

  12. #12

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    amigos, no caso eu criar uma nova rede ospf nas vlans.. isso?


    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Boa tarde Charlespjo!

    O que está querendo fazer é fácil.

    O OSPF por padrão faz o balanceamento de carga usando algoritmo round-robin. Com isso vc consegue ter uma balanceamento perfeito entre dois links simétricos.

    Funciona
    bem melhor que o bounding!

    Para que o ospf funcione assim e passe a encaminhar um pacote por PTP você tem de criar duas interfaces vlans em cada RB dos dois lados do seu LINk PTP. Ou seja, temos dois PTP's, cada um irá passar o tráfego por uma VLAN.

    Aí atribuir um endereço IP /30 para cada interface VLAN e usar o comando network para ativar e propagar as duas subnets da cada VLAN no processo OSPF.

    Depois e só conferir na tabela de roteamento do MK se as suas rotas estão com o mesmo custo e no estado de ACTIVE na tabela.

    Pronto, Balanceamento OSPF feito.

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

  13. #13

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Charles!
    Na realilidade você irá simular através do uso das vlans como se tivessem dois links separados entre as duas RBs que deseja fazer o Balanceamento OSPF.
    Com isso o processo OSPF irá entender que existem dois caminhos para um mesmo destino e irá ativar o balanceamento de carga entre cada vlan entendeu?

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles
    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    amigos, no caso eu criar uma nova rede ospf nas vlans.. isso?

  14. #14

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Amigo, fiz dessa maneira mas tb não ficou legal...



    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Charles!
    Na realilidade você irá simular através do uso das vlans como se tivessem dois links separados entre as duas RBs que deseja fazer o Balanceamento OSPF.
    Com isso o processo OSPF irá entender que existem dois caminhos para um mesmo destino e irá ativar o balanceamento de carga entre cada vlan entendeu?

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

  15. #15

    Padrão Re: 2 enlaces . distribuir rotas ospf

    Deixei uma mensagem no seu Skype.
    Deixe os contatos que conversamos sobre.

    Att

    Rafael
    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Amigo, fiz dessa maneira mas tb não ficou legal...