+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WD-40 em conectores RJ45 ??? Pode???

    Amigos, tenho tido problemas com oxidação em conectores RJ45 de fontes POE como as Ubiquit.

    Aparece uma oxidação esverdeada nos contatos dos conectores que inutiliza a fonte. Uso conectores Furukawa e blindados Ubiquit, mas o problema ocorre tanto com um como com outro.

    Estava pensando em dar uma borrifada de WD-40 quando fosse encaixar os conectores para ver se resolve o problema e gostaria que vocês opinassem a respeito. Seria interessante também a opinião do rubem a quem preso muito também.

    Dês de já agradeço aos comentários.

    Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: WD-40 em conectores RJ45 ??? Pode???

    WD-40 é ótima pra sistemas com tensão mais alta, mas com sinais ou tensões baixas ele permite a criação de capacitância parasita, não é uma boa.

    Eu recomendaria uma passada de WD-40 e depois um spray seco pra contato elétrico, tipo SaBesto da Wurth ou algum mais barato ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...bi-quimica-_JM ou http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-para-pcs-_JM ).

    O teste do WD-40 seria: Limpa sua memória Ram com ele, e o slot, põe ela de volta e veja se o micro liga.
    (Se ligar, deu sorte, já até tive que pagar placa-mãe pra cliente porque funcionário meteu WD-40 na placa e ela nunca mais ligou)

    O spray seco não dissolve muita coisa, mas tira a oleosidade que o WD-40 deixa.

    Mas quanto ao efeito, é anodização. Conforme a tensão e os materias envolvidos (Metal do terminal, concentração de sais mineirais na umidade do ar) a cor varia. Em galvanização comum com 12V se consegue um preteado, ao 24V fica um azul esverdeado, o verde só aparece lá pelos 28-30V:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anodiz.jpg
Visualizações:	346
Tamanho: 	50,2 KB
ID:      	61684

    Se o seu está ficando verde e a fonte tem 24V ou menos, posso te dar certeza que ninguém está vindo de noite derramar umas gotas de fosfato de sódio dissolvido na água em cima do conector, durma tranquilo que não é esse o problema :-)

    Mas sais mineiras no ar sempre tem, umidade também, você não necessariamente tem água com sal tocando o conector mas quase, tem sais no ar úmido, é uma concentração pequena por isso demora muito tempo pra anodizar. Numa galvanização intencional leva segundos se mergulhar ou pincelar com um algodão molhado:


    Enfim, se aterrar as vezes minimiza isso porque diminui a diferença de potencial com relação à terra (E ao ar próximo ao chão), mas solução mesmo só protegendo com graxa ou gel tipo silicone.

    Digamos dessas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...icos-20-gr-_JM
    Mas elas atrapalham os contatos se for contato mal-feito, se os fios do jack RJ45 estão cansados será ruim, dá pra usar uma pinça e erguer eles pra fazer contato direito.

    Tem um silicone azulado que faz isso, é quase a mesma coisa, pode ver que essas graxas dielétricas são a base de silicone mesmo.

    E tem o CorrosionX, um spray pra circuitos:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ion-300-ml-_JM
    Uma vez comprei porque um cliente tinha uma filha no litoral que sempre voltava com o desktop enferrujado, não resolveu tudo mas pelo menos não deu problema depois de 1 ano de maresia. Só que ele seca logo, você precisaria aplicar ele provavelmente a cada 6 meses se o ambiente for meio úmido ou "salgado" demais.
    (Acho que a quantidade de sair mineirais no ar deve ter relação com o tipo de solo, terra vermelha tem outro tipo de poeira comparado a areia ou a região com muito minério no solo (Indo de MG pro ES se vê minério grudado na poeira facilmente, dá pra entender porque tem tanta mineradora lá).

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: WD-40 em conectores RJ45 ??? Pode???

    A primeira medida como muitos que são radio-amadores, em dias que estejam com névoa pelo menos evite trabalhar com conectores, antenas etc. Aqui na região que possui uma certa salubridade na água e no solo costumo usar óleo lubrificante para motor (SAE 15-30 ou SAE 20-40), muito bom também para desengripar parafusos enferrujados. A altura instalado do equipamento entre o telhado, laje é um verdadeiro veneno para contactos elétricos inclusive paredes que sofram respingos d'agua. Uso pincel ou escova de dente para tal, tipo só transferir o óleo por atrito, nada mais.
    Vale lembrar que todo produto líquido reage de forma diferente em impulsos elétricos que no caso a velocidade ou estabilidade de conexão, infelizmente precisa se arriscar para saber, e eu como cliente(até 5 Mega) na porta wan e lan dos meus roteadores não senti diferença. No SXT é do provedor, fica quietinho... rsrs.
    Equipamentos tipo air grid, bullet etc a fita de alta fusão ajuda muito, mas muito usam o silicone ou massa de calafetar que eu já não gosto muito. Cabos muito justos ou esticados são mestres para dar esse tipo de defeito.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Amigos, tenho tido problemas com oxidação em conectores RJ45 de fontes POE como as Ubiquit.

    Aparece uma oxidação esverdeada nos contatos dos conectores que inutiliza a fonte. Uso conectores Furukawa e blindados Ubiquit, mas o problema ocorre tanto com um como com outro.

    Estava pensando em dar uma borrifada de WD-40 quando fosse encaixar os conectores para ver se resolve o problema e gostaria que vocês opinassem a respeito. Seria interessante também a opinião do rubem a quem preso muito também.

    Dês de já agradeço aos comentários.

    Abraço.
    Moro em beira de praia e tive muito este tipo de problema. Resolvi passando fita isolante no conector logo apos os contatos ate o cabo. alem de vedar qualquer entrada de ar na fonte e no conector. o conector entra na fonte sobre pressão. As vezes isso ocorre por micro rachaduras no cabo entrando pequenas quantidades de água que chega ate o conector por gravidade.