+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessando equipamentos por tras de um switch com vlan

    Pessoal, minha rede é toda em brigde e resolvi colocar alguns swithes vlan fixa para diminuir o broadcast. Acontece que so consigo conectar o concentrador que todas as portas do sw enxergam. Como fazer para que eu consiga acessa todos os rádios por tras desse SW?

  2. #2

    Padrão Re: Acessando equipamentos por tras de um switch com vlan

    solução 1

    tendo em mente que o switch vlan tem uma porta "comum" e nela vc liga o próximo ap ate a sua central faça o seguinte:

    se vc entra no meio de um destes switch vlan devera colocar um switch convencional ligado na porta "comum" do vlan , e voce mais o próximo ap irão entrar no switch normal .

    solução 2

    configurar em cada equipamento um gateway que voce tenha acesso (sua central) e você terá acesso atreves de sua central (roteado)
    Última edição por leosmendes; 03-10-2015 às 10:23.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Pessoal, minha rede é toda em brigde e resolvi colocar alguns swithes vlan fixa para diminuir o broadcast. Acontece que so consigo conectar o concentrador que todas as portas do sw enxergam. Como fazer para que eu consiga acessa todos os rádios por tras desse SW?
    Amigo existe um conceito de VLANs onde as portas do switch são marcadas com o ID da VLAN.
    Crie uma VLAN de gerenciamento dos equipamentos onde terá uma faixa de IPs apenas para gerenciar eles. Vc vai precisar o switch L3 ou um roteador configurado corretamente ( ACLs, rotas, etc...).

  4. #4

    Padrão Re: Acessando equipamentos por tras de um switch com vlan

    fmandu!

    A solução mais rápida e adequada é colocar cada rádio que deseja acessar em uma subnet IP ou associar sempre as mesmas portas físicas seus rádios e coloca-los numa mesma subnet e usar roteamento para acessa-lo.

    O conceito de VLAN é fazer com que somente os equipamentos e dispositivos que esteja numa mesma VLAN consigam se comunicar localmente sem a necessidade de um roteador. Como no seu caso o switch é vlan fixa, provavelmente cada VLAN está associada a uma porta fixa sempre. Com isso você tem a opção de ou sempre colocar os equipamentos que deseja acessar numa mesma porta nos seus diversos switches ou você usa roteamento para acessar as diversas VLAN associadas cada uma a uma subnet para ter acesso a todos seus equipamentos de qualquer ponto da rede.

    Entendeu?

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Pessoal, minha rede é toda em brigde e resolvi colocar alguns swithes vlan fixa para diminuir o broadcast. Acontece que so consigo conectar o concentrador que todas as portas do sw enxergam. Como fazer para que eu consiga acessa todos os rádios por tras desse SW?