+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Prezados,
    Apesar de parecer lógico, como estou começando nessa área, andei lendo e verificando, mas gostaria de uma explicação dos mais experientes, vejam:
    Verifiquei que, alem de existirem diversos tipos de conectores (cada qual para a sua aplicação) existem diferentes tipos de polimento nos conectores e acopladores de fibra portanto pergunto:

    1º- Pelo que percebi os mais utilizados são PC, APC, UPC correto?
    2º- Se, por exemplo, eu tiver um conector lc/apc, o módulo GBIC, ou o acoplador que for usar, nessa ponta devera ser lc/apc tambem correto? lc por conta do conector obvio, mas o polimento também devera ser apc correto?
    3º- polimentos diferentes são compativeis entre si (tipo um acp com upc)?? acredito que não né?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Ola boa tarde.
    Os conectores são de vários tipos: LC, PC, SC são do tipo APC e UPC.

    De maneira mais simples, existe os conectores verdes e azuis
    Sempre que for conectar alguma fibra em um ativo caso a mesma não tenha porta na cor verde, por padrão é sempre azul.
    Para colocar em SFP OLT ONU Conversor de midia, sempre conectores azul.
    Pode reparar que os verdes são um pouco mais em conta que os azul, ai vc usa eles para fazer a ligação de equipamentos nao ativos, apenas passivos vc usa verde.

    Aqui a rede Gpon que estou montando é da seguinte forma:
    No armario a OLT conector AZUL
    No DIO saida para rua - caixas de atendimento FTTH, conector Verde.
    No Cliente ONU conetcor Azul

    nunca use um adaptador azul com conectores verdes, não que o polimento seja diferente o corte da ponta do conector é diferente.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Uhm,
    -Interessante, então é por isso que os Gbics também vem com cor indicadora certo?
    -Mas e caso queira interligar dois ativos (RB's, pc's ou o que for, com Gbic ai seriam 2 azuis correto? qual o polimento do azul?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Mandou parceiro.Dica show de bola.
    Sempre tive esta dúvida,qual é o polimento da olt e onu.Algumas vem com manual dizendo outras não...
    Vlw mesmo.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Uhm,
    -Interessante, então é por isso que os Gbics também vem com cor indicadora certo?
    -Mas e caso queira interligar dois ativos (RB's, pc's ou o que for, com Gbic ai seriam 2 azuis correto? qual o polimento do azul?
    O conector Azul o polimento será UPC é o padrão da cor azul, lembrando que nem sempre o conector que vai ligado a uma ONU é polimento UPC, isso é uma particularidade do fabricante dos ativos a PARKS por exemplo utiliza o APC em sua ONU.

    Qual a diferença entre eles ?!

    o polimento UPC se você observar é um corte reto no ferrolho do conector, sendo assim ele causa um maior retro-espelhamento causando uma perda maior em Ddm em sua fibra algo em torno de 0,5, isso em um conector feito por uma maquina, se for um conector de campo, a perda pode ser maior.

    O polimento APC tem um angulo de 8° graus em seu corte, assim deixando a ponta do ferrolho na diagonal, dando um encaixe melhor ao conector e diminuindo o retro-espelhamento na fibra,a perda dele é de 0,15 Dbm.

    qual o melhor ?

    Depende da aplicação, o UPC ele é menos sucessível a causar uma perda por desgaste, por não ter um angulo de encaixe.

    O APC é melhor por atenuar menos a sua rede, e isso faz uma grande diferença quando se tem vários conectores nela, mas nesse caso eu aconselharia a usar uma maquina de fusão.
    Última edição por Josimarvieira; 22-12-2015 às 14:07.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Colegas,
    Agradeço enormemente a explicação que todos estão dispensando mas talvez eu não tenha sido especifico, vejam:
    - O que gostaria de saber é por exemplo assim:
    No caso de eu ter 2 rb's, ou dois switchs com sfp ou placa de rede com sfp, na verdade assim se eu tiver gbic numa ponta do cabo e na outra também, nesse caso os gbics teriam lado?? ou poderia usar, por exemplo, 2 gbic para lc com um cordão monomodo lc/apc nas duas pontas??

  7. #7

    Padrão Re: Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Colegas,
    Agradeço enormemente a explicação que todos estão dispensando mas talvez eu não tenha sido especifico, vejam:
    - O que gostaria de saber é por exemplo assim:
    No caso de eu ter 2 rb's, ou dois switchs com sfp ou placa de rede com sfp, na verdade assim se eu tiver gbic numa ponta do cabo e na outra também, nesse caso os gbics teriam lado?? ou poderia usar, por exemplo, 2 gbic para lc com um cordão monomodo lc/apc nas duas pontas??
    Em SFP por padrão sempre vai ser UPC (azul), aqui tenho 3 ptp com fibra usando apenas uma fibra, usei conectores SFP da mikrotik um casal quem vem junto 1 amarelo e 1 azul, e usa conector LC, nesses PTP uso RB 2011 com porta SFP e RB 260GS, e CCR 1036.

    Nesse caso usei o que é par so conversa entre eles.

    Radios Licenciados Fuul Outdoor
    Wi2Be, uso SFP duplo LC UPC.
    SIAE , uso o casal de sfp da mikrotik 1 amarelo 1 azul

  8. #8

    Padrão Re: Duvida sobre polimento SFP e cabo

    Uhm, acho que entendi,
    Ma de diga, e os conectores? ficou com o LC?? qual polimento?