+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Placar Solar + Carregador de Bateria

    Pessoal, nao tinha muito o que fazer e resolvi fazer uns testes com Energia Fotovoltáica + Carregador de Bateria.

    Como tenho muito problema de energia no Sul de Goiás, acaba a energia pelo menos duas vezes por dia. Senti-me obrigado a ter todo tipo de energia alternativa.
    Eis que fiz o seguinte.

    2x - Painel Solar Fotovoltaico Yingli YL140P-17b (140Wp)
    1x - Controlador de Carga Epsolar Landstar LS2024R20A 12/24V com timer
    1x - Carregador de Bateria CBV1500 220V - Vonder
    3x - Bateria Moura 60A
    1x - Inversor Unitron iVolt - 700W 12Vcc 220Vac 60Hz

    Ligado assim
    Paineis em paralelo 12v na entrada do controlador, 3 baterias em paralelo mais o carregador ligado na entrada de bateria do controlador. Na saida do controlador, vai pra uma regua POE Volt de 10 portas e o inversor.
    Ligado nisso tem, RB1100, RB1000, 1 router Oi dedicado, 6 modens tp link, 1 ER5120, 1 480t+, 1 roteador wireless tp-link 300, 3 cameras, 1 Switch Gigabit Tp Link, 2 Rocket M5, 1 Groove, 1 M5 400. (acho que só isso)
    De dia só os paineis com sol pleno, conseguem segurar. Nesse momento o indicador de corrente do carregador vai a Zero. Quando fica nublado oscila entre 3 e 6A. A noite fica estavel em 6A.

    40 dias ligado. Maior queda de energia foi das 16h as 03h da madruga e nenhum problema. De dia sem problema algum, o painel segura. Desliguei as 22h, fiquei até as 06h, sem problema tambem.

    Nao tive tempo de aferir tensao em determinados momentos, mas no gerenciador solar fica estavel em 13.5, as vezes sobra a 14, 14,4.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Se puder ligar isso tudo sem inversor, apanas com 12volts e 24 volts seria excelente.
    Daria uma economia de carga de uns 30% no mínimo.

    No meu caso(doméstico), tenho um carregador com bateria em 12 volts, inversor para 24 volts, um roteador 3Com, roteador wireless, alarmes, iluminação de emergencia... condiçoes normais 4 A e com inversor subiria para 5,2 A

  3. #3

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Interessante, só não entendi o pq desse carregador de bateria Vonder. O controlador do painel não é o responsável pela carga das baterias? Outra coisa é que esse controlador tem uma saída que você pode ligar diretamente os equipamentos que usam tensão ampla como as RB. Sobre as baterias séria melhor uma ligação em série que elevaria a tensão e diminuiria o trabalho da retificadora (se ela for compatível). Pelo que vi seu esquema está ótimo mas têm algumas "perdas" que poderiam ser otimizadas. O ideal séria o painel e as baterias em série para ter um tensão maior, ligar o que for possível diretamente no controlador que pode tanto carregar as baterias quanto oferecer um linha para os equipamentos compatíveis com 24V e os demais equipamentos ligados em um inversor de 24V para 220V sem muita sobra. Se tiver muitos equipamentos 12V poem em série só o painel e as baterias em paralelo e mede a tensão da linha do controlador, se for estável e compatível com as tensões dos demais equipamentos liga direto nele e ajusta o inversor com uma corrente menor para atender os equipamentos com 220V.

  4. #4

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    @mathcardoso, poderia dizer mais ou menos quanto foi custo disso? Se puder é claro.

  5. #5

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    custo quanto de tudo

  6. #6

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Eu também queria saber qual foi o custo desse projeto...

  7. #7

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    O carregador Vonder provavelmente é por receio de falta de carga.

    2 paineis de 140W vão captar uns 1500W por dia em GO. E 12V 180Ah vem a ser uns 2160Wh armazenados.

    Se dividir esses 1500Wh que os paineis captam, por 24h, daria um consumo de só 62W. E pela descrição do equipto tem cara de ter o dobro disso de consumo!

    Se tem uns 120W de consumo, 2160 / 120 = 18 horas. Sê ficar completamente nublado um dia todo então ia depender desse carregador Vonder pra manter a coisa rodando.


    Mas em matéria de evitar desperdício, o inversor desperdiça pra caramba (1/3 ou 1/4 a mais), mas esse carregador Vonder é com transformador, mais 1/3 extra de gasto, se comparado a algum carregador com fonte chaveada.

    Então caso alguém queira fazer esquema similar recomendo um carregador chaveado, é algo tipo 20 a 30% menos gasto de eletricidade (E ele vai ter consumo por umas 16h.dia, digamos das 17h até as 9h, quando o sol é fraco a corrente do painel deve ser insuficiente e o carregador vai ter consumo igual)

    Por um tempo usei um com timer, pra ligar só de 40 em 40 min. de noite, timer desse:
    http://www.kabum.com.br/cgi-local/si...i?codigo=62812
    Mas é porque a bateria 18Ah estava com um pé na cova, depois de 5 ou 6 anos segurava só 1/3 da capacidade original, de dia o painel solar mantinha mas de noite o timer ligava e desligava uma fonte 15V na entrada do controlador solar. Se fizer isso é bom fazer de modo que descarregue no máximo uns 5% da capacidade da bateria, senão com ciclos de vida dela por bobeira.

  8. #8

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Em valores reais quanto você gastou até a conclusão do projeto ?

  9. #9

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Tarde pessoal, tava viajando.
    Sobre o uso, 12v ta me suprindo numa boa, e já tinha o inversor que mesmo nao querendo usar, tem muitos equipamentos, 5v, 9v, 12v, 18v. Teria que arrumar conversor pra tudo, e como ja tinha, utilizei.
    Valores:
    Painel 140w - R$699 x 2 = R$1398,00
    Controlador de Carga - R$349,00
    Carregador Vonder - R$305,00
    Bateria Moura - R$399 x 3 = R$1197,00
    Inversor 220v - R$819
    Total= R$4068
    Mais cabos, suporte para painel solar, sistema de gerenciamento solar e umas coisinhas, nao deve passar de 5 mil.
    Como disse está em teste. E acabou o uso de nobreaks, tive a paciencia de contar e no deposito tem uns 20, tudo quanto eh modelo, marca e tals.
    Agora no final do ano vou fazer um upgrade com mais 2 paineis e mais 3 baterias.
    O esquema de colocar timer no carregador até foi feito. Mas tem dias que fica escuro o dia todo, como se fosse noite, entao ficaria descarregando as baterias de dia e a noite que está chovendo e acabando a energia, teria problema. Entao foi adaptado à minha necessidade. Tem erros, mas fui colocando de acordo com oq dava errado.
    Mas a queima de equipamentos zerou. A oscilação de energia, os surtos a 240v ou as quedas a 180v ou "meia" fase a 90v. A média do dia é de 197v. ("Obrigado" CELG)
    As baterias poderiam ser de 100, 150 ou mais A, mas as de 60 ainda nao tivesse necessidade de trocar, mas dóis menos no bolso. Em janeiro terei mais tempo, ae vou começar a usar os conversores, 12v pra 9v, 12v pra 18v. 5v tem duas saidas no inversor.

    Abraços a todos.

  10. #10

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Então caso alguém queira fazer esquema similar recomendo um carregador chaveado, é algo tipo 20 a 30% menos gasto de eletricidade (E ele vai ter consumo por umas 16h.dia, digamos das 17h até as 9h, quando o sol é fraco a corrente do painel deve ser insuficiente e o carregador vai ter consumo igual)
    Sempre sigo suas dicas, usei os conversores lá do rapaz de Goiania, até hj sem problema, aumentei 1v só neles.

    Sobre o uso de fonte chaveada, qual me indicaria uma de 40A? ou pico o sistema em dois de 20A.

  11. #11

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Mas precisa 40A mesmo?

    Eu recomendaria uma fonte de 15V tipo:
    http://www.nodaji.com.br/fonte-indus...fc1526000000/p
    Isso são 400W de capacidade. Mas só vai ter esse consumo se as baterias estiverem meio vazias. E o controlador nem vai dar conta, já que é de 20A.

    Eu colocaria ele na entrada do controlador de carga (Paralelo aos painéis), isolado com diodo (Cada painel já tem diodos isolando), e um timer mecânico desligando ele das 9 até as 17h (Ou horário onde pega mais sol nos painéis, isso depende do angulo deles, talvez 10 as 17h, ou 9 até 16h, algo assim, sol muito baixo pega em angulo ruim onde os painéis tem captação baixa demais).

    Segundo o pdf esse controlador Landstar 2024r20a faz equalização a 14,6V, e tem dropout de 0,26V, então ele precisaria mais de 14,9V na entrada, e os 15V dessas fontes industriais cabe bem.

    Mas pra não exceder a capacidade do controlador talvez seria uma boa uma fonte dessa:
    http://www.nodaji.com.br/fonte-indus...fc1508000001/p
    São 120W, isso deve apenas manter o equipamento (Se ele consumir mesmo uns 120W, não calculei direito), quem carregaria as baterias mesmo seria os painéis solares, é uma opção pra diminuir a conta de luz.

    (Mas eu colocaria um fan de 80mm em cima dessa fonte, se ela trabalhar com capacidade total o dia todo ela vai durar pouco. A fonte 15V 400W já tem fan)

  12. #12

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas precisa 40A mesmo?

    Eu recomendaria uma fonte de 15V tipo:
    http://www.nodaji.com.br/fonte-indus...fc1526000000/p
    Isso são 400W de capacidade. Mas só vai ter esse consumo se as baterias estiverem meio vazias. E o controlador nem vai dar conta, já que é de 20A.

    Eu colocaria ele na entrada do controlador de carga (Paralelo aos painéis), isolado com diodo (Cada painel já tem diodos isolando), e um timer mecânico desligando ele das 9 até as 17h (Ou horário onde pega mais sol nos painéis, isso depende do angulo deles, talvez 10 as 17h, ou 9 até 16h, algo assim, sol muito baixo pega em angulo ruim onde os painéis tem captação baixa demais).

    Segundo o pdf esse controlador Landstar 2024r20a faz equalização a 14,6V, e tem dropout de 0,26V, então ele precisaria mais de 14,9V na entrada, e os 15V dessas fontes industriais cabe bem.

    Mas pra não exceder a capacidade do controlador talvez seria uma boa uma fonte dessa:
    http://www.nodaji.com.br/fonte-indus...fc1508000001/p
    São 120W, isso deve apenas manter o equipamento (Se ele consumir mesmo uns 120W, não calculei direito), quem carregaria as baterias mesmo seria os painéis solares, é uma opção pra diminuir a conta de luz.

    (Mas eu colocaria um fan de 80mm em cima dessa fonte, se ela trabalhar com capacidade total o dia todo ela vai durar pouco. A fonte 15V 400W já tem fan)
    Isso tudo fica numa sala a 22 graus, o controlador, inversor, baterias e afins ficam num rack com 2 coolers de 150mm dentro da sala. Entao vou organizar 2 kits de 240A de bateria (4x60A) e pra ficar na folga cada kit com 3 paineis de 140w. Troco os controladores pra de 30A.

  13. #13

    Padrão Re: Placar Solar + Carregador de Bateria

    Já que a sala tá na temperatura certa, aí sim seria caso onde um controlador de carga muito bom (Tipo esse 2024r20a da EPSolar) com equalização (Ir até quase 15V as vezes) e compensação (Diminuir a tensão quando fica mais quente) aumenta a vida útil das baterias em alguns anos.

    Esse é o lugar onde é um grande crime usar um controlador comum tipo http://produto.mercadolivre.com.br/M...tovoltaico-_JM

    Com 22°C trancado dentro de uma sala por 8 anos até eu ficaria feliz, imagina uma bateria! :-)