+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Sistema de Energia p/ Base

    Bom dia Pessoal.
    Possuo uma pequena base em 1 Prédio com aprox. 6 Rádios, no qual está sendo alimentado por 2 Nobreak 600va.
    Nunca tive problema de Energia, porém ontem o prédio ficou sem energia por 24H, ai já sabe a dor de cabeça causada.

    Estou pensando em mudar meu sistema de alimentação, para o seguinte:

    1 - Fonte Nobreak Volt MAX ONLINE 500W
    2 - Baterias 80aH


    Como disse, serão alimentados 6 rádios e 1 sw 8p.

    Porém estou na dúvida em qual Inversor utilizar (800w, 1000w, etc.)

    O que me aconselham?

  2. #2

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    Qual a finalidade do inversor?
    vc tem algum rádio que é alimentado com 110v ou 220v?
    se for rádios mikrotik ou ubiquiti vc não precisa de inversor para alimentar estes rádios pode usar uma régua POE e ligar todos os rádios inclusive o SWITCH de 8 portas.

  3. #3

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    Ja comece certo, tire essa fonte da volt e compre Montel/proteco/xps comprei 4 montel e melhor coisa que ja fiz. Volt voce é um eterno cobia.

    Comprei a menos de 2 meses 6x max energi 200w e durante picos rapidos de energia ela simplismente desliga os equipamentos, depois de um topico enorme no face foi encontrado o problema e saio a nova fonte.

    Porem quem tem o modelo antigo se fuuu, precisa por um timer para em caso de queda a energia só volte a alimentar fonte apos 30s.

  4. #4

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    JonasMT , qual valor e de onde?

  5. #5

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    @mathcardoso o valor varia de estado para estado devido a diferença de impostos.

    Mas para mato grosso fico assim

    modelo rack
    - 15a saida para equipamentos aguentando picos de 18a
    - 15a para carga das bateria, recomendado para baterias de até 150a podendo usar maiores só vai demorar mais pra carregar.
    Valor: 1.265,00



    Fonte mesa
    - 10a para equipamento
    - 6a para carga das baterias, recomendado para baterias de até 50a
    Valor: 455,00

    Acompanha conectores e manual completo com modelo e codigo de cada componente detalhadamente.

    São composta por 2 modulos independe para alimentar equipamentos e carregar as bateria a falha de um nao afeta o outro.

    Na minha opniao pessoal essa de mesa é puta CxB visto que volt/cnn/va a saida para carga das bateria muito dificil passar de 2a e quando passa custo o valor de uma fonte de confiança.

    Max energi 200w 285,00 aqui no estado

  6. #6

    Padrão

    @mathcardoso o valor varia de estado para estado devido a diferença de impostos.

    Mas para mato grosso fico assim

    modelo rack
    - 15a saida para equipamentos aguentando picos de 18a
    - 15a para carga das bateria, recomendado para baterias de até 150a podendo usar maiores só vai demorar mais pra carregar.
    Valor: 1.265,00



    Fonte mesa
    - 10a para equipamento
    - 6a para carga das baterias, recomendado para baterias de até 50a
    Valor: 455,00

    Acompanha conectores e manual completo com modelo e codigo de cada componente detalhadamente.

    São composta por 2 modulos independe para alimentar equipamentos e carregar as bateria a falha de um nao afeta o outro.

    Na minha opniao pessoal essa de mesa é puta CxB visto que volt/cnn/va a saida para carga das bateria muito dificil passar de 2a e quando passa custo o valor de uma fonte de confiança.

    Max energi 200w 285,00 aqui no estado

  7. #7

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    Amigo coloca 2 Baterias de 105Ah em Serie 24V uma fonte eletrônica de 20Ah e um controlador de carga de painel solar aki para mim foi a melhor solução nunca mais tive problemas nos pontos e tenho autonomia em media de 30 horas, em pontos com mais equipamentos tenho baterias de 180Ah com fontes de 35Ah tudo em 24V.

  8. #8

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    Tbm ja usei dessa forma, e simplismente abandonei! Quando a bateria esgota só liga depois que ela chega em uma certa carga, ou seja até la fica tudo desligado!

    Um fonte estabilizada agora ta na media de 150,00 + um controlador solar descente phocos 20a 490,00.

    CxB Zero

  9. #9

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    Cuidado com Controlado de Carga PWM, ele usa Pulsos, como o nome diz né.
    Da problema com a maioria dos carregadores de bateria.

  10. #10

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    Acho que o maior problema com controlador PWM é ruído na alimentação do equipamento.
    E justo os baratos é que tem mais ruído.
    E colocar um controlador de R$ 500 numa fonte de R$ 70 é uma bobeira danada, sem custo x benefício mesmo. Isso devia ser uma alternativa BARATA aos nobreaks DC e fontes de gente grande tipo Montel e Proteco.

    Por precaução eu uso filtro LC na saída do controlador.

    E por conta desse problema que o Jonas comentou de só religar o consumo hora que a tensão da bateria chegar nos 11,5 ou 12V (Ou 23-24V em sistema 24V) não tem muito o que fazer além de ligar direto na bateria. Zera ela completamente, e mesmo em bat. estacionária de R$ 500 geralmente é dar 50 descargas profundas que a bateria já perde metade da capacidade.

    Um quebra galho pra esse caso é:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diodo.gif
Visualizações:	412
Tamanho: 	22,8 KB
ID:      	61751

    Nesse caso a energia passa direto da fonte pro consumo.
    Alias, ao invés de fonte é claro que pode ser painel fotovoltáico, só lembrem que painel tem tensão maior, um painel 12V tem 17 a 19V sob sol forte, e um de 24V passa dos 30V de dia, e Ubiquiti não aceita 30V, nem a maioria das RB's (Só as pra 48V, tipo 532, 600, 800...).

    (Fora que diodo comum dá uma queda de 0,7V na tensão, no fim da carga a bateria vai estar com 10,6V, mas o consumo vai receber 0,9V, então eu usaria conversor dc-dc step-up pra elevar isso pra uns 20-22V, tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM Inclusive é mais fácil isso, já que 1 bateria é mais barata que 2, fonte 15V é mais fácil que fonte 28V, e o conversor opera com 9V (Bateria acabada) a 18V (Direto do painel via diodo) enquanto no sistema 24V os UBNT e RB's queimariam com os 30V vindo direto do painel via diodo))


    E pra não ir ruído do PWM pros equiptos, um filtro LC simples de fazer:


    Só vejo motivo pra usar essas gambiarras se for usar equipto barato, nada de controlador de R$ 200, ou fonte de R$ 300, aí já chega em preço de fonte cara, gambiarra só tem uma desculpa: Preço baixo.

  11. #11

    Padrão Re: Sistema de Energia p/ Base

    E caso alguém use isso dos diodos com painel solar 24V (Que tem picos de 30-32V quando carrega a bateria, e quase 36V quando ela já está cheia), pra não queimar RB e UBNT teria que colocar um desse, regulado pra saída na casa dos 18V:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-125v-36v-_JM

    (Porque 18V? Porque a bateria baixa até 21V quando sem sol, e os conversor dc-dc precisam uma diferença entre entrada e saída de 1,5 a 3V, esse aí precisa uns 3V. Se ajustar a saída dele pra 24V ele vai travar hora que a bateria baixar de uns 27V. E todo equipto UBNT ou MK que funciona com 24V funciona do MESMO JEITO em 18V)