+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation O treliçamento correto é só pra um lado ou seria um pra diretia e outro pra esquerda

    Qual é qual?

    O treliçamento correto é só pra um lado ou seria um pra diretia e outro pra esquerda?

    Anexo 61349

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: O treliçamento correto é só pra um lado ou seria um pra diretia e outro pra esquerda

    O senhor é engenheiro e acredito que saiba melhor do que ninguém aqui do fórum como deve ser, eu utilizo o segundo exemplo para torres, seja ela de qualquer altura, já para estrutura como telhados de barracões utilizo o primeiro exemplo. Motivos: uma torre tende a sofrer torque em ambos os lados, por isso deve estar travada como tal, já uma estrutura metálica de uma cobertura a pressão é apenas para sustentação do peso das telhas, mas os pés direitos costumo fazer em zig zag também. Mas estou curioso para ver seus argumentos.

  3. #3

    Padrão Re: O treliçamento correto é só pra um lado ou seria um pra diretia e outro pra esquerda

    Bom dia! Comecei a trabalhar com telecom há pouco tempo, eu faço memórias de cálculos, lá vai o que é o menor esforço, assim nunca prestei atenção a este fato, por que sempre foi para torre, já para telhado não é meu oficio, eu nunca fiz estrutura para telhado, fiz para galpões industriais, mas os projetos quem tem feito são projetistas desenhistas, nunca entrei no mérito, é lógico que o conceito é para cada caso em particular, mas repito não sou projetista e nem desenhista de telhados e nem de torre, eu faço o que as normas mandam, em base das normas no Brasil, possuem muitas falhas, não são completas e não explicam nos detalhes, apenas esboçam algum tipo de regulamentações, assim eu sou meio leigo neste assunto, por que minha área é de legalização de equipamentos eletromecânicos e de estruturas metálicas comecei a trabalhar a pouco tempo, nunca fui afeiçoado a estruturas, sempre projetista de mecanismos para automatizações, que são peças de movimentação dinâmica, tem estática mas para automação é outro conceito, mas justamente eu coloquei isto, por que o meu cliente esboçou a dúvida, ai eu entro em resistências dos materias e lá são cálculos de esforços, também nunca li sobre esta teoria, as escolas não ensinam tudo, a gente trabalha aonde é tua especialidade telhados não são de minha especialidade, mas que legal, agradeço teu conceito, eu não sabia disto, valeu. Não por que voce é engenheiro tem que ser conhecedor de tudo, não, cada um tem uma especialidade, sempre trabalhei com mecatrônica, agora voltei a ser mecânico pleno, por questão de sobrevivência e os projetistas desenhistas temos feitos projetos de pontes rolantes e pórticos neste outro campo, as forças dos metais são em função da capacidade de carga, o mundo é muito grande, a gente não nasceu sabendo, nem tudo aprendemos, a cada dia que se passa aprende-se algo novo, ontem fiz chá mate Leão, nunca tomei, agora descobri que tem suas vantagens, mas prefiro chás verdes, por que é costume, a gente neste país é muito mal informados, ninguém te traz algo de graça, ou seja, a grande maioria dos brasileiros, são desinformados, ontem entrei no Conselho Regional de Educação Fisica, para descobrir como homologar aparelhos de ginásticas, não souberam me informar, se vê que os órgãos federais ou estaduais, que são letárgicos funcionários públicos nunca sabem nada, e deveriam, deveriam, é uma lástima este país do faz de conta. abs e bom dia.

  4. #4

    Padrão Re: O treliçamento correto é só pra um lado ou seria um pra diretia e outro pra esquerda

    Os dois sao corretos e cada um se comporta de forma diferente segundo o carregamento.

    Aquele que tem diagonais para mesmo lado se denomina "Z " e o outro que tem as diagonais para esquerda e direita se denomina "K direita ou esquerda c/ horizontal" .

  5. #5

    Padrão Re: O treliçamento correto é só pra um lado ou seria um pra diretia e outro pra esquerda

    Se for torre triangular ou quadrada pequena, até uns 30m:
    Mas se pensar pelo lado econômico, é mais rápido e fácil fazer em zigue-zague, peça única, no exemplo da imagem seriam 4 dobra na dobradora, e 5 soldas.

    (Enquanto partes separadas seriam 4 cortes (Mais demorados que dobra) e 8 soldas)

    Isso imaginando que o construtor tenha uma dobradora graduada e não uma caseira, com os ângulos marcados, em meia hora se dobra todas as partes pra uma torre de 30m, economiza muitos dias na construção.

    Fora que pra subir é bem melhor com o ferro em zigue-zague, se for com travessar em distancia tipo 40-50cm você segura com a mão e puxa o corpo, a cada 50cm o lado onde você segura muda de lado. Com a treliça sempre pro mesmo lado você tem que subir que nem idoso, de degrau em degrau, puxando sempre no mesmo braço.
    (Ou seja, pergunta pra quem sobe, sobre qual é mais confortável e seguro, afinal eles é que vão usar a torre)