+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    Pessoal do fórum, bom dia! Sou novo aqui, se minha postagem estiver errada de algum modo, peço à moderação que faça os ajustes necessários.

    Aqui na minha cidade (Pirassununga - SP) a Prefeitura oferece internet grátis de 256kbps, mas as duas repetidoras que tenho disponíveis estão muito longe da minha casa, a 5 ou 6 km de distância (teria como calcular a distância exata por GPS?).

    Qual o equipamento ideal para eu conseguir captar a internet da prefeitura nessa distância de 5 a 6 km?

    O que tenho atualmente é uma antena de grade de 20dbi com cabo coaxial de 10 mts e uma placa PCI EPI-3601s 600mw com chipset Atheros AR5005GS. Eu tinha uma Ralink RT2560, não pegava sinal com ela e fui em busca dessa Engenius/Atheros pensando que com uma placa mais potente poderia conseguir sinal, mas já não sei se foi boa decisão. Ainda não a testei no entanto.

    Andei pesquisando bastante e vi falarem bem dos Nanostations 2 e seu semelhante da TP-link, o Tl-wa5210g, seriam opções melhores para ter uma boa recepção dessa distância de 5 a 6 KM? Achei caros eles, na faixa dos 300 reais, mas se resolvessem meu problema, eu até encararia comprá-los.

    Dúvidas:
    1 - O TP-Link WA5210G é tão bom qto o Nanostation 2, ou é inferior? Vi que é bem mais barato que o Nano.

    2 - Esses PCEs seriam melhores que o kit Antena de Grade + Cabo Coaxial + Placa PCI, pro meu caso?

    Antena de grade é um horror pra instalar, pesada, desengonçada, em tempestades dá medo de vir abaixo... já o Nanostation parece uma pluma e facílimo de instalar, mas não sei se seria o ideal pro meu caso. Inclusive por eu já ter o kit com antena de grade em mãos, um Nano ou TP-Link eu teria que comprar. O desafio é conseguir conexão com essa distância de 6 km das repetidoras. Sugestões de algum outro tipo de equipamento fora os que eu mencionei?

    Grato de antemão por toda a ajuda!

  2. #2

    Padrão Re: Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    Amigo, essas repetidoras da prefeitura nem sao tão distantes pro padrão Wifi-provedor... qualquer kit cliente com antena de grade direcional dá conta do que você quer...
    Agora... nao adianta nada você ter XYZ antena se a prefeitura não estiver enviando o sinal na sua direção. Faça um teste se tem sinal na sua casa, depois verifique se você consegue ver (ver mesmo a olho nú) a torre da prefeitura a partir do telhado da sua casa ou ponto alto onde você possa instalar a antena..
    Os equipamentos que você mencionou dão conta do recado, mas eu iria de TPLink wa5210 ligado na antena de grade com um cabo rg58de 1metro (CPEno pé da antena e descida com cabo LAN... o serviço fica melhir e a perda de sinal também). Essa Cpe da Tplink tem antena interna, mas só recomendo seu uso até 3km... a partir disso so com antena externa.

    Mas nada do que falei vai funcionar se você não conseguir ver a torre a partir da sua casa... Sua antena tem que, literalmente, enxergar a antena da prefeitura (visada). Também não vai adiantar nada se a torre da prefeitura não estiver enviando sinal na sua direção.

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo, essas repetidoras da prefeitura nem sao tão distantes pro padrão Wifi-provedor... qualquer kit cliente com antena de grade direcional dá conta do que você quer...
    Agora... nao adianta nada você ter XYZ antena se a prefeitura não estiver enviando o sinal na sua direção. Faça um teste se tem sinal na sua casa, depois verifique se você consegue ver (ver mesmo a olho nú) a torre da prefeitura a partir do telhado da sua casa ou ponto alto onde você possa instalar a antena..
    Os equipamentos que você mencionou dão conta do recado, mas eu iria de TPLink wa5210 ligado na antena de grade com um cabo rg58de 1metro (CPEno pé da antena e descida com cabo LAN... o serviço fica melhir e a perda de sinal também). Essa Cpe da Tplink tem antena interna, mas só recomendo seu uso até 3km... a partir disso so com antena externa.

    Mas nada do que falei vai funcionar se você não conseguir ver a torre a partir da sua casa... Sua antena tem que, literalmente, enxergar a antena da prefeitura (visada). Também não vai adiantar nada se a torre da prefeitura não estiver enviando sinal na sua direção.

    Abraços
    Oi sphreak, agradeço muito por responder. Então, aqui acontece umas coisas meio fantasmagóricas sabe... não dá pra entender. Visada tem, as repetidoras da prefeitura são instaladas nas caixas dágua do serviço de distribuição de água de Pirassununga, são caixas dágua gigantes com mais de 50 ou 60 metros de altura. Do telhado da minha casa é possível avistar duas delas ao longe, ambas com repetidoras, a essa distância de 6 km mais ou menos. Mas o sinal aparece muito fraco, por isso achei que 6 km seria uma distância grande demais pro meu kit e que precisaria de algo mais potente. Não sabia que um kit cliente qualquer dava conta de cobrir 6 km, o meu kit deve ser um lixo então, pois não consigo sinal forte o suficiente pra ter uma conexão decente. Isso com a placa Ralink... a Engenius preciso testar. Vou tentar fazer mais testes, o duro vai ser comprar o TP-Link e ainda assim não conseguir sinal, seriam 300 reais jogados no lixo... tenho medo disso. Mas tá osso ficar sem internet aqui viu... e a internet voando por cima da minha cabeça de graça.

    Grato ao amigo sphreak, qualquer opinião adicional é bem vinda!

  4. #4

    Padrão Re: Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    Fico feliz por ter ajudado!
    Então... Esse sinal fraco pode ser o alinhamento da antena da prefeitura que não ta na sua direção... aí nao tem antena que resolva...
    Verifica também a montagem da tua antena... se ela estiver na polarização errada pode dar sinal ruim também... verifique se sua antena está na polarização vertical...
    Outra dica é a seguinte: O que faz o sinal ficar melhor é o conjunto antena + cabo + alinhamento. Tenta posicionar bem sua antena ( 1,5 metros acima do telhado e sem nada na frente) e vai alinhando aos poucos, tanto lateralmente quanto vertical.

    Em um calculo cego aqui e pra você receber pelo menos -75dBm de sinal, o que pra uma conexão de 256kbps é suficiente...

    Tenta alinhar a antena e baixa o programa WirelessMon e conta como ta o sinal... (o sinal wireless quanto mais perto -100 é pior e quanto mais perto de -60 melhor, exemplo: um sinal -85 é bem regular, -90 é ruim, -70 é bom, - 60 é ótimo)

  5. #5

    Padrão Re: Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    Bom dia amigo, retira esse cabo de 10m e placa, coloca umu bullet2 rosqueado na antena, vai melhorar bem o sinal esses cabos de 10m tem muita perda, o nano e o tplink Sao para locais mais perto de repetidores. utiliza bullet com grade 24dbi. att leandro

  6. #6

    Padrão Re: Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    amigo compra produtos ubiquit nano station 2.4

  7. #7

    Padrão Re: Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    Galera... não adianta nada o kra comprar XYZ equipamentos se não funcionar... Equipamento bom ajuda mas não faz sinal de Wifi nascer em pedra...

    PorcaSolta.. testa primeiro! Seu equipento e capaz de fazer esse enlace funcionar...

    Funcionando você investe pra melhorar!

  8. #8

    Padrão Re: Como captar internet via rádio 2,4 ghz com torres distantes?

    Pessoal, muito obrigado pela ajuda, todas as opiniões são bem vindas e importantes. Sphreak,, a Prefeitura de Pirassununga disponibiliza um manual de instalação no formato pdf em seu site, e lá diz que as antenas devem ser instaladas com polarização vertical, que é o modo como tentei instalar. Por desencargo tentei horizontal também, sem grandes efeitos, sinal fraco do mesmo jeito. De fato já sabia que esses cabos coaxiais impõem uma grande perda de sinal, e que qto mais curtos melhor... sendo o ideal eliminá-los e trabalhar com equipamentos que usem cabo RJ-45 que não apresenta perdas. Daí meu interesse em pesquisar roteadores outdoor como os Nanos e o TP-Link, talvez investir um dinheiro pudesse me trazer uma boa qualidade de conexão... mas sim, primeiro de tudo tenho que ver a viabilidade de sinal. E tentando com o equipamento que já tenho, pouparia de gastar $$$ "à toa".

    Pelo que percebi, as repetidoras da prefeitura usam enormes antenas Omni... mas antenas Omni a 60 metros de altura, sei lá... quem projetou isso acho que deixou muito a desejar. Mas por ser Omni, joga sinal em todas as direções, então eu não teria que me preocupar com direcionamento da repetidora pra mim, precisaria? Ainda me parece que a distância é uma das grandes barreiras.

    Em minhas pesquisas vi esse tal de bullet2 que um dos amigos mencionou, mas não me aprofundei, fiquei mais em cima dos nanos e do tplink... esse tal de bullet2 é bom pra grandes distâncias? Farei mais testes aqui e posto os resultados. mais uma vez grato pela força gente!