+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omni 15dbi nano m2 e antena de tv vhf/uhf no mesmo pau

    Eu tenho um AP com bullet 2hp com omni 15dbi e em breve vou botar mais uma nano m2 e também estou querendo colocar a antena da tv junto no memso palanque para aproveitar a carona sera tera problemas de interferência minha tv e de tubo sinal analogico

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Omni 15dbi nano m2 e antena de tv vhf/uhf no mesmo pau

    Nos canais de 2 a 6 você terá interferências mesmo que utilize em uma distância de até 4 metros.
    No meu caso recebia por um provedor em 2.4 troquei por outro com 5.8 e meu roteador fica no centro de casa, fiz de tudo em vão mas usando POE melhorou em 30%. Todo o meu sistema é com cabo coaxial com 67% de malha e uso também antena parabólica.
    Canais de 7 a 13 e UHF não dá problema nenhum mas ondas curtas e FM prejudica um pouco, aliás ondas curtas as fontes chaveadas já causa uma interferência danada.

  3. #3

    Padrão Re: Omni 15dbi nano m2 e antena de tv vhf/uhf no mesmo pau

    e eu seu usar tv digital terá algum problema também?

  4. #4

    Padrão Re: Omni 15dbi nano m2 e antena de tv vhf/uhf no mesmo pau

    Frequência exata não tem nenhum interna que bata com TV analógica, digital, parabólica banda C ou KU, mas...

    Tem gente que tem problema, então existe a possibilidade de harmônicas, ou intermodulação, ou EMI e RFI atrapalhando.

    Mantendo distância no cabos (20cm ou mais, provavelmente) já é pra ter isolamento bom, desde que o cabo coaxial tenha malha decente (40% é indecente).

    Eu diria pra não se preocupar, e SE surgir interferência ir atrás do culpado. A possibilidade é bem pequena mas sempre tem quem reclame (Eu passei em casa cabo de rede junto com o da parabolica, problema zero, mas no vizinho da direita a TV ficava cheia de listras na diagonal quando ligava CPE), então SE surgir problema é só distanciar cabos, talvez colocar uma fita de alumínio ao redor de um fio no ponto onde ele passa do lado de outra antenas, essas coisas.

    Não DEVIA ter problemas, mas tem gente que tem SIM problema, se preocupe só depois que os problemas surgirem, geralmente é coisa boba tipo isolamento entre cabos.
    (Quem tem que passar tudo por 1 único duto tá lascado, aí não tem como distanciar, culpe quem constrói e não tem coragem de gastar R$ 10 a mais em 3m de duto e uma caixinha extra pra colocar na sala onde vai ficar a TV (E TV tem antena desde 1950, "a casa é velha" não é desculpa. Idem pra falta de duto pra telefone, justo nos anos 50 a 70 a idéia de futuro era que cada comodo teria um telefone, então justo casa velha é que devia ter mais duto SE quem construiu tivesse pensado um pouco no futuro))

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Omni 15dbi nano m2 e antena de tv vhf/uhf no mesmo pau

    Na minha casa tem terminais para telefone em todos os cômodos(7) e mais 6 no meu local de trabalho, hoje só uso 4 no total; mas na suíte conforme o modelo o telefone não funciona que presta. Em compensação pode ligar o liquidificador em uma das tomadas que não causa interferência nenhuma nas tvs. Aqui a cemig exige o aterramento do neutro e da caixa do medidor e tenho o aterramento para todas as tomadas do imóvel, inclusive os cabos coaxiais são aterrados.
    Acho que o que causa esse tipo de interferência são os osciladores do "clock" em cada aparelho ( 1; 3,574511; 7,2; 10; 10,245, etc) sem contar que utilizar 6Mhz em 80 Mhz é mais crítico do que usar 6 Mhz em 470 Mhz(UHF) utilizada em tvs digitais atualmente.