+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Ajuda - ericsson mini link cn 510 18ghz

    Galera, primeiro gostaria de dizer que estou me aventurando com estes rádios e que meu conhecimento sobre eles é 0 ou quase 0.
    Estou montando este enlace com duas rau2x de 18ghz, e dois cn 510.
    O problema e que alinhei tudo no olho são 4km so e a visada é limpa limpa, não tem nada na frente, de um lado vejo o outro, mas estranhamente so acho o sinal de um lado, tirei um print de um lado pra mostrar ta -58 de um lado e do outro so aparece -91, é muito estranho, ja troquei canal mexi nas antenas e tudo mais, mas não adianta, ja coloquei adaptive, desativei o adaptive, mexi na canalização e nada resolve.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radio ericsson mini link 18.jpg
Visualizações:	512
Tamanho: 	102,4 KB
ID:      	61519

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda - ericsson mini link cn 510 18ghz

    4km é facil de alinhar é no olho, mas 18ghz é complicado, feixo é fino demais... isso é alinhamento mesmo desabilita o loops

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda - ericsson mini link cn 510 18ghz

    isso, mas colocamos o multimetro do lado que da sinal e chegamos a 1,82v mesmo assim não conectou

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda - ericsson mini link cn 510 18ghz

    O fato de ficar com -58 de um lado e -91 no outro, pode ser uso desse canal por outro enlace.
    Se você desligar o amplificador do lado que tem -91 (Mute TX) continua esses -58? Se sim, é interferência, não é o seu enlace que o rádio está "escutando".

    Pela experiência que tive com rádios digitais.. passou de -52 de sinal eles começam a cair.
    E nessa frequência você não pode arriscar.. uma chuva forte derruba esse enlace.
    Você precisa de -44 -46 de sinal ai para ficar tranquilo.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda - ericsson mini link cn 510 18ghz

    Obrigado pelas sabias palavras amigo.
    Hoje pela manha fui do outro lado do enlace, alinhei as antenas e consegui -46, quando desligo o lado -91 o -46 some e fica -91, mas nada faz os dois se comunicarem, dai cheguei a uma conclusão um tanto quanto teórica... "Se eu estiver errado sintam-se a vontade para corrigir"
    Toda RAU trabalha com uma freqüência que faz o TX e outra bem longe que faz o RX, dai ela consegue trabalhar a full, pois bem, vamos imaginar que o tx de um lado ou a parte que faz o tx de problema ou perca potencia, será que ela não iria achar o sinal do outro lado mas não teria forças para transmitir dai ocorrendo este erro?


    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    O fato de ficar com -58 de um lado e -91 no outro, pode ser uso desse canal por outro enlace.
    Se você desligar o amplificador do lado que tem -91 (Mute TX) continua esses -58? Se sim, é interferência, não é o seu enlace que o rádio está "escutando".

    Pela experiência que tive com rádios digitais.. passou de -52 de sinal eles começam a cair.
    E nessa frequência você não pode arriscar.. uma chuva forte derruba esse enlace.
    Você precisa de -44 -46 de sinal ai para ficar tranquilo.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda - ericsson mini link cn 510 18ghz

    Pelo que eu saiba os amplificadores em rádios até uns 18GHz é CI meio comum, melhor que os amplificadores de 5GHz (Que queimam muito em NS e cia) mas não é um componente fantástico, seria um amplificador de uns 20-25dBm.

    Então se esse rádio tem os CI's amplificadores "comuns" que rádios de 6 a 15GHz usam, queimar pode sim, e quem queimaria seria o radio que está recebendo sinal alto.
    (O que está recebendo sinal baixo dificilmente tem culpa, não tem nenhum componente no setor de RX pra cria isso, o problema deve ser com o TX do outro mesmo)

    Sobre a diferença de canais em TX e RX, realmente tem uns 1,5GHz de diferença entre ida e volta, a volta do primeiro canal ainda fica 1GHz acima da ida do último canal, e as antenas podem ter diferença de ganho conforme a frequência. Mas... mesmo uma antena muito torta teria 6 ou talvez 10dBm de diferença, chance zero de ela ter, digamos, 30dBi de ganho a 17,9GHz e -20dBi a 19,6GHz (Só assim explicaria um sinal -48/-91 tx/rx). E é fixo, você selecionou um canal no TX, o radio autocompleta o canal de RX, não tem como mudar isso.

    (E usar o modo RTPC ou ATPC (No ajuste de potência, acho que a Erickson usa),também não ia fazer isso de dar sinal baixo, eles seriam referentes a potencia automática, mas não desligam um rádio a ponto de dar sinal tão baixo)

    Enfim, se desligando o TX nada muda no outro lado, então o radio tem problema no TX mesmo (E o razoavel seria justamente só 1 ter problema no amplificador, 2 unidades diferentes não podem ter o mesmo defeito).

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda - ericsson mini link cn 510 18ghz

    Sabias suas explicações, aprendi muito. Vou mandar as raus para um laboratorio para ver o que esta acontecendo