+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SFP Fibra

    Fala Galera! Eu sempre apareço com pepino aqui kkkkk

    Legal quando o tópico rende um bom debate!

    A questão agora é a seguinte, pra galera da Fibra Óptica. Precisaria levar 1km de fibra e na ponta colocar um splitter e dividir com 5 Clientes, 1 fibra pra cada 1. Somente isso, não temos ideia de instalar fibra pra toda cidade, no momento atendendo isso já tá top, futuramente se vê!

    E então, como posso fazer isso? Dá pra usar um switch 3com ou HP com SFP? E botar um conversor de midia ou uma ONU cada ponta depois?? O que posso fazer? Quais equipamentos são indicados pra isso?

    Agradeço desde já!

  2. #2

    Padrão Re: SFP Fibra

    Opa, tinha curiosidade disso tambem. Tipo, colocar direto da porta sfp de uma RB até outra RB ou splitter na distância de 1km.

  3. #3

    Padrão Re: SFP Fibra

    Legal saber que a dúvida não é só minha, sinal de que o assunto pode ser ampliado

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Opa, tinha curiosidade disso tambem. Tipo, colocar direto da porta sfp de uma RB até outra RB ou splitter na distância de 1km.

  4. #4

    Padrão Re: SFP Fibra

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Fala Galera! Eu sempre apareço com pepino aqui kkkkk

    Legal quando o tópico rende um bom debate!

    A questão agora é a seguinte, pra galera da Fibra Óptica. Precisaria levar 1km de fibra e na ponta colocar um splitter e dividir com 5 Clientes, 1 fibra pra cada 1. Somente isso, não temos ideia de instalar fibra pra toda cidade, no momento atendendo isso já tá top, futuramente se vê!

    E então, como posso fazer isso? Dá pra usar um switch 3com ou HP com SFP? E botar um conversor de midia ou uma ONU cada ponta depois?? O que posso fazer? Quais equipamentos são indicados pra isso?

    Agradeço desde já!
    Splitter é usado apenas em rede PTMP/PON (GPON/EPON).

    Para usar um splitter nesse seu caso, teria que ter 1 OLT, nem que seja modelo de 1 porta PON, para 64 ONUs, e 1 ONU em cada um desses 5 clientes. O problema é que simplesmente colocar um splitter 1:8 na saída dessa OLT provavelmente não vai atenuar o sinal o suficiente para estar no limite usável da ONU (sinal muito forte satura o sensor de recepção e causa danos permanentes, tanto á OLT quanto às ONUs).

    O que você deve fazer nesse caso é lançar um cabo com no mínimo as 5 fibras, e em cada uma ligar um módulo SFP em switch ou conversor de mídia WDM nas duas pontas. Pode até usar um switch/roteador com 5 ou mais portas SFP na central e em cada cliente um conversor de mídia, desde que atente ao comprimento de onda de TX e RX dos módulos SFP e do conversor de mídia, que devem ser inversos.

    Mesmo no caso de usar conversor de mídia nas duas pontas (5 conversores na central e 1 em cada cliente), tem que ser conversor A em uma ponta e conversor B na outra (a nomenclatura de A e B é usada pelos fabricantes para facilitar, evitando ter que analisar comprimentos de onda de TX e RX).

  5. #5

    Padrão Re: SFP Fibra

    Cara, você pode colocar na ponta remota sim um switch com portas sfp (fazendo papel de splitter) e em cada uma delas uma vlan separada com trunk na porta que recebe a fibra que vem da sua central. Assim, precisaria de um conversor em cada cliente e um SFP pra cada um no switch que está splitando. Ou a segunda alternativa como colocaste, um switch normal e um conversor de mídia saindo pra cada cliente e chegando em cada cliente, no caso seriam pelo menos 12 conversores, um fazendo o ptp central->switch e 5 pares saindo do switch->cliente.

  6. #6

    Padrão Re: SFP Fibra

    Nada melhor do que falar com pessoas que entendem hehe... A minha dúvida, pq não posso usar então uma OLT só pra esses 5? Como eu deveria proceder? Tentar arrumar mais clientes pra habilitar? Tem algum minimo? Por que na verdade a nossa ideia num primeiro momento não era sair atendendo qualquer um com fibra, mas se precisarmos comprar uma OLT e as ONUs, daí sim dá pra sair no caminho onde a fibra vai passar oferecendo pra todo mundo... Seria até melhor pra virar o investimento...

  7. #7

    Padrão Re: SFP Fibra

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Nada melhor do que falar com pessoas que entendem hehe... A minha dúvida, pq não posso usar então uma OLT só pra esses 5? Como eu deveria proceder? Tentar arrumar mais clientes pra habilitar? Tem algum minimo? Por que na verdade a nossa ideia num primeiro momento não era sair atendendo qualquer um com fibra, mas se precisarmos comprar uma OLT e as ONUs, daí sim dá pra sair no caminho onde a fibra vai passar oferecendo pra todo mundo... Seria até melhor pra virar o investimento...
    O problema de usar OLT para apenas esses 5 clientes, é que você terá que colocar dois splitters seguidos (1:8 + 1:8 em uma saída do primeiro), como se fosse atender os 64 clientes. Isso é necessário para que o sinal não chegue muito forte nas ONUs. Acho que dá para usar atenuador aí também, nesse caso um único splitter 1:8 com atenuador na saída da OLT deve reduzir o sinal suficientemente para dentro dos níveis adequados.

    Não que esse seja um problema que impeça a execução dessa forma, mas eu acho um desperdício de capacidade. Se quiser fazer assim, vai funcionar perfeitamente. Veja aí qual sai mais barato e se há perspectiva de atender mais clientes nessa área (caso sim, a rede PON vai ser melhor). Ainda assim, rede PON tem que ser bem calculada, tem que ter projeto. Você começa hoje atendendo 5 clientes, mas depois pode querer atender mais com essa rede, aí expandir de qualquer jeito (porque não tinha antes projeto para atender todos os novos clientes) pode trazer muitos problemas.

  8. #8

    Padrão Re: SFP Fibra

    Que beleza! Vou estudar melhor o caso e calcular! Você tem algum distribuidor de equipamentos pra fibra pra me indicar?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    O problema de usar OLT para apenas esses 5 clientes, é que você terá que colocar dois splitters seguidos (1:8 + 1:8 em uma saída do primeiro), como se fosse atender os 64 clientes. Isso é necessário para que o sinal não chegue muito forte nas ONUs. Acho que dá para usar atenuador aí também, nesse caso um único splitter 1:8 com atenuador na saída da OLT deve reduzir o sinal suficientemente para dentro dos níveis adequados.

    Não que esse seja um problema que impeça a execução dessa forma, mas eu acho um desperdício de capacidade. Se quiser fazer assim, vai funcionar perfeitamente. Veja aí qual sai mais barato e se há perspectiva de atender mais clientes nessa área (caso sim, a rede PON vai ser melhor). Ainda assim, rede PON tem que ser bem calculada, tem que ter projeto. Você começa hoje atendendo 5 clientes, mas depois pode querer atender mais com essa rede, aí expandir de qualquer jeito (porque não tinha antes projeto para atender todos os novos clientes) pode trazer muitos problemas.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    O problema de usar OLT para apenas esses 5 clientes, é que você terá que colocar dois splitters seguidos (1:8 + 1:8 em uma saída do primeiro), como se fosse atender os 64 clientes. Isso é necessário para que o sinal não chegue muito forte nas ONUs. Acho que dá para usar atenuador aí também, nesse caso um único splitter 1:8 com atenuador na saída da OLT deve reduzir o sinal suficientemente para dentro dos níveis adequados.

    Não que esse seja um problema que impeça a execução dessa forma, mas eu acho um desperdício de capacidade. Se quiser fazer assim, vai funcionar perfeitamente. Veja aí qual sai mais barato e se há perspectiva de atender mais clientes nessa área (caso sim, a rede PON vai ser melhor). Ainda assim, rede PON tem que ser bem calculada, tem que ter projeto. Você começa hoje atendendo 5 clientes, mas depois pode querer atender mais com essa rede, aí expandir de qualquer jeito (porque não tinha antes projeto para atender todos os novos clientes) pode trazer muitos problemas.


    Caro colega @TsouzaR

    Lendo as outras respostas e essa citada acima, vem a ser muito parecido com o que presencio em meu projeto.

    Primeiro Caso:
    Quando fiz a solicitação do link dedicado, minha prestadora me informou que teria que avaliar pois não sabia se havia porta para me atender pois usava um splitter 1:8 ( onde em frente se localiza um Conjunto Comercial com mais de 500 salas )
    Falta de planejamento leva a esse tipo de falha

    Segundo.
    Minha Rede sera FTTC ( Fibre to the curb) ou mais conhecido como "PacPon".
    Minha duvida é parecida com a do nosso colega, mandar uma cabo de 6 vias ou menor para utilizar
    splitter levando o link para cada ONU Switch ( o PacPon) com no máximo de 3 KM de distancia
    Minha Duvida seria se realmente necessitaria de uma OLT pois encontrei uma RB com 10 portas SFP.


    Segue o mesmo conselho dado ao colega acima ?

  10. #10

    Padrão Re: SFP Fibra

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Que beleza! Vou estudar melhor o caso e calcular! Você tem algum distribuidor de equipamentos pra fibra pra me indicar?
    Para projeto pequeno e/ou começando agora, esses são os melhores:

    - ISPshop: tem uma palhaçada em que empresa que nunca comprou com eles tem que pagar à vista no boleto, e acho que mesmo assim só liberam outras formas de pagamento depois de comprar 3x desse jeito, mas são os únicos distribuidores da Overtek, que tem uma OLT com 1 porta PON (64 ONUs) bem acessível, além de passivos, cabos, ONUs, ferragens, etc. Ao menos dá para saber o preço dos produtos pelo site (após cadastro da empresa) sem ter que ficar fazendo orçamento.

    - Cianet: super atenciosos, melhores condições de pagamento. A OLT mais básica deles tem 2 portas PON (128 clientes), possuem todos passivos, ONUs, o cabo drop fig. 8 low friction mais barato que já encontrei, etc.

    Citação Postado originalmente por jamers0n Ver Post
    Segundo.
    Minha Rede sera FTTC ( Fibre to the curb) ou mais conhecido como "PacPon".
    Minha duvida é parecida com a do nosso colega, mandar uma cabo de 6 vias ou menor para utilizar
    splitter levando o link para cada ONU Switch ( o PacPon) com no máximo de 3 KM de distancia
    Minha Duvida seria se realmente necessitaria de uma OLT pois encontrei uma RB com 10 portas SFP.


    Segue o mesmo conselho dado ao colega acima ?
    Você se refere a a PACPON (da FIT) ou PAC-EPON (da Think), esses modelos prontos com ONU e switch integrados? Se for, a única opção que você tem é usar OLT. PACPON e PAC-EPON são ONUs, não vão funcionar com um conversor de mídia ou switch/roteador com SFPs.

    Se estiver se referindo a caixas montadas manualmente, com switch e conversor de mídia/ONU à escolha, até é possível usar conversor de mídia e switch com SFP na central e nas caixas, mas não é viável, pois vai gastar 1 fibra para cada caixa. Se tiver 30 caixas, por exemplo, vai precisar sair da central com um cabo de 36FO (porque o menor antes que isso é 24FO), e mesmo assim, quando chegar na 36ª caixa, não poderá instalar mais outras, a não ser que faça cascateamento por cabo de rede nos postes.

  11. #11

    Padrão Re: SFP Fibra

    Citação Postado originalmente por jamers0n Ver Post


    Caro colega @TsouzaR

    Lendo as outras respostas e essa citada acima, vem a ser muito parecido com o que presencio em meu projeto.

    Primeiro Caso:
    Quando fiz a solicitação do link dedicado, minha prestadora me informou que teria que avaliar pois não sabia se havia porta para me atender pois usava um splitter 1:8 ( onde em frente se localiza um Conjunto Comercial com mais de 500 salas )
    Falta de planejamento leva a esse tipo de falha

    Segundo.
    Minha Rede sera FTTC ( Fibre to the curb) ou mais conhecido como "PacPon".
    Minha duvida é parecida com a do nosso colega, mandar uma cabo de 6 vias ou menor para utilizar
    splitter levando o link para cada ONU Switch ( o PacPon) com no máximo de 3 KM de distancia
    Minha Duvida seria se realmente necessitaria de uma OLT pois encontrei uma RB com 10 portas SFP.


    Segue o mesmo conselho dado ao colega acima ?
    No seu caso como já tem a RB com portas SFP eu acho melhor fazer com ela.