+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ballance PCC

    Boa noite caros colegas,gostaria de saber dos amigos mas experientes no ramo a seguinte duvida,tenho um ballance PCC(mikrotik)com 4 links,estou precisando implantar mas links,mas so tenho mas uma porta livre no meu ballance,ai onde entra a duvida ate me desculpem pela minha ignorância,mas seria possível eu usar essa ultima porta pra ligar um outro ballance PCC com mas portas e links,se isso é possível e se as configurações seriam as msm de um pro outro ou vice e versa.

  2. #2

    Padrão Re: Ballance PCC

    Boa noite amigo,uns me disseram que rodaria filé,como seria esse senario com vlans?

  3. #3

    Padrão Re: Ballance PCC

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Boa noite amigo,uns me disseram que rodaria filé,como seria esse senario com vlans?
    Use um swith ou uma RB para receber os links. Suba as Vlans e faça o balance normalmente na RB450. A única diferença é agora, ao invés de apontar para interfaces, você irá usar as respectivas Vlans.
    Dá uma lida sobre Vlans. Depois que você entender o conceito básico fica muito fácil. Procure no youtube alguma vídeo aula. Mas busque o conceito, depois você encontrará muita utilidade na rua rede.

  4. #4

    Padrão Re: Ballance PCC

    Sei sim o conceito básico do funcionamento das Vlans amigo,a dúvida seria msm de como iria ficar o senario

  5. #5

    Padrão Re: Ballance PCC

    Bom dia,um dos amigos poderia me explicar como seria esse balanceamento com Vlans,seria uma única RB com Vlans criadas nela e uma switch com quantos links a switch suporta?

  6. #6

    Padrão Re: Ballance PCC

    Bom dia MichelGoulart!

    O cenário com Vlans ficaria o seguinte:

    No equipamento que faz a função de balance você irá criar uma vlan para cada link que deseja adicionar no balance, tipo 5 links, 5 interfaces vlans, cada uma com um ID diferente, exemplo: vlan100,vlan200,vlan300,vlan400 e vlan500.

    Essas vlans será uma associada a cada link e apontando para uma unica porta da sua RB do balance, ou seja, uma unica porta contendo todos links e referenciando eles nas marcações do PCC através das interfaces VLAN.

    Assim por exemplo pode colocar várias rbs discando seus links e de cada uma sai um unico cabo e conectando no seu balance PCC transportando seus links via VLAN.

    Compreendeu?

    Caso tenha alguma dúvida fico a disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Sei sim o conceito básico do funcionamento das Vlans amigo,a dúvida seria msm de como iria ficar o senario

  7. #7

    Padrão Re: Ballance PCC

    Então com uma única porta na rb que fará o balanceamento dos link ficara funcional como um balance convencional que os demais links estão na própria rb e não em uma switch?
    A switch precisa ser gerenciável?
    E com as demais vlans criadas na rb como vc msm disse no exemplo,tenho que setar elas no modem?
    e como ficaria o balanceamento,na parte de marcação de pacote,rotas e divisão de peso dos links.

  8. #8

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    fiz o esquema no paint

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vlan.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	88,5 KB
ID:      	61180

    basicamente é isso, você precisa de um Switch que seja possível configurar VLANS nele, em vez de ser um switch você pode usar uma RB tambem.

    uma forma de fazer sem usar vlans seria possivel se você tivesse links de provedores diferentes, ou do mesmo provedor porem de concentradores diferentes.

    ai você poderia especificar o AC NAME no discador e ele iria discar apenas no provedor que possuir esse AC NAME, como no exemplo a baixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         discador.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	61,3 KB
ID:      	61181

    ai você criaria os discadores na mesma interface.


    quanto a questão de rota, peso de link que você mencionou, como ja dito, quando for fazer as regras esqueça a interface fisica, configure usando as interface virtuais (vlans).

  9. #9

    Padrão Re: Ballance PCC

    Isso mesmo, só seguir a lógica do colega acima que funciona.

  10. #10

    Padrão Re: Ballance PCC

    MichelGoulart

    Então esse cenário qual te expliquei seria considerando o uso de RB pra discar a conexão PPPoE do Provedor em uma RB e dessa RB que sairia as VLAN's conectadas somente é um cabo no Balance.

    O caso de uso de um switch como sugeriu também é possível, mas somente se os modems tiverem entregando DHCP direto na sua RB. E sim, no caso de switch este deve ser gerenciável pra poder setar as portas do switch para operar em modo acesso ou modo trunk nas respectivas vlans associadas as interfaces físicas.

    Quanto as marcações seriam usadas as vlans ao invés das interfaces PPPoE no Balance, e marcações de Mangle como MarkRouting para cada VLAN na RB que está discando os links adicionados políticas de Police Base Routing.

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Então com uma única porta na rb que fará o balanceamento dos link ficara funcional como um balance convencional que os demais links estão na própria rb e não em uma switch?
    A switch precisa ser gerenciável?
    E com as demais vlans criadas na rb como vc msm disse no exemplo,tenho que setar elas no modem?
    e como ficaria o balanceamento,na parte de marcação de pacote,rotas e divisão de peso dos links.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    MichelGoulart

    Então esse cenário qual te expliquei seria considerando o uso de RB pra discar a conexão PPPoE do Provedor em uma RB e dessa RB que sairia as VLAN's conectadas somente é um cabo no Balance.

    O caso de uso de um switch como sugeriu também é possível, mas somente se os modems tiverem entregando DHCP direto na sua RB. E sim, no caso de switch este deve ser gerenciável pra poder setar as portas do switch para operar em modo acesso ou modo trunk nas respectivas vlans associadas as interfaces físicas.

    Quanto as marcações seriam usadas as vlans ao invés das interfaces PPPoE no Balance, e marcações de Mangle como MarkRouting para cada VLAN na RB que está discando os links adicionados políticas de Police Base Routing.

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles
    Aqui eu uso uma RB750 basicona para receber os links. Mas ela não disca, é muito fraca para isto. Uso a mesma para fazer bridge entre as Vlans e as portas dos links. As vezes o tráfego passa de 70 megas e o processamento é de 15%.
    Na outra ponta tem uma CCR que recebe as Vlans, sobe os discadores, faz o balance e serve de concentrador para os clientes.
    Logo mais irei colocar uma RB2011 para substituir a 750. Assim aproveito a maior quantidade de portas e ainda o switch Giga.

  12. #12

    Padrão Re: Ballance PCC

    Boa opção