Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio Licenciado, Qual comprar?

    Gente boa noite,
    Estou necessitando comprar um enlace microondas pois passar mais de 100Mega com Mikrotik realmente não dá. Então fui atrás de cotação de enlace digital e me gerou além do justo com o preço também muitas duvidas com relação a que frequencia usar, 7 GHZ , 7.5GHZ , 8GHZ , 11GHZ etc.. Qual usar? As Empresas onde cotei fizeram os cáculos baseados nas cordenadas, uns orientaram 7 GHZ outros foram para casa do 15. E para piorar ainda tem um tal de sub banda que ai fiquei meio perdido mesmo. Emfim, pela experiencias de vocês especialmente quem já tem esse tipo de enlace em produção podem me ajudar nessa empreitada?
    São 16km e preciso de banda em torno de uns 250mega em visada limpa. Somos pequenos e preciso de algo com custo beneficio legal.
    Com relação a homologar o uso do canal na Anatel, é tranquilo não tem grande mistérios? minha ideia é por o enlace em produção e contratar uma consultoria para cuidar disso, sei que não é o mais correto a fazer mas pela urgência tenho de fazer dessa forma.
    Ajudem ai por favor, preciso de orientações de fornecedores de bom custo beneficio e garantia claro.

  2. #2

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    16 km você pode começar por um rádio de 11Ghz. Acima disso você terá problemas com quedas mesmo com antenas de 1.2.

  3. #3

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Wi2be, é uma boa opção.

  4. #4

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    amigo passa as coordenadas pra mim fazer um teste viabilidade assim vemos qual a quantidade de mbs para qual antena e frequência utilizar ...

  5. #5

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Me envia as coordenadas para Skype cloud.viel.

  6. #6

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Bom dia, amigo.

    Se quiser aluguel de equipamento:
    Skype: ceo.lumitelecom - Esse é o cara

    Se quiser comprar o equipamento:
    Skype: joaoh.redondo - Esse é o cara

    Todos são SIAE. Ótima qualidade e antenas RFS (melhores do mundo)

    Grande abraço.!

  7. #7

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Amigo, em 15GHz sem chance porque a norma não permite ocupação de muita namda e consequentemente você não consegue capacidade acima de 100Mbps. Se precisar de ajuda posso dimensionar o enlace e te indicar a melhor solução. Abs. [email protected]

  8. #8

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Primeiro contrata a consultoria pois eles vao verificar a frequencia disponivel e depois voce compra os equipamentos!!!

  9. #9

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    para 16km recomendo 8ghz com antenas de 0.6. se for de 11ghz ter quedas com chuvas.

  10. #10

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Utilizo Wi2be e nunca tive problemas, tenhos radios de 8 Ghz e 18 Ghz, recomendo utilizar frequências mais baixas. Radio de 18 Ghz são mais suscetíveis a degradação de sinal devido a condições climáticas.

  11. #11

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Gente boa noite,
    Estou necessitando comprar um enlace microondas pois passar mais de 100Mega com Mikrotik realmente não dá. Então fui atrás de cotação de enlace digital e me gerou além do justo com o preço também muitas duvidas com relação a que frequencia usar, 7 GHZ , 7.5GHZ , 8GHZ , 11GHZ etc.. Qual usar? As Empresas onde cotei fizeram os cáculos baseados nas cordenadas, uns orientaram 7 GHZ outros foram para casa do 15. E para piorar ainda tem um tal de sub banda que ai fiquei meio perdido mesmo. Emfim, pela experiencias de vocês especialmente quem já tem esse tipo de enlace em produção podem me ajudar nessa empreitada?
    São 16km e preciso de banda em torno de uns 250mega em visada limpa. Somos pequenos e preciso de algo com custo beneficio legal.
    Com relação a homologar o uso do canal na Anatel, é tranquilo não tem grande mistérios? minha ideia é por o enlace em produção e contratar uma consultoria para cuidar disso, sei que não é o mais correto a fazer mas pela urgência tenho de fazer dessa forma.
    Ajudem ai por favor, preciso de orientações de fornecedores de bom custo beneficio e garantia claro.

    Bom dia amigo,
    Antes de qualquer coisa, estude bastante a respeito, e não envista sem ter certeza do que esta comprando.

    Esses equipamentos também são homologados pela Anatel, antes de fechar negocio consulte a homologação para não ter problemas quando for licenciar o enlace.
    A faixa de 11GHz a pouco tempo foi alterada para secundaria, procure nas publicações da anatel, que vc ira encontrar.

    Sobre marcas, ja trabalhei com wi2be (lumina,e smart), huawei, nec pasolink,
    e por esses dias estarei subindo pras torres um enlace de 18 GHz da ZTE pra 400 mbps. Alguns sao realmente um pouco mais robusto que os outros, mas em relacao a banda e a disponibilidade não tive problemas com nenhum.

    Radios usados, saem mais barato, porem vc deve estar mais por dentro do assunto para n acabar saindo mais caro.

    Sobre distancias, frequências mais altas sofrem mais durante as chuvas, por isso devem ser usadas para distancias mais curtas. Caso exceda a distancia mesmo com antenas maiores pode acabar tendo quedas do link durante as chuvas.

    Esses equipamentos trabalham com frequências mais altas, consequentemente o tamanho das ondas são menores, e antenas direcionais, ou seja, o alinhamento deve ser bem feito.

    Uma opicao que acredito que seria uma boa pra vc que esta começando agora, seria a opicao de aluguel da wi2be, que depois de um ano vc paga mais uma parcela e o radio e seu...

  12. #12

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Citação Postado originalmente por xyunamx Ver Post
    Bom dia amigo,
    Antes de qualquer coisa, estude bastante a respeito, e não envista sem ter certeza do que esta comprando.

    Esses equipamentos também são homologados pela Anatel, antes de fechar negocio consulte a homologação para não ter problemas quando for licenciar o enlace.
    A faixa de 11GHz a pouco tempo foi alterada para secundaria, procure nas publicações da anatel, que vc ira encontrar.

    Sobre marcas, ja trabalhei com wi2be (lumina,e smart), huawei, nec pasolink,
    e por esses dias estarei subindo pras torres um enlace de 18 GHz da ZTE pra 400 mbps. Alguns sao realmente um pouco mais robusto que os outros, mas em relacao a banda e a disponibilidade não tive problemas com nenhum.

    Radios usados, saem mais barato, porem vc deve estar mais por dentro do assunto para n acabar saindo mais caro.

    Sobre distancias, frequências mais altas sofrem mais durante as chuvas, por isso devem ser usadas para distancias mais curtas. Caso exceda a distancia mesmo com antenas maiores pode acabar tendo quedas do link durante as chuvas.

    Esses equipamentos trabalham com frequências mais altas, consequentemente o tamanho das ondas são menores, e antenas direcionais, ou seja, o alinhamento deve ser bem feito.

    Uma opicao que acredito que seria uma boa pra vc que esta começando agora, seria a opicao de aluguel da wi2be, que depois de um ano vc paga mais uma parcela e o radio e seu...
    A um tempo atrás entrei em contato com eles para me informar sobre esse aluguel.
    Não tive sucesso. Parece que eles não estão mais fazendo isso.
    Aí tive que comprar tudo huawey.

  13. #13

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    A um tempo atrás entrei em contato com eles para me informar sobre esse aluguel.
    Não tive sucesso. Parece que eles não estão mais fazendo isso.
    Aí tive que comprar tudo huawey.
    No site deles ainda existe a opicao....
    http://www.wi2be.com/smart-flex/

    "
    Plano de 13 meses com 1º aluguel e frete CIF (terrestre) antecipado mais aluguéis a partir de R$ 2.100,00 por enlace

    Solução completa: rádios SMART HP, antenas, fontes de alimentação, cabos ópticos, cabos coaxiais, protetores de surto, kit de aterramento e o serviço de reparo wi2be PLUS

    Ao término escolha entre devolver, renovar com desconto ou adquirir os equipamentos pagando apenas mais um aluguel

    Pacotes disponíveis para antenas de 0,3m, 0,6m, 0,9m, 1,2m e 1,8m em polarização simples. Para pacotes sem antenas, com antenas de polarização dupla, 2,4m ou maiores, contate-nos!

    "

  14. #14

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    eu estou com um par da wi2be o superstar porem estou limitado a 51mbs pq e o trafico q ele suporta.... estou negociando um huawei usado seria esses da foto alguém que já utilize poderia esta mim auxiliando ? .. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_5206.jpg
Visualizações:	399
Tamanho: 	1,96 MB
ID:      	61265

  15. #15

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Citação Postado originalmente por caique Ver Post
    eu estou com um par da wi2be o superstar porem estou limitado a 51mbs pq e o trafico q ele suporta.... estou negociando um huawei usado seria esses da foto alguém que já utilize poderia esta mim auxiliando ? .. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_5206.jpg
Visualizações:	399
Tamanho: 	1,96 MB
ID:      	61265
    a wi2be tem o radio smart pra 404mbps, como vc vai substituir radios da propria wi2be eles n fariam um desconto?

  16. #16

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Citação Postado originalmente por caique Ver Post
    eu estou com um par da wi2be o superstar porem estou limitado a 51mbs pq e o trafico q ele suporta.... estou negociando um huawei usado seria esses da foto alguém que já utilize poderia esta mim auxiliando ? .. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_5206.jpg
Visualizações:	399
Tamanho: 	1,96 MB
ID:      	61265
    a wi2be tem o radio smart pra 404mbps, como vc vai substituir radios da propria wi2be eles n fariam um desconto?

    Add no skype que te doiu uma moral com os huawei...
    [email protected]

  17. #17

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Citação Postado originalmente por caique Ver Post
    eu estou com um par da wi2be o superstar porem estou limitado a 51mbs pq e o trafico q ele suporta.... estou negociando um huawei usado seria esses da foto alguém que já utilize poderia esta mim auxiliando ? .. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_5206.jpg
Visualizações:	399
Tamanho: 	1,96 MB
ID:      	61265
    Esse aí é o 950.
    Uma IDU está faltando a EG4 aí você e vai precisar dessa placa no slots 3.
    O 950 de baixo tem duas IF isso é bom.. da pra fazer 2 +0 1+1
    O de cima si tem uma if.
    Fique atendo nas ODU tem que saber se os rádios são Hi e LOW.
    e prestar atenção tbm no modelo dela senão as suas If não vai reconhecer elas..

  18. #18

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    Com relação radio Huawei pode entrar em contato que te dou todo auxilio que precisa

    skype: rangel_ti

  19. #19

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    bom radio
    Última edição por Rangel1986; 05-04-2016 às 16:53.

  20. #20

    Padrão Re: Radio Licenciado, Qual comprar?

    ja tentei negociar com eles porem não aceitarão, falarão q esse radio eles estão eliminando do mercado =/