+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rotas para Wan1 e Wan2 Mikrotik

    Galera preciso de uma ajudinha aqui, tenho uma rb 750 com o seguinte cenário: wan1: 172.16.0.1/24, wan2: 192.168.1.1/24, lan:192.168.0.0/24, O que eu queria era que toda vez que minha lan precisasse acessar a rede 192.168.1.0/24 saíse pela wan2, como faço essa configuração no mikrotik ? obg...

  2. #2

    Padrão Re: Rotas para Wan1 e Wan2 Mikrotik

    criei uma rota aqui assim:dst address 192.168.1.0/24, gateway: eth2(wan2), esta ate funcionando, consigo pingar para qualquer ip da rede 192.168.1.0/24 mas nao estou conseguindo pingar para os nomes dos computadores como se tivesse algum prob relacionado ao dns...alguma dica ?

  3. #3

    Padrão Re: Rotas para Wan1 e Wan2 Mikrotik

    Amigo, você nem precisa dessa rota..
    Afinal, o próprio MikroTik é membro dessa rede e vai fazer o roteamento de uma para a outra.

    Pelo que estou entendendo você está tentando relacionar o IP dos computadores ao seu nome de Netbios? Se sim, acredito que você não conseguirá usar dessa forma. Acredito que esse nome de Netbios não se propague através de roteamento.

    Se o seu servidor de DNS for esse MikroTik, você pode ir no menu IP->DNS->Static e ali criar os nomes que você quer e atrelar ao IP, ai sim, vai funcionar.

    Att.

  4. #4

    Padrão Re: Rotas para Wan1 e Wan2 Mikrotik

    realmente tudo que vc disse funcionou, so nao a questao do dns, coloquei o dns estatico, no proprio terminal do mk ele pinga para o host, mas na maquina da rede nao consegue resolver e pingar.

  5. #5

    Padrão Re: Rotas para Wan1 e Wan2 Mikrotik

    Para que funcione você precisa marcar IP->DNS
    Allow Remote Requests
    E na máquina, colocar como DNS o IP desse MikroTik.

  6. #6

    Padrão Re: Rotas para Wan1 e Wan2 Mikrotik

    esta dessa forma mesmo, ja reiniciei aqui a rb e o pc e fica do mesmo jeito