+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Boa tarde, a todos esse Forum eh demais. Estou com uma duvida e não consigo resolver, ja tentei de tudo, mas nada. Alguem poderia ajudar como faço conforme imagem abaixo. Tenho minha Rede das Torres que estao em uma Faixa de IP (171.2.3.x) e os clientes estao em outra faixa de IP, cada uma diferente das outras torres. Gostaria de monitorar esse clientes, e os monitores de energia que estao ligados por cabo na mesma faixa de IP do Clientes, eh possivel isso? Alguem poderia me ajudar. Estou querendo fazer isso faz tempo e nada, ja procurei na Net e não achei muita coisa objetiva. Obrigado


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         minha rede.jpg
Visualizações:	338
Tamanho: 	243,1 KB
ID:      	62028

  2. #2

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Zabbix seria ideal

  3. #3

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Bom dia,
    Nas torres VC tem mikrotik?
    Se sim, VC pode instalar o The Dude nele e usa-lo com agente.

  4. #4

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Também pode trabalhar com rotas estáticas exemplo para a torre3:
    Adicione esta rota na RB principal da sua rede onde é feito o nat de 171.x.x.x.

    /ip route
    add distance=1 dst-address=192.168.13.0/24 gateway=171.2.3.5

    dessa forma vai conseguir alcançar os ips que estão nos clientes e no monitoramento,
    lembrando que conforme a rede vai crescendo fica inviável usar rotas estáticas o ideal seria usar roteamento dinâmico exemplo ospf.

  5. #5

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Legal. No Caso do Zambix. nunca mexi eh dificil?

    Todas as Torres são MK. Mas instalando o the dude direto na RB o processamento nao sobe muito?

    Se eu Colocar a Rota Estatica, os clientes com IP da Torre 3 não vai enxergar o da Torre 2, mesmo sendo outra faixa.

  6. #6

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Zabbix é super simples de se mexe amigo, ainda tem versão em português.
    Seria um sistema free e bem funcional, aqui uso o PRTG que sem sobra de dúvidas é bem melhor que muitos no mercado.

  7. #7

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Com Zambix eu teria a possibilidade de fazer conforme minha estrutura? Seria mais facil e funcional a implantação?

  8. #8

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Sim, perfeitamente.

  9. #9

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Nao teria outra forma? Para eu monitorar os clientes com o The Dude mesmo...

  10. #10

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Tentei instalar o The Dude na Rb, mas o nao instala minha verso e 6.32.3, e o The Dude que tenho eh esse dude4.0beta2.npk.

    Copiei para o File, e reiniciei mas não instala. Alguem tem alguma dica ai?

  11. #11

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Deve esta com arquitetura diferente, veja qual é a arquitetura da sua RB e baixa nesse link :http://mikrotik-software.de/downloads/

  12. #12

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Bom dia a todos, abaixei o Arquivo da Arquitetura Correta e ele até instala, mas fica desativado, Fiz isso com todas a versões disponível, e ele sempre fica desativado. Lendo em um outro Forum, vi que funciona mesmo desativado, mas o meu não funciona mesmo, teria alguma dica.


    Referente a Monitorar meus Clientes, consegui fazer uma outra opcao, depois que Libero o SNMP, e funciona corretamente, eu consigo pingar meus clientes, conforme imagens abaixo. Só que o problema é que ele não fica inativo. Da uma olhada na Imagem, para entender melhor o que acontece.

    Teria como pingar por MAC?

    Esse teste que estou fazendo, coloquei uma RB na Faixa de IP da REDE das Torres (conforme imagem do inicio) na Bancada, e tem 03 PC Virtual como se fosse clientes, como outra faixa de IP. Seguindo a mesma logica da Imagem la do Inicio.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude1.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	191,1 KB
ID:      	62055Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude2.jpg
Visualizações:	322
Tamanho: 	168,7 KB
ID:      	62056Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude4.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	278,0 KB
ID:      	62057

  13. #13

    Padrão Re: The dude - monitorar meus clientes em rede roteada

    Você não tem nenhuma máquina velha só para rodar o The Dude? Eu cheguei a instala-lo no mikrotik mas não gostei, consome um pouco da RB. Instalei em uma máquina só para monitorar, favor disparo e e-mail com stunnel e blat e acabou os problemas.