+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50 ms

    Bom dia meus amigos, alguém pode me explicar porque quando faço um teste simples no speedtest.net com o notebook ligado diretamente na central do meu fornecedor o ping dar 6 ms, porém quando faço o teste na minha torre que fica a 22 Km da central o ping sempre fica em 50 ms. estou usando um par de RB912 + Dish 34 Ubiquiti, consegui os melhores resultados usando o Nstreme, CCQ: 100/98 %.

  2. #2

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    Tenho esse mesmo problema e postei em outro tópico, nenhuma solução plausível ainda!, no caso seu enlace deve pingar com 1ms no máximo uns 5ms, então do outro lado da rede deveria dar o speedtest 11ms no máximo, mais isso não ocorre, também uso rb912, não sei até o momento o que pode estar causando essa latência de internet sendo que trafego intranet é normal...

  3. #3

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    Com essa quantidade de informações ai não dá pra saber. Pode ser perda de pacotes.

  4. #4

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    Qual informação que você precisa JorgeAldo ?
    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Com essa quantidade de informações ai não dá pra saber. Pode ser perda de pacotes.

  5. #5

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    Por exemplo, que velocidade o rádio ta usando ?

    Veja só, se tiver uma perda de pacotes razoável (precisa nem ser grande o suficiente pra atrapalhar), o pacote é retransmitido e isso aumenta a latência.

    Outra coisa, bom seria configurar o intervalo de ack (nem lembro como faz isso no mikrotik) pra um valor compatível com a distância entre as duas estações. E coisas desse tipo.

    O que ta rodando na routerboard ?

  6. #6

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    se nao me engano Nstreme aumenta o ping.

  7. #7

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    Sim, o NStreme aumenta o ping em PTP uns 2 ou 3ms, mas sem chance de ele ser o único culpado de 50ms!
    Isso é perda de pacote mesmo, wifi sempre perde pacotes (E um datarate grande tipo 150M com throughput pequeno tipo 10Mbps é pura perda de pacotes), o problema é quando a perda é tão grande que atrapalha os pacotes não-perdidos.

    Sinal baixo pro datarate escolhido, ou que seja datarate alto pro sinal existente, geralmente cria esses problemas, no ridículo/inútil teste da banda dos radios (Num teste radio-a-radio no PTP, por exemplo) dá throughput excelente, mas hora que coloca 2 aparelhos via ethernet medindo a banda passante, aí o bicho pega, o throughput real fica bem menor, e se der um ping paralelo ao teste de velocidade o ping gera absurdos tipo 100 ou 200ms (E olha que ping tem prioridade).

  8. #8

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sim, o NStreme aumenta o ping em PTP uns 2 ou 3ms, mas sem chance de ele ser o único culpado de 50ms!
    Isso é perda de pacote mesmo, wifi sempre perde pacotes (E um datarate grande tipo 150M com throughput pequeno tipo 10Mbps é pura perda de pacotes), o problema é quando a perda é tão grande que atrapalha os pacotes não-perdidos.

    Sinal baixo pro datarate escolhido, ou que seja datarate alto pro sinal existente, geralmente cria esses problemas, no ridículo/inútil teste da banda dos radios (Num teste radio-a-radio no PTP, por exemplo) dá throughput excelente, mas hora que coloca 2 aparelhos via ethernet medindo a banda passante, aí o bicho pega, o throughput real fica bem menor, e se der um ping paralelo ao teste de velocidade o ping gera absurdos tipo 100 ou 200ms (E olha que ping tem prioridade).
    Olá @rubem, você disse que o ping tem prioridade, sempre ouvi e li, que o ping não tem prioridade em comparação a qualquer outro protocolo em rede IP.

    Você estava se referindo que o rádio ( protocolo nstreme, nv2, airmax) dão prioridade ao ICMP, ou que é mesmo que o ICMP teria prioridade em uma rede ip?

    Att.

  9. #9

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    No meu caso não há perca alguma de pacote, vou ver essa questão do ack. vlw

  10. #10

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    verifica seu link, esta com problemas, desde configuração, nivel sinal ate inteferenças!!!

  11. #11

    Padrão Re: Speedtest.net medindo na central dar 6 ms, já medindo na outra ponta do enlace com RB912 dar 50

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Olá @rubem, você disse que o ping tem prioridade, sempre ouvi e li, que o ping não tem prioridade em comparação a qualquer outro protocolo em rede IP.

    Você estava se referindo que o rádio ( protocolo nstreme, nv2, airmax) dão prioridade ao ICMP, ou que é mesmo que o ICMP teria prioridade em uma rede ip?

    Att.
    No MK que eu saiba a prioridade default de icmp é 7, a mesma de usuário no default, e por ping ser menor acaba tendo resultado irreal (Exceto se for um ping de digamos 1400B).

    Quando precisa dar mais prioridade pro ping o jeito é criar regra colocando prioridade 8, senão não faz efeito.
    (E regra pra diminuir prioridade geralmente bota ele pra 1 mesmo)

    Que eu saiba quem dá prioridade bem mais baixa é Cisco e outras cias grandes pra mercado soho/bussines, mas equipto doméstico põe tudo na mesma prioridade por default, snmp e icmp, justo pro ping ser um monitoramento mais realista (E usuário não precisa logar em equipto pra testar com ping, se ele tiver prioridade maior ou menor esse teste fica irreal).