+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    Bom dia galera. estou querendo colocar uma hyperlink 12 dbi + bullet m5 para atender aproximadamente 30 cliente com 2 megas cada e uma distancia maxima de 2,6km

    Fica legal?

  2. #2

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    Existe equipamemto melhor, por um custo bem menor no mercado. A exemplo as omnitik com sxt nos clientes.

  3. #3

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    Com polarização simples, 30 pessoas de 1M já seria demais, imagina 2M por cliente!

    Pra esse equipto pegar bem em 2,5Km precisaria usar digamos MCS3 (E nos clientes colocar Airgrid, nada de antena pequena tipo NS Loco), e com MCS3 poderia vender agregado mal e mal 8Mbps.

    Procura algo de polarização dupla, aí sim pode usar datarate baixo, que pode funcionar com sinal baixo (Tipo -65 a -70dBm), e poder usar sinal baixo significa ter alcance grande (2,5Km pra CPE de R$ 250-300 é "grande").

    Usando SXT Lite5 nos clientes, e na torre um sistema com 30dBm EIRP (Omni dupla-polarização de 10dBi, radio a 20dBm, seja Rocket, RB, qualquer coisa com 2 chains), teria sinal suficiente pra MCS10, e com ele dá pra vender uns 20Mbps agregado, tranquilo pra 30 pagantes de 2M cada.

    Se quer ficar escravo da UBNT e usar Airmax e tal, NS Loco M5 daria pra uns 1500m com algo assim (Omni DP 10dBi + Radio a 20dBm), acima disso precisaria NanoBeam 19dBi, e ela chega nuns 3Km com sinal suficiente pra MCS10 ou 11.

    Se quer mesmo usar polarização simples (Em 2009 era ok, mas em 2015 isso é primitivo), vejamos, em MCS5 poderia vender uns 15Mbps agregado, deve servir, com o Bullet M5 a 20dBm vai ter, num Airgrid 22dBi a 2,5Km, sinal tipo -60dbm, dá pra usar. Só que em cliente a 400m de distancia vai ter que usar o mesmo Aigrid, reduzir a potência até 0dBm senão estoura o tímpano da omni, não tem como dar opções ao cliente (Colocar NS Loco M5 em omni single-pol faz ela usar packet probe pra definir qual polarização usar, em cliente perto da torre o sinal da polarização errada chega legível e o radio da torre responde, gasta processamento com besteira, aí a capacidade de vender 15Mbps agregado cai pra, digamos, 12M agregado, e se não caprichar muuuito nessas instalações o ridículo/velho Bullet M5 não entrega conexão decente mais pra que uns 10 simultâneos. Enquanto com dupla-polarização de ganho mais alto tem que ERRAR muito pra ter desempenho ruim (Com omni single-pol em datarate alto tem que caprichar muito pra NÃO ter desempenho ruim)).

    Se for ter média de 15 simultaneos, e for cliente resisdencial pacato, dá pra arriscar isso (Omni single, com airgrid nos clientes), mas isso não sai muito mais barato que opções de polarização dupla, onde o trafego agregado vendível dobra, então poderia usar datarate mais baixo, e lidar melhor com zonas de fresnel ruim.

  4. #4

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    ronei10 esta certo, a melhor opção hoje e omnitik +SXT

  5. #5

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    voces são formidaveis !!!
    muito agradecido!!!

    mais tenho duvidas ainda, me ajudem por gentileza.

    se eu colocar omnitik ele aceita tranquilamente os equipamentos sxt e ubnt corretos

    consigo colocar 2 megas para 30 clientes?
    consigo passar 40 megas em horario de pico?

  6. #6

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    O Omnitik voce pode configurar para ele aceitar as duas marcas ou so NV2 da Mikrotik. esta ultima opção é a melhor de longe pois vai te permitir ter mais clientes em simultaneos. Pode por mais de 2Mbps para cada cliente e ele vai conseguir uns 70Mbps em horario pico, talves mais porem nao posso afirmar.

    Resumindo , compensa muito utilizar so Omnitik com SXT.

    Se preferir a opção UBNT pode por um Rocket M5 com antena Omni AMO 5G10 e utilizar LOCO M5 como cliente, porem creio custo final mais caro. Ai vai configurar ele com AIRMAX e vai ter uma grande melhoria compativel com a NV2 da Mikrotik.

  7. #7

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00010.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	857,3 KB
ID:      	61498Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00011.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	470,0 KB
ID:      	61499Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00012.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	549,2 KB
ID:      	61500

    fala ai galera blza.
    entao eu segui o conselho de voces.
    estou instalando hj a omnitik.

    vou postar pra voces o sinal dos clientes distancia, vamos ver como vai ser ok!!

  8. #8

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    isso posta os resultados ...

  9. #9

    Padrão Re: omni hyperlink 5.8 + bullet m5

    NAO APROVEI!!!!
    Fui de rocket + basestation
    fui mais feliz