Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Boa tarde a todos!
    Primeiramente quero agradecer por me receberem no Fórum espero poder ajuda-los.

    Por favor, já vou começar com uma dúvida!

    Estou pensando em montar um provedor de internet (100% legalizado e 100% Fibra Óptica), porém, tenho algumas dúvidas em questão a central de distribuição...

    A questão é o que ficaria mais eficiente para usar como roteador + Cache Full?

    Servidor com as configurações abaixo:

    MARCA: DELL
    MODELO: POWEREDGE 2950
    PROCESSADOR: 2x XEON DUALCORE E5110 1.6
    MEMÓRIA: 8 GB DDR2
    DISCO RIGÍDO: 2x HD’s 146 SAS 15K - RAID (CACHE FULL MIKROTIK 6.31)
    SISTEMA OPERACIONAL: Hyper-V 2012 - 64 bits / Mikrotik 6.31
    PLACA ÓPTICA: 1 Placa Óptica de 8 GIGAS
    PLACA DE REDE: 2 Placa de rede (RJ45) 10 GIGAS

    Roteador Mikrotik com as configurações abaixo:

    Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S

    Modelo/código: CCR1016-12S-1S+
    SFP DDMI: SIM
    Frequência nominal CPU: 1.2 GHz
    Núcleos de processamento: 16
    RAM: 2 GIGAS
    Arquitetura: TITLE
    Portas ethernet 10/100
    Portas ethernet 10/100/1000
    Portas USB: 1
    Plugue de energia: 2
    Suporte a 802.3af: NÃO
    Tensão de entrada: 24 V - 24 V
    Entrada PoE: NÃO
    Saída PoE: NÃO
    Monitor de tensão: Sim
    Monitor temperatura CPU: Sim
    Monitor temperatura PCB: Não
    SO: Mikrotik 6
    Monitor corrente elétr.: Sim
    CPU: TLR4-01680CG-12CE-A3a
    Consumo máx.: 44 W
    Portas SFP: 12
    Portas SFP+: 1
    Tipo slot USB: microUSB tipo AB
    Porta serial: RS232

  2. #2

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    X86 com placas de fibra e a melhor solução.. pelo menos pra mim foi durante um anos penei com Rb1100, 1200 abandonei tudo e parti pra pc ai foi so alegria e sossego faz 4 anos que tenho todos meus server em pc e nunca mais tive problemas..

  3. #3

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Caros (as), muito obrigado a todos pelas dicas!

    Apenas reforçando, o MK 6.31 já tem suporte para Hyper-V.

    http://www.entelco.com.br/blog/versa...sas-melhorias/

    Eu particularmente já trabalho com Hyper-V, neste caso ficaria bom? Ou VMware?

  4. #4

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Acredito que todos os sistemas de virtualização cumpre o que promete, muitas vezes o que define a escolha do software é o grau de conhecimento que possui sobre o mesmo e suporte caso exista problemas, se vc ja tem conhecimento do Hiper-V use-o, mas em paralelo faça testes com VMware para uma futura mudança e veja se vc se adapta a ele.
    x86 ou CCR particularmente acredito que ambas cumpre o que promete mas vejo mais oportunidades na CCR, com maior quantidade de portas por alguma eventualidade precise ja esta la, hardware totalmente integrado, fácil troca e restauração de backup muito rápido.
    X86 eu usaria se for utilizar cache no próprio mikrotik, de contra partida diagnostico de problemas em relação a hardware mais complexo apensar de um xeon não ter sérios problemas de hardware, também poderá usar cache de outras empresas virtualizados ao lado do mikrotik, eu usaria cache apenas se tiver link menor que 30 megas pois acredito que vale apena deixar a leitura e escrita dos hds por conta dos servidores externo.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Eu usaria o roteador separado do cache.

    Quanto à máquina, o PowerEdge é muito bom. Está começando muito bem!

  6. #6

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Boa tarde a todos!

    Caros (as), muito obrigado pelas dicas!

    Vou seguir com HYPER-V (2012 / Microsoft) e Mikrotik 6.31.

    Conforme for vou postando o andamento das instalações.

    Mais uma vez obrigado!

  7. #7

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Ola, bom dia, estou montando um servidor pc mikrotik, mas queria usar placa de fibra e ja procurei no mercado e nao encontrei, qual placa de fibra vc usa para o x86? Agradecido e aguardando

  8. #8

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Bom dia, amigo! Antes de responder sua pergunta, deixa-me lhe fazer outra pergunta: Qual a finalidade da placa de Fibra no servidor?

  9. #9

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)


  10. #10

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Amigo, novamente, qual a finalidade da placa de Fibra no servidor?

  11. #11

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Citação Postado originalmente por Marcosoares Ver Post
    Amigo, novamente, qual a finalidade da placa de Fibra no servidor?
    Também gostaria de saber o motivo.
    OLT qual modelo está usando ? Qual software de gerência vai usar ?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  12. #12

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    vou configurar um dell para bgp e so tem placa de rede ether, quero placa de fibra.

  13. #13

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    essa serveria bem?
    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...INTEL82576EB-2

    é para um Dell 1950

  14. #14

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Amigo ainda utilizando mikrotik x86 ? Pra qual finalidade ? quanto de trafego e qual hardware ? Quantos ppp ?
    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post

  15. #15

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    As portas elétricas tem limitação de 980mb quando muito boas , e as portas de fibras se forem sfp+ trafegam até 10G ...
    Citação Postado originalmente por Marcosoares Ver Post
    Amigo, novamente, qual a finalidade da placa de Fibra no servidor?

  16. #16

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Ainda uso sim e vai ser dificil mudar, uso maquina com placa mãe gamer Gigabyte processador I7 4Gb de ram e hd SSD com Mk instalado e 2 placas de Fibra entrada do link 10G e saidas 1.25 tenho uma maquina para o BGP e uma para clientes PPPoE e outra para IP Fixo essa para ip fixo e com processador I3 as outras duas e com I7. e todas tem placa de fibra não uso lan aki no CPD tudo Fibra entrada das OLT e tudo em Fibra. Lan so nos radios.

  17. #17

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Ainda uso sim e vai ser dificil mudar, uso maquina com placa mãe gamer Gigabyte processador I7 4Gb de ram e hd SSD com Mk instalado e 2 placas de Fibra entrada do link 10G e saidas 1.25 tenho uma maquina para o BGP e uma para clientes PPPoE e outra para IP Fixo essa para ip fixo e com processador I3 as outras duas e com I7. e todas tem placa de fibra não uso lan aki no CPD tudo Fibra entrada das OLT e tudo em Fibra. Lan so nos radios.
    Tem zap pra melhores informações ?

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    Ainda uso sim e vai ser dificil mudar, uso maquina com placa mãe gamer Gigabyte processador I7 4Gb de ram e hd SSD com Mk instalado e 2 placas de Fibra entrada do link 10G e saidas 1.25 tenho uma maquina para o BGP e uma para clientes PPPoE e outra para IP Fixo essa para ip fixo e com processador I3 as outras duas e com I7. e todas tem placa de fibra não uso lan aki no CPD tudo Fibra entrada das OLT e tudo em Fibra. Lan so nos radios.
    Quantos ppp ? Trafego ? e em quanto fica a cpu ? E pra esse pc gamer qual placa sfp+ vc utilizou ? Onde roda o BGP cpu em quanto ?

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    Opa... Olha eu aqui de novo! Galera, hoje nós usamos X86 com processamento em 25% (não tenho que reclamar) e digo mais, ele esta virtualizado junto com 02 servidores DNS (Linux)... Mas o trafego é bem baixo, 50 MEGA dedicado / Fibra, e apenas 70 clientes... A outra parte da nossa rede esta com 300 MEGA dedicado / Fibra, e 300 clientes...

  20. #20

    Padrão Re: Servidor X86 vs Mikrotik RouterBoard CCR1016-12S (Ambos com Cache Full)

    achei muito processamento pra 50mb de link. uma simples rb uma 3011 por ex nesse trafego n chega nesse processamento.

    Enviado via SM-G610M usando UnderLinux App