+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    Pessoal, uma dúvida. Exceto Download e Upload de arquivos claro.

    Paginas por exemplo, facebook.com, globo.com etc... até que velocidade tem diferença na abertura desses sites?

    Exemplo:
    1Mbps globo/facebook = 5 segundos carregamento 100%
    2Mbps globo/facebook = 3 segundos carregamento 100%
    10Mbps globo/facebook = 1 segundo carregamento 100%
    20Mbps globo/facebook = ... x carregamento 100%

    Vamos supor que estamos usando um computador compatível para tal desempenho.

  2. #2

    Padrão Re: Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    Bom dia, essa sua pergunta é muito relativa a diversos fatores como, velocidade em que seu servidor DNS responderá ao pedido, distância física em que o servidor requisitado está de seu computador. O Facebook por exemplo, se você traçar a rota durante algumas vezes por dia até ele, verá que o IP de destino muda diversas vezes e assim mudando a velocidade com que ele responderá trazendo o conteúdo devido a diferença de carga de cada servidor. Aqui em meu provedor, fora do horário de pico, o facebook me direciona para o IP 31.13.85.8(DNS recursivo próprio, ping ICMP de 18ms), onde a página é carregada em no máximo 5 segundos(plano de 1mb). Durante o horário de pico ele me direciona para o IP 31.13.73.1(DNS recursivo próprio, ping ICMP de 189ms) onde a página as vezes mesmo com 5mb demora até 15 segundos para ser carregada.

    É complicado hoje em dia achar um padrão de velocidade que funcione igualmente para todos os sites.

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 1mb : 6 segundos

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 2mb : 5 segundos

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 3mb : 5 segundos

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 10mb : 5 segundos

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    Sim sim. Muito bom sua explicação.

  4. #4

    Padrão Re: Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    Citação Postado originalmente por carlosgossler Ver Post
    Bom dia, essa sua pergunta é muito relativa a diversos fatores como, velocidade em que seu servidor DNS responderá ao pedido, distância física em que o servidor requisitado está de seu computador. O Facebook por exemplo, se você traçar a rota durante algumas vezes por dia até ele, verá que o IP de destino muda diversas vezes e assim mudando a velocidade com que ele responderá trazendo o conteúdo devido a diferença de carga de cada servidor. Aqui em meu provedor, fora do horário de pico, o facebook me direciona para o IP 31.13.85.8(DNS recursivo próprio, ping ICMP de 18ms), onde a página é carregada em no máximo 5 segundos(plano de 1mb). Durante o horário de pico ele me direciona para o IP 31.13.73.1(DNS recursivo próprio, ping ICMP de 189ms) onde a página as vezes mesmo com 5mb demora até 15 segundos para ser carregada.

    É complicado hoje em dia achar um padrão de velocidade que funcione igualmente para todos os sites.

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 1mb : 6 segundos

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 2mb : 5 segundos

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 3mb : 5 segundos

    www.globo.com : 186.192.82.163 : 10mb : 5 segundos

    Espero ter ajudado.
    Engraçado, aqui o ping do face é no 146.148.34.125 com media de 176ms .. todas as vezes .. em horário de pico ou não..

  5. #5

    Padrão Re: Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    E tem que ver que página composta tem conteúdo de N lugares.

    Aqui na roça levo 12 segundos pra abrir o globo.com com uma ADSL que promete 10Mbps.
    Só que... em 5 segundos abre o grosso do conteúdo, os outros 7s são pra abrir propagandinhas e etc.
    (Com o Adblock ativo (E todo mundo devia usar ele) são uns 8s)

    Tem que ver não só o ping ou a rota.
    Se você traçar a rota até o Facebook.com, ou que seja até os DNS do Google 8.8.8.8, vai ver a rota até os EUA, mas eles tem espelhos locais e bem próximos de todo mundo. Além do Google Cache Content em vários PTT's (Acho que são quase 30 GCC no brasil, era isso até algum tempo atrás), o Facebook usa CDN da Akamai, e a Akamai tem conteúdo espelhado em todo canto.

    Se você acessar um servidor HTTP nos EUA mesmo, lá do lado do FB ou Google, um ip-qualquer/index.htm, um html puro de 32KB, é capaz de levar 5 segundos no processo todo, como se o acesso até fosse feito a 50Kbps! Essas velocidades altas de carregamento em grandes portais tem mais relação com a proximidade ou não de um cache ou espelhamento.

    (Eu tenho velocidades ridículas pro FB ou qualquer outros sites com conteúdo, MAAAS, rumo a qualquer coisa do Google é tudo rápido. Se pego, digamos, um arquivo no brasil mesmo, digamos no www.linorg.usp.br , raramente chega em 1/4 da velocidade contratada, e ele está no brasil! Mas se baixo um vídeo do Youtube (Ou o instalador do Chrome, do Google) é a 100% da velocidade contratada! Porque? Porque minha operadora, a ridícula Oi, tem um cache do Google a uns 800Km de mim, mas a interconexão dela até a USP é super-lerda (E até fora do brasil é mais lerda ainda). Ou seja, o conteúdo hospedado a 800Km daqui é rápido, mas depois disso há um gargalo, e o que há hospedado a 800Km de mim é só conteúdo do Google (É um GCC pelo visto). Se tivesse um CDN da Akamai lá teria ótima velocidade ao Facebook, por mais que o tracert ou o ping rumo ao FB sejam enormes (Alias, ping rumo ao Youtube pra mim dá mais de 200ms, mas os downloads são 10x mais rápidos que rumo ao Linorg.usp.br , que por sua vez tem ping de apenas 100ms! Pra ver como o ping não pode ser referencia quando se trata de conteúdo em sistemas de cache/espelhamento/CDN's)


    Isso sem falar no tempo pro navegador montar tudo, tem navegador que leva 2s pra exibir um mísero html de 30KB no seu próprio PC!

  6. #6

    Padrão Re: Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    aqui ta quase 300 o ping para o face e nao trava os videos, abre em 3 segundos a pagina, dns local.

  7. #7

    Padrão Re: Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    EU vi um analysis sobre este assunto, feito de um fabricante de gateway profissional no EUA. A resposta era que depois de 4mbps, existe o lei de rendimentos decrescentes ou seja, quase não dar para visualizar muito a diferença em velocidade acima de 4mbps.

  8. #8

    Padrão Re: Até que velocidade /Mbps influência na abertura de paginas.

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    aqui ta quase 300 o ping para o face e nao trava os videos, abre em 3 segundos a pagina, dns local.
    Bom exemplo, o ping provavelmente vai lá pros EUA, mas ao requisitar conteúdo quem responde é CDN ou espelho local (Ou perto de você, no PTT mais próximo ou na operadora que te fornece o link mesmo).

    Idem pra servidor de DNS, não dá pra se basear em ping ou tracert porque ocorre isso também, a resposta REAL vem de cache bem próximo, mas o ping e tracrt vão pro outro lado do mundo e demoram milênios.