+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question MK Groove x UBNT Bullet M2 x UBNT rocket m2 x Intel Bras WOG 212

    Caros Colegas,
    Venho por meio destes tópico pedir ajuda e saber opinião de vocês, em relação a qual aparelho possui melhor custo/beneficio entre:


    1. Groove A-52HPn
    2. Bullet 2HP 2.4Ghz 800mW
    3. Rocket M2 MIMO
    4. Intelbras WOG 212


    O escolhido será instalado em alguns setoriais OIW2414P090V, gerenciados por uma RB1100AHx2 com objetivo de alcançar a distancia media de 3 ~ 4 KM com clientes em planos de 600 K e 1 MB.

    OBS¹: Quem conhecer algum que considere melhor estou aberto a dicas.
    OBS²: Citei a parte Custo/Beneficio, por que estou com o orçamento muito apertado então o preço vai contar bastante pra mim.
    OBS³: Antes de qualquer comentário a respeito de 2.4 / 5.8 GHz, sim, preciso em 2.4 mesmo pois todos os clientes já possuem antenas nessa frequências em suas casas.

  2. #2

    Padrão Re: MK Groove x UBNT Bullet M2 x UBNT rocket m2

    Se vc vai instalar em setoriais polarização simples sera com certeza o groove a melhor escolha por ter melhor hardware potencia e gerenciamento rocket vc descarta pois uma chain seria inutilizada. bullet m2 so sera bom se vc usar airmax caso for usar em equipamento so da ubnt se for misto groove mesmo e wog212 isso so presta pra cliente e mesmo assim e ruizinha.

  3. #3

    Padrão Re: MK Groove x UBNT Bullet M2 x UBNT rocket m2

    Obrigado Walla!
    Até então foi o que mais fiquei interessado até pelo fato de trabalhar nas duas frequências, mas em todos os tópicos que encontrei falando sobre ele ambos diziam que ele não é homologado pela ANATEL. Foi por esse motivo que ainda fiquei em duvida entre comprar ele ou algum os outros.
    Saberia me dizer se ele já está homologado?
    E em relação ao fato de trabalhar nas duas frequências, 2.4 / 5 Ghz, saberia me dizer se essa forma que ele trabalha é simultânea ou é setado somente uma conforme a necessidade?
    Desde já, obrigado por sua resposta!

  4. #4

    Padrão Re: MK Groove x UBNT Bullet M2 x UBNT rocket m2

    Que eu saiba ele não e homologado infelizmente, tem muita coisa que o pessoal usa sem homologar mesmo ja virou zona faz tempo. Ele so usa a frequencia que vc setar, simultâneo não.

  5. #5

    Padrão Re: MK Groove x UBNT Bullet M2 x UBNT rocket m2

    Sobre o Bullet 2HP: É um lixo velho e ridículo de 2007, com ridículos 180MHz e 16MB de Ram. Só suporta B e G (Tecnologias de 10 anos atrás).

    SE está pensando seriamente em algum Bullet (Pra que sofrer?), pense pelo menos num M2, pra usar tecnologia pelo menos dessa década, N (802.11n).

    B e G vão muito além de 4Km, mas com que banda? Se quer vender algo usável hoje tipo 1Mbps é fundamental usar N.

    Se o que os clientes hoje tem é equipto apenas B/G, ainda assim Bullet 2 ou 2HP são um lixo comparado aos 64MB ou mais de Ram de qualquer CPE decente hoje, ou aos 400 a 650MHz de clock delas. Bullet como cliente não é um problema, ele tem só 1 conexão pra controlar. Mas pra PTMP isso é bem restritivo, com um processador tão velho de 180MHz (AR2313 se não me engano, tem 13 anos de idade) mal aguenta 10 clientes de hoje.
    (Em 2003 aguentava umas duzias, época que se vendia 128Kbps e olhe lá, e os clientes ficavam conectados 4h por dia. O mundo mudou MUITO, Bullet2 e 2HP só servem pro passado)

    E eu também prefiriria Groove, porque pode ser AP ou cliente, pode ser ligado em setorial ou PTP, e pode ser usado em 2,4 e 5GHz.


    Quanto a setorial de 14dBi pra 4Km: Vai exigir antena grande ou radio potente nos clientes.
    O problema não é a potência de saída da torre (Groove a 18dBm, com mais 14dBi da antena, dá 32dBm EIRP, a 4Km se o cliente tiver antena de 20dBi (25dBi na antena, mas com 10m de cabo perde 5dBm ou mais no cabo) vai ter sinal tipo -55dBm. O problema é que se esse cliente tem radio comum de mesa, ele terá 13 ou 14dBm de potência, e ainda por cima vai perder no mínimo 5dBm no cabo, vai ter emissão de 10dBm, o sinal chegando na torre será pelo menos 8dBm menor. Na prática é comum ter cabo RGC58 ruim que dá 10dBm de perdas, se o radio emite a 14dBm (90% dos TPLink de mesa fazem isso) são 4dBm de emissão, muito baixo pra ser um sinal aceitável depois de 4Km (Traduzindo: torre>cliente = sinal bom, cliente>torre = sinal ruim). Existem setoriais de 19 ou 21dBi por isso, pra contrabalancear a baixa potência de emissão dos clientes em 2,4GHz com cabo entre radio e antena.

    (E aqueles pigtais passando de RGC213 pra conector SMA são uma desgraça, você tem 4dBm de perda no cabo (Ao invez de 10dBm com RGC58 barato) mas o pigtail fino e com mais 2 conectores no caminho, dão 4 ou 5dBm extra de perda! Então se for usar RGC213, use SMA pra RGC213, ou pigtail grosso bem feito, e se puder tirar o conector na antena (Solda!) melhor ainda, aquilo costuma perder uns 2dBm!)

    Enfim, no cliente costuma ter tanta perda em torno do cabo, que o sinal dele rumo a torre é ruim demais, mas isso não é característica de 2,4GHz, sempre dá pra colocar cabo curto nas antenas e o roteador do lado dela (Tem antena com 1m de cabo pra isso, pra colocar pcba ou roteador dentro de caixa hermética do lado da antena e ter perda mínima em cabos). É 1dBm de perda num conector, 6dBm no cabo, 2dBm noutro conector solto, 1dBm nos 20cm de pigtail, 1dBm no SMA, e tem 11dBm a menos de sinal (Nos 2 sentidos) que devia, nessa faixa a diferença entre -60dBm e -71dBm é grande, num tá tudo ótimo e no outro terá CCQ ruim que afetará o processamento da torre também pros outros clientes.