+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dica modulo SFP Gbic

    Pessoal, bom dia,
    Vejam, estou querendo fazer alguns testes de bancada pra "brincar" e ver como se comportam algumas coisas com a fibra.
    -Queria comprar um rolo de 300mt de fibra monomodo ja conectorizado;
    - tenho aqui paradas 2 RB2011Uais (que ja tem o slot SFP);

    Pegunta, pois não quero começar comprando errado visto que os equipamentos não são exatamente baratos:
    Considerem que os testes serão simples então qualquer modulo de 1km e de 1,25Gb ja ta mais que bom.

    1º- que Gbic comprar? tem lado? tem que comprar o par? faz diferença ser TDM ou WDM?, os dois não se misturam né?
    2º- Qual a conectorização correta que devo pedir no cabo fibra?

    Grato

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Dica modulo SFP Gbic

    bom dia

    jovem a conectorizacao depende dos ativos que vais usar, pois tratando de miniGbic é totalmente dinamico, deixando por sua conta que tipo de topologia e dispositivos ira usar. Tem no mercado sfp modulos para unica fibra com conectorizacao SC e tambem LC, tem com duas fibras LC no entanto saindo do sfp tem tambem SC. sendo so pra ensaio a distancia nao difere o resultado, entao podes fazer seus ensaios simplesmente com cordoes opticos que o resultado sera o mesmo
    se os ativos for SM utilize atenuadores se for MM nem precisa

  4. #4

    Padrão Re: Dica modulo SFP Gbic

    Citação Postado originalmente por netdovale Ver Post
    bom dia

    jovem a conectorizacao depende dos ativos que vais usar, pois tratando de miniGbic é totalmente dinamico, deixando por sua conta que tipo de topologia e dispositivos ira usar. Tem no mercado sfp modulos para unica fibra com conectorizacao SC e tambem LC, tem com duas fibras LC no entanto saindo do sfp tem tambem SC. sendo so pra ensaio a distancia nao difere o resultado, entao podes fazer seus ensaios simplesmente com cordoes opticos que o resultado sera o mesmo
    se os ativos for SM utilize atenuadores se for MM nem precisa
    Perfeito colega,
    Sua resposta foi muito útil então basicamente quer dizer que se eu tiver Gbic nas duas pontas a escolha é minha de como fazer né?
    - posso por exemplo usar 2 gbic para lc com um cordão de lc/apc - lc/apc que fica de boa né?

    Bom, como disse queria fazzer com fibra monomodo, dai vc disse que precisa de atenuador se for fazer com cordão optico curto, tipo uns 20mts correto, isso acho que se deve ao fato da fibra monomodo, mesmo usando gbic para 1km "apenas" como a distancia é curta tem que atenuar né?
    -Como saberei quando tenho necessidade de atenuar e quando não na monomodo?
    - no caso então se for usar internamente, dentro do backbone, o mais aconselhavel é a MM por ser mais adequada a distancias curtas correto??

  5. #5

    Padrão Re: Dica modulo SFP Gbic

    O ideal é que esteje na faixa de -13 a -17db, consegue ver isto com um power meter, se o gbic for so pra 1km nem vai precisar de atenuacao. se for so pra ensaio sera indiferente o cordao de 1 metro ou 20 metros exeto o valor do mesmo.
    Geralmente os gbics sao de conectorizacao lc/upc (azul)

  6. #6

    Padrão Re: Dica modulo SFP Gbic

    Novamente grato pela resposta, mas diga-me:
    - Como faço pra saber com qual polimento o Gbic trabalha visto que, conforme tenho visto, varios não tem isso na especificação?

    Outra;
    Minha dedução estaria correta sobre o fato que, pra trabalhos internos (dentro da propria central, backbone) o correto então seria a fibra MM?

  7. #7

    Padrão Re: Dica modulo SFP Gbic

    melhor gbic que tem e o tplink321a e 321b qe serve com o mc220l ou na rb2011

  8. #8

    Padrão Re: Dica modulo SFP Gbic

    viche, tem demais, as cores por se so ja sao uma baixa epecificacao, procure na net ai uma tabelinha de cores dos conectores, cada cor condiz com uma especificacao