Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @rubem vale a pena pagar 300 dilmas em uma bateria selada de 24 A? Eu to querendo fazer um sisteminha bem simples, para 4 Rocket M5 e um switch 8 portas da Intelbras, com aqueles carregadores da Volt ou CCN. Será que cola ou é desperdício de dinheiro?
    Não tinha visto a mensagem.

    Olha, cada bateria 12V 7A está uns R$ 70 no máximo, 3 delas dá 21A por R$ 210, 4 dá 28A e R$ 280.

    Fora opções tipo essa:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...6ah-30ah/10661
    O preço dessa via web vai até uns R$ 250. Comprando 2 pra sistema 24V até aqui no interior sai uns R$ 550, menos de R$ 300 por unidade.

    Sobre usar só 1: O problema de bateria 12V no chão é a queda de tensão por cabo longo.
    Leva numa mochila ou fazer sistema indoor com 1 ou 2m de fio é tranquilo, não tem queda de tensão, mas bateria precisa lugar fresco, no chão mesmo, se pegar uma pico de consumo de 8W por aparelho serão 30W ao todo pros 5, e 30W em 12V são 2,5A, se usar isso via cabo POE em 12V vai ter queda de 1,5V em uns 15m de cabo, se for pra 30m numa torre pequena vai pra 3V de queda e aí os Rocket já nem ligam direito.
    (Nem com um cabo PP de 2mm ia ajudar muito, iria perder o fim da capacidade da bateria, quando a bateria ainda tivesse uns 20% de energia, lá pelos 10,7V, chegaria lá em cima depois de 30m de fio grosso e perdas em conectores e injetor POE uns 0,5 a 0,7V e os equiptos desligariam)

    Mas... sai mais barato usar só 1 bateria (Se ela tem energia suficiente, com consumo de 30W essa de 24A (Em C10) deve dar pra umas 9 horas), e usar um conversor dc-dc pra elevar de 10-13V pra uns 18V:
    http://www.fabioconversoresdc.com/step-up/
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM
    Ajusta no trimpot azul a saída pra 18 ou 20V e tá feito, a corrente circulando será menor e pode até usar 30m de cabo POE sem problemas.
    (Nem precisa elevar pra 24V, Rocket opera tão bem com 18V como com 24V, diferença mínima no rendimento)

    Passando de 12V pra 18V eles realmente rendem perto dos 94% prometidos, não é perfeito mas essa perda pequena de energia levaria uns 20 anos pra pagar mais uma bateria DF300 num sistema 24V!
    (Bateria que sei lá se duraria 5 anos, então nunca se pagaria)

  2. #22

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Na verdade @rubem o switch vai ficar dentro do armário, e os equipamentos estão em uma distância de 10 metros, quanto muito. Perda de tensão não será problema.

    Eu fiz um esquema de alimentação pela porta LAN do switch, então vai cair tudo em um "POE" interligado nas portas. Tudo em 12V, tanto os aparelhos como o switch.

    Vale a pena usar uma fonte da Volt para carregar a bateria? Eu encontrei uma Freedom de 40 A por 390 reais aqui na cidade. Com um carregador de 7 A levaria umas 12 h carregando, mas em compensação me daria uma autonomia também de 10 a 12h. Meus cálculos estão certos?

    Agradeço a disposição em responder.

  3. #23

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Se pegar a Freedom DF500, vendida como "40Ah" as vezes, ela tem 40Ah só a C100 (Descarga em 100 horas, ou seja, a 0,4A por hora leva 100 horas pra chegar a 10,5V), se pegar a capacidade dela em C10 de 30Ah, 12V * 30Ah = 360Wh armazenados.

    Se consumir 40W (8W por aparelho, sendo 5 dá 40W, antes falei 30W por burrice. Mas é possível que fique nuns 7W por rocket e 4W no switch, isso dá 32W), a conta seria 360 / 40 = 9 horas.
    Se for 32W de consumo, 360 / 32 = 11 horas e pouco.

    O nobreak DC da Volt mais pequeno é o 12V 5A, ele manda 5A pro equipto (12 * 5 = 60W, serve pro seu equipto com sobra), mas a corrente de carga dele pra bateria é de uns 0,7 a 0,8A. Seria 40Ah / 0,8 = 50 horas, mas tem uns 40% de perda então pega esse numero e aumenta 40%, 50 + 40% = 70 horas. Isso pro caso da bateria acabar totalmente (Zerar), ou seja, 10 ou 11 horas de black-out.

    Os modelos da Volt que tem carregador decente, de 5A, são os modelos de 500W, o 12V 13A pra cima.
    (O 12V 8A também tem corrente pequena, é pra bateria 12V 7Ah)

    Não lembro de nenhum nobreak DC 12V de uns 5A que tenha carregador decente, os CCN, VA e Fag que eu lembre todos tem uns 0,7 a 0,8A no carregador. Se for pra ficar limitado nisso eu evitaria modelo caro e compraria um dos mais baratos:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-138v5a07a-_JM

    Os TPNet fico devendo, não sei qual a corrente de carga no modelo 12V menor.

    Se tiver pouco black-out tanto faz o tempo de recarga da bateria, aí qualquer nobreak DC serve (Mas pro seu consumo que deve ficar entre 30 e 40W é bom pegar os de 5A ou mais, não pegue uns baratos de 12V 3A).

  4. #24

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Alias, em 10m de fio não tem tanta queda de tensão (Se cada Rocket for alimentado pelo seu cabo, tipo usando os nobreak DC TPNet), mas... as vezes tem queda de tensão extra em conector que dá pau, via de regra indico não usar POE 12V nunca em torre.

    Então se tiver travamentos futuros, já sabe, o primeiro acusado deve ser tensão baixa por queda em cabo e conectores, mesmo que seja só 10m.

    (Faquinha do RJ45 prensando mal o fio, ou ela apertando muito pouco o contato com o terminal lá no jack RJ45, isso tudo é um prato cheio pra ter quedinha boba de 0,5V, e... você está trabalhando perto do limiar inferior de tensão suportada pelo Rocket, a margem de erro é baixa, por isso a indicação de usar 24V, ou pelo menos um conversor dc-dc elevando a tensão pra uns 16 ou 18V (Mesmo pra 16V já tá bom, pode ter uma queda gigante tipo 5V e ainda não terá problema))

  5. #25

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    @rubem olha o que eu encontrei: http://produto.mercadolivre.com.br/M...138v8a8a-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:2]

    Serve de referência para quem precisar. Esse equipamento entrega 8A na saída, para alimentar os equipamentos, e entrega 8A para carga da bateria.