+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - Radius - PPPoE

    Pessoal Boa Tarde, estou com um problema. tenho uma rede com autenticação PPPoE no mikrotik até ai tudo bem.

    Só que eu queria colocar mais um mikrotik na rede para fazer autenticação PPPoE via Radius.

    Como faço para os Clientes se conectarem no MK 1 Atraves do MK2 Via Radius?

    Não quero colocar servidor Radius Externo (Ex: FreeRadius), mas sim utilizando o Radius que tem no mikrotik.

    Qualquer duvida só perguntar.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik - Radius - PPPoE

    Se voce subi os dois mikrotik de forma paralelo e configurar o radius nos dois os clientes se conectaram ao primeiro que responder. O problema e aonde vai esta o pool de ip? e voce tem que quer as rotas configuradas certinho. Se levantar o ospf para distribuir as conectadas ja resolve. uso aqui desta maneira e tenho mais de um MK respondendo aos clientes.


    MK1 MK2
    | |
    ---------------
    switch cliente
    ---------------
    |
    clientes pppoe

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik - Radius - PPPoE

    @diam

    Basta você configurar o User Manager no MK2(qual será o servidor Radius) e no MK1(Atual concentrador PPPOE) vá no menu WINBOX->PPP->Secrets->Autenthication(botão) e selecionar a opção "Use Radius" e depois ir ao Menu WINBOX->Radius->e colocar o ip do servidor Radius (Ip do MK2) .

    Simples assim! Claro que os passos acima foram descritos de forma resumida, mas é basicamente isso.

    Mas já vou adiantar uma coisa, o user manager do Mikrotik não funciona muito bem não. Usei uma vez e funcionou bem pra uns 20 usuários cadastrados. Depois de 20 usuários começou a dar vários erros de autenticação no PPPoE e aí eu tinhaa que ficar toda hora excluíndo e recadastrando usuário no user manager pra funcionar.

    Espero ter ajudado

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128


    Citação Postado originalmente por diam Ver Post
    Pessoal Boa Tarde, estou com um problema. tenho uma rede com autenticação PPPoE no mikrotik até ai tudo bem.

    Só que eu queria colocar mais um mikrotik na rede para fazer autenticação PPPoE via Radius.

    Como faço para os Clientes se conectarem no MK 1 Atraves do MK2 Via Radius?

    Não quero colocar servidor Radius Externo (Ex: FreeRadius), mas sim utilizando o Radius que tem no mikrotik.

    Qualquer duvida só perguntar.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik - Radius - PPPoE

    Pelo que entendi vc quer usar o user manager replicado nos dois mikrotik, use uma API para cadastramento ao meu ver é a unica forma

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik - Radius - PPPoE

    Configure o radius em um dos mk no outro vc aponta para que esta configurado o radius e seja feliz.