+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calculo de link pra condominio.

    Ola pessoal. O condominio onde eu moro (e sou tesoureiro)vai ter internet incorporada ja na taxa de condominio. A rede interna ja ta toda montada e agora so falta contratar o link pra suprir o servidor. Cada apartamento vai ter direito a 3Mb de link compartihado (como se fosse um adsl, um velox da vida)... São 20 apartamentos... A empresa que montou a estrutura de rede e que também é candidata a administrar o link diz que é preciso um link dedicado de 60 megas. Procede essa conta?
    Tô achando que tão querendo bater a carteira do condominio....

    Pra ajudar na conta ai o plano va ser 3072kbps down/ 600kbps up. Na prática e pra ter uma taxa de download la no pc do usuario de 384kb/s


    Quem puder ajudar na conta eu agradeco!

  2. #2

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Ola pessoal. O condominio onde eu moro (e sou tesoureiro)vai ter internet incorporada ja na taxa de condominio. A rede interna ja ta toda montada e agora so falta contratar o link pra suprir o servidor. Cada apartamento vai ter direito a 3Mb de link compartihado (como se fosse um adsl, um velox da vida)... São 20 apartamentos... A empresa que montou a estrutura de rede e que também é candidata a administrar o link diz que é preciso um link dedicado de 60 megas. Procede essa conta?
    Tô achando que tão querendo bater a carteira do condominio....

    Pra ajudar na conta ai o plano va ser 3072kbps down/ 600kbps up. Na prática e pra ter uma taxa de download la no pc do usuario de 384kb/s


    Quem puder ajudar na conta eu agradeco!
    Depende da utilização, mais por base tenho em 1 condomínio com 50 assinantes lah com planos de 2,4 e 6 megas com utilização total de 20 megas no máximo.

    qual cidade? estado

  3. #3

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    Depende da utilização, mais por base tenho em 1 condomínio com 50 assinantes lah com planos de 2,4 e 6 megas com utilização total de 20 megas no máximo.

    qual cidade? estado
    Em Colombo-PR.... mas amigo... como e feita essa conta ai? Me deixou mais confuso ainda....

  4. #4

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    60 mb, nunca seu condomínio vai usar tudo isso, se tiver limite de banda logico, pq todo mundo nunca vai se conectar ao mesmo tempo, na minha ideia uns 20 mb ja daria conta

  5. #5

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Citação Postado originalmente por JhoniVaz Ver Post
    60 mb, nunca seu condomínio vai usar tudo isso, se tiver limite de banda logico, pq todo mundo nunca vai se conectar ao mesmo tempo, na minha ideia uns 20 mb ja daria conta
    Tem limite sim... foi instalado aqui um MK mais um switch gerenciado...
    Quanto ao uso... mesmo a noute quendo ta todo mundo pendurado?

  6. #6

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    vai de 20 que vai ficar bom.

  7. #7

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Qual o tipo de link pretende usar? dedicado (fibra, radio, cabo), ou um ADSL da vida?

  8. #8

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    20 mbps dá e sobra muito ainda, tão querendo te enfiar a faca.

  9. #9

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    se a rede fosse minha eu usaria a seguinte logica
    Em nossa regiao varia de 60 a 75 % de clientes online na rede

    segue a logica
    20 clientes menos 60% fica 12 clientes multiplicado pelo quantidade de banda individual 3 mb dar 36 mb

    vai nessa q n vai ter dor de cabeça e vaiui haver horas q o link vai sobrar

  10. #10

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Qual o tipo de link pretende usar? dedicado (fibra, radio, cabo), ou um ADSL da vida?
    Depende da operadora que for mais barato... Mas é um dedicado com certeza

  11. #11

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Bom 3mb só para navegar blz tá de boa mas para que quer jogar online fica ruim por no mínimo 5mb para jogar no ps3 e pela Sony o ps4 já pede no mínimo 10mb

  12. #12

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Bom 3mb só para navegar blz tá de boa mas para que quer jogar online fica ruim por no mínimo 5mb para jogar no ps3 e pela Sony o ps4 já pede no mínimo 10mb
    Como e fornecido junto com o condominio é o basico. Quem quiser mais tem que pagar o excedente por fora....

  13. #13

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Fiquei com uma pulga atrás da orelha.... um cidadao da GVT veio aqui e me ofereceu o seguinte: um plano empresa de 300megas(não é dedicado)por R$ 450/mês e disse que dá no mesmo que um dedicado de 30mb que iria custar na casa dos R$ 3000,00. Procede essa informação? Vou conseguir atender os 20 aptos? Se eu contratar errado vou ter que alugar meu barraco e me mudar...

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tem limite sim... foi instalado aqui um MK mais um switch gerenciado...
    Quanto ao uso... mesmo a noute quendo ta todo mundo pendurado?
    Bom Dia ,
    30MB Bem gerenciado , você conseguirá suprir as necessidades básicas de navegação do pessoal.
    Porém irá depender da administração do link no MK.
    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Cara direto na gvt vc paga 199.90 em 150 mega pega no seu nome e distribui

  16. #16

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Tem um pessoal exagerando nos números aqui, ein...

    Para saber quanto de banda você vai precisar, tem que analisar o perfil de uso. Em alguns lugares, onde o uso é mais básico ou menos frequente, dá para trabalhar com uma proporção de 1:10, em outros já tem que ser 1:4, por exemplo. Também influencia no cálculo a banda dos clientes. Quanto mais banda ofertada nos planos, maior pode ser a proporção, porque embora haverão picos de tráfego, por ter uma banda maior eles serão mais breves (seja o que for que estiver carregando, terminará mais rápido e liberará a rede).

    O que isso significa, é que na proporção de 1:10, por exemplo, com 1Mbps dedicado você atende 10 clientes de 1Mbps compartilhado com pouco uso. Em 1:4, 1Mbps dedicado para 4 clientes de 1Mbps...

    Eu acho que só existe 1:10 em rede de provedor que atende zona rural, provedor mal estruturado, que não calcula coisa alguma e só pensa em dinheiro ou onde há planos altos (uma média de 10Mbps contratados, no mínimo).

    Mesmo com proporção 1:4, que garante a banda do cliente em quase todo tempo, 20Mbps para 60 clientes de 3Mbps é suficiente e até sobra um pouco (sobrar de mais é jogar dinheiro fora). A conta é: 3Mbps dedicados = 12Mbps vendidos (4 clientes de 3Mbps). 20 clientes de 3Mbps = 60Mbps vendidos. 1/4 (proporção 1:4) disso é 15Mbps de consumo, 20Mbps de link por segurança.

    Pode ter até menos que 15Mbps de consumo aí se o uso for mais leve. Tem que analisar isso.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Fiquei com uma pulga atrás da orelha.... um cidadao da GVT veio aqui e me ofereceu o seguinte: um plano empresa de 300megas(não é dedicado)por R$ 450/mês e disse que dá no mesmo que um dedicado de 30mb que iria custar na casa dos R$ 3000,00. Procede essa informação? Vou conseguir atender os 20 aptos? Se eu contratar errado vou ter que alugar meu barraco e me mudar...
    Se esse plano de 300Mbps tiver 30Mbps de upload (porque link dedicado é simétrico), analisando apenas banda será até superior a um dedicado de 30Mbps (por causa dos 270Mbps de download adicionais).

    Mas não é apenas isso que se analisa. Qual é a garantia de banda desse plano? Não é 100%, como um dedicado, certo? E o SLA? Claro que não garantem que você terá essa conexão funcionando ao menos 99,9% do tempo, como um dedicado.

    Quem usa conexão de acesso como link de provedor tem uma garantia para o cliente muito baixa. Se a GVT garante um mínimo de 40% (taxa de transmissão instantânea, que é o que importa - valor definido pela Anatel) da banda e disponibilidade da conexão e o provedor que revende garante esses 40% também, no final ele está na verdade garantido apenas 16% (0,4 * 0,4) de taxa de transmissão instantânea. Talvez um pouco, muito pouco mais que isso, porque há a pequeníssima e remota possibilidade de que sua rede pare/sobrecarregue no mesmo instante que a rede da operadora, mas mesmo assim não passa de 20%.

    Para onde foram os outros 24%? Para sua rede, que também pode parar ou sofrer lentidão/congestão (estamos somando a probabilidade legalmente aceitável de que isso ocorra na sua rede e na rede da operadora). E como fica a determinação da Anatel? Não é cumprida. Se o link fosse dedicado, com seus 99,9% (nunca é 100%, mas é perto disso) de garantia de disponibilidade e 100% de banda, o cálculo da garantia real para o cliente seria simples: 100% * 40% (sua garantia, por ex.) = 40% (ou 1 * 0,4 = 0,4), exatamente o que foi prometido.

    Atualização: somente agora vi que você, @sphreak, é o autor do tópico, hehehe. Nesse caso, acho que não precisa se preocupar com essas garantias de banda, isso é determinação da Anatel para provedores. Mas bom que fique registrado aqui, para que o pessoal que usa conexão de acesso como link entenda o que estão realmente entregando aos clientes.
    Última edição por TsouzaR; 14-10-2015 às 21:55.

  17. #17

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Meu deus , tão querendo pegar dinheiro mesmo , vai variar mesmo do perfil dos usuarios, aqui tenho a proporçao 1:10 e sobra , mas quanto mais reduzido o numero de usuarios , menor tem que ser a proporção pela chance de gargalo , eu colocaria algo entre 20 e 30 megas.

  18. #18

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    To começando a captar... Acho que esses 300Mb ai estão de bom tamanho então. O plano e de 300/150, que vai dar ai com os 40% 120/60... tá é de bom tamanho!

  19. #19

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Tudo jóia,

    60Mb é muita coisa, se fosse bandas maiores seria justificado.

    Estimo 20Mb ou até menos para apenas 20 apartamentos.

    A conta é simples, mesmo que todos estejam no seu imóvel (horário de pico), todos não estarão utilizando constantemente e ao mesmo tempo a internet, então a banda ociosa de um usuário é utilizado pelo outro.

    Obs: apenas uma ressalva, como o condomínio esta cobrando dos moradores a internet diretamente, perante a Anatel é ilegal, quem pode faturar é apenas a empresa que possui a Outorga SCM.


    Anderson

  20. #20

    Padrão Re: Calculo de link pra condominio.

    Citação Postado originalmente por LinkDedicado-BRASIL Ver Post
    Tudo jóia,

    60Mb é muita coisa, se fosse bandas maiores seria justificado.

    Estimo 20Mb ou até menos para apenas 20 apartamentos.

    A conta é simples, mesmo que todos estejam no seu imóvel (horário de pico), todos não estarão utilizando constantemente e ao mesmo tempo a internet, então a banda ociosa de um usuário é utilizado pelo outro.

    Obs: apenas uma ressalva, como o condomínio esta cobrando dos moradores a internet diretamente, perante a Anatel é ilegal, quem pode faturar é apenas a empresa que possui a Outorga SCM.


    Anderson
    Entendi o calculo... Quanto a cobrança seria assim... o condominio so faz o desconto de valores, quem vai administrar a rede e uma empresa