+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet em sitio

    Pessoal qual equipamento usar nos clientes sem sitio onde tem muitas arvores?

  2. #2

    Padrão Re: Internet em sitio

    Acho que o melhor equipamento é ter visada,sem ela esquece só dor de cabeça.

  3. #3

    Padrão Re: Internet em sitio

    Dependendo da distancia o bom eh fazer ptp e deixar sua antena somente para uso na cidade.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Internet em sitio

    Se for no usuário final até que é fácil(cliente); o irradiante basta estar em torno de 2 a 3 metros de altura, atinge um raio de cobertura incrível.

  5. #5

    Padrão Re: Internet em sitio

    "clientes sem sítio" são aquele pessoal do MST?

    Eu diria pra não confiar tanto em omni, se uma omni de 5dBi não ajuda muito, não é a troca por uma de 9dBi de R$ 200 que vai mudar, é mais questão de posicionar. Então geralmente prefiro colocar CPE num canto, apontada pra área maior. Geralmente a construção não fica exatamente no meio e fica fácil definir um lado pra onde terá mais sinal, um NS Loco M2 conecta em smartphone bem longe.

    Uma coisa é usar uma omni jogada num canto, mas pagar R$ 180 por uma não vale a pena nesse uso, de uma comum de 5dBi pra uma externa de 12dBi o nível de emissão vai aumentar 7dBm, onde o sinal chega (Depois de umas árvores) digamos a -95dBm, aumentar isso em 7dBm, pra -88dbm, não faz a menor diferença, não vai conectar igual! Cobertura total em área grande (Digamos 10 hectares, 200x500, com árvores) com só 1 equipto só se colocar uma torre de 20m no meio. Omni de R$ 200 em cima de telhado não muda muito com relação a anteninha 5dBi na mesma posição!
    (Põe a antena pra fora da caixa hermetica e passa silicone pra não entrar agua, dura uns 4 anos)


    Já se for pra equipto pra um PTP até ele, 5GHz tem zona de fresnel menor, se a visada passa 3m acima das árvores a qualidade da conexão será melhor em frequencia mais alta (Melhor em 5,8GHz que em 2,4GHz), não sei porque pra uso rural tem provedor insistindo em 2,4GHz ainda.

  6. #6

    Padrão Re: Internet em sitio

    Melhor equipamento e colocar o AP 3mts acima das arvores. Em um morro por exemplo. Nunca acima de 100 mts de distância da casa do cliente pois o cabo lan nao suporta... Se o lugar for plano so com torre mesmo. Se as arvores forem pinheiros, perobas ou arvores altas, prepara-te...
    Quanto ao equipamento, até 10 km pode ser Airgrid... acima disso e até 15km Powerbeam M5 300, até 23 km Powerbeam M5 400, até 35 km Powerbeam M5 620 (nao sei se ja tem firmware cliente)... Acima disso aconselho repetir o sinal

  7. #7

    Padrão Re: Internet em sitio

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Melhor equipamento e colocar o AP 3mts acima das arvores. Em um morro por exemplo. Nunca acima de 100 mts de distância da casa do cliente pois o cabo lan nao suporta... Se o lugar for plano so com torre mesmo. Se as arvores forem pinheiros, perobas ou arvores altas, prepara-te...
    Quanto ao equipamento, até 10 km pode ser Airgrid... acima disso e até 15km Powerbeam M5 300, até 23 km Powerbeam M5 400, até 35 km Powerbeam M5 620 (nao sei se ja tem firmware cliente)... Acima disso aconselho repetir o sinal
    Concordo, menos na parte de Airgrid, elas nao foram feitas pra ponto a ponto.

  8. #8

    Padrão Re: Internet em sitio

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Concordo, menos na parte de Airgrid, elas nao foram feitas pra ponto a ponto.
    Verdade... não foram mesmo... Mas o caso do colega é cliente em sitio...
    Ou seja um PTMP rural.