+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Melhor solução para controle de banda... 15 dispositivos net virtua

    Olá galera! Meu primeiro post.
    Tenho em casa um link de 10mb net virtua. Gostaria de dicas para controlar a banda de cerca 15 dispositivos (windows e androids, cabeados e wifi).

    O modem que a net instalou aqui não tem opção para controle de banda e tenho lido a respeito de roteadores que fazem o serviço.
    Segundo minhas pesquisas, estes roteadores de 100 reais, qnd tem a opção de controle, fazem meia boca pq o hardware deles não aguenta.

    Aí cheguei nesse tal de mikrotik, q parece ser infinitamente melhor. No ML, achei este modelo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-wifi-bgn-_JM

    Minha intenção é ligar o modem da net no mikrotik e gerenciar a rede toda através dele, com dhcp ativado.

    A questão é... sou insuficiente em linux e não tenho certeza se, mesmo usando o winbox (interface gráfica, hehe), vou conseguir fazer o que quero (simplesmente limitar a banda de internet de cada dispositivo).

    Então, para evitar um gasto desnecessário, gostaria de dicas para o meu problema.
    Mikrotik é o ideal para fazer o que quero?
    Com winbox, um leigo, depois de uma pesquisada, consegue se virar?
    Existe alguma outra opção mais simples?

    Agradeço desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Melhor solução para controle de banda... 15 dispositivos net virtua

    Esse atende sua demanda, porém sem muita margem para uma expansão no futuro (aumento de velocidade para 120mb por exemplo, pois é 10/100)

    Sobre as configurações no mikrotik são muito fáceis com WinBox, com 15 minutos assistindo um tutorial no youtube vc resolve.

    Para dividir a banda é só criar as queues de acordo como deseja o máximo de cada dispositivo.

    Terá que deixar o modem DOCSIS da NET em bridge e configurar a WAN do mikrotik com DHCP client, isso tbm você acha fácil na internet.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor solução para controle de banda... 15 dispositivos net virtua

    Blz... vlw a resposta. meu modem é um sagemcom. deixar em bridge é só desativar o dhcp ne?

  4. #4

    Padrão Re: Melhor solução para controle de banda... 15 dispositivos net virtua

    Não é só desabilitar o DHCP. Cada modem tem um modo, dá uma pesquisada que vc acha.

  5. #5

    Padrão Re: Melhor solução para controle de banda... 15 dispositivos net virtua

    Esse "tal" de mikrotik é o ideal para controlar banda. Não só isso, mas para todo o gerenciamento de uma rede....
    Mas este roteador ainda não é o ideal. Como já lhe disseram ele é muito limitado. Você fala em 15 usuários, mas amanhã já vai falar em 30 e por aí vai..
    Um mikrotik com mais capacidade deve ser pensado.

    Escolhe aí: http://routerboard.com/

  6. #6

    Padrão Re: Melhor solução para controle de banda... 15 dispositivos net virtua

    Então... não vai passar de 15 dispositivos pq é pra uso caseiro. Minha intenção de controlar a banda é pra não ter picos de uso em algum dispositivo enquanto eu jogo.

    Por isso perguntei se o mikrotik é necessário, pois parece fazer muito mais do que eu quero.
    Gostaria de saber se não há uma solução mais simples.