+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Acessar roteador em internet via radio

    Bom meu primeiro tópico aqui.

    Na cidade onde eu moro tem uma empresa que presta serviço de internet via rádio onde eu sou cliente.

    Estes dias uma amiga disse que o roteador dela tinha resetado do nada e se eu não poderia ir até a casa dela para arrumar, mas como não tinha tempo acabei não indo, então ela ligou para o cara da informatica que é representante do provedor aqui na minha cidade.

    Então no outro dia perguntei para ela se ele tinha ido arrumar, ela falou que ele arrumou direto da loja dele, nem foi na casa dela.

    Agora eis minha grande dúvida, é possível acessar um roteador remotamente sem ter a porta para acesso remoto configurada?
    Ele pode ter acessado a CPE mas depois como ele faz para entrar no roteador e configurá-lo?
    Se alguém souber pode me explicar como é feito isso?

    O modelo do roteador dela é um TP-LINK WR720N

  2. #2

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Boa tarde,

    Sim, sem problemas é possível fazer esse tipo de acesso.

    Ele acessa a CPE e dentro da CPE ele pode criar regras de redirecionamento para o roteador.

    Assim ele pode acessar externamente o roteador.

    Eu uso assim na minha rede.

  3. #3

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Boa tarde,

    Sim, sem problemas é possível fazer esse tipo de acesso.

    Ele acessa a CPE e dentro da CPE ele pode criar regras de redirecionamento para o roteador.

    Assim ele pode acessar externamente o roteador.

    Eu uso assim na minha rede.
    Também fiquei curioso e como o autor do tópico diz, coloca aí como é feito.

  4. #4

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Eu só tenho acesso ao roteador do cliente quando o mesmo solicita na hora da instalação.

    Tem clientes que já possui o roteador, então, nesses eu nem mexo, desço o cabo para o roteador dele, configuro e pronto.

    Agora em casos que o cliente não possui o roteador, na hora da instalação ele solicita. O meu equipamento é todo em comodato e eu mesmo configuro a senha de acesso ao roteador. Nele eu já deixo a configuração de acesso remoto (geralmente utilizo a marca intelbras), deixo marcado a opção de acesso remoto e escolho uma porta (8080 ex.).

    Nos rádios do cliente, eu utilizo autenticação PPPoE, então na hora que o rádio (NSM5 ou SXT) autentica, ele pega um ip e por ai vai...

    Entro na aba de redirecionamento e faço o redirecionamento direto no radio para a porta do roteador selecionada anteriormente.

    Da minha central como tenho acesso aos rádios via browser ou então winbox, baixa acessa o navegador com o numero da porta (XXX.XXX.XXX.XXX:8080), ai tenho acesso ao roteador na casa do cliente.

    Seria basicamente isso.

    Quaisquer outras dúvidas, podem falar.

  5. #5

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Se a CPE for um SXT, e o cabo ethernet que desce da CPE estiver plugado na lan e não na wan do roteador, tem como acessar remotamente a CPE, e pelo terminal do SXT acessar o roteador via telnet.

    E via telnet dá pra configurar tudo que é configurável via setup http e mais um pouco geralmente.

    (Não tenho certeza se o WR720n suporta telnet, outros equiptos TP-Link sim)

  6. #6

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Eu só tenho acesso ao roteador do cliente quando o mesmo solicita na hora da instalação.

    Tem clientes que já possui o roteador, então, nesses eu nem mexo, desço o cabo para o roteador dele, configuro e pronto.

    Agora em casos que o cliente não possui o roteador, na hora da instalação ele solicita. O meu equipamento é todo em comodato e eu mesmo configuro a senha de acesso ao roteador. Nele eu já deixo a configuração de acesso remoto (geralmente utilizo a marca intelbras), deixo marcado a opção de acesso remoto e escolho uma porta (8080 ex.).

    Nos rádios do cliente, eu utilizo autenticação PPPoE, então na hora que o rádio (NSM5 ou SXT) autentica, ele pega um ip e por ai vai...

    Entro na aba de redirecionamento e faço o redirecionamento direto no radio para a porta do roteador selecionada anteriormente.

    Da minha central como tenho acesso aos rádios via browser ou então winbox, baixa acessa o navegador com o numero da porta (XXX.XXX.XXX.XXX:8080), ai tenho acesso ao roteador na casa do cliente.

    Seria basicamente isso.

    Quaisquer outras dúvidas, podem falar.

    Ok, até ai tudo certo. Mas como o roteador dela foi resetado o acesso remoto se este estava mesmo configurado acabou se perdendo com o reset do roteador.

  7. #7

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se a CPE for um SXT, e o cabo ethernet que desce da CPE estiver plugado na lan e não na wan do roteador, tem como acessar remotamente a CPE, e pelo terminal do SXT acessar o roteador via telnet.

    E via telnet dá pra configurar tudo que é configurável via setup http e mais um pouco geralmente.

    (Não tenho certeza se o WR720n suporta telnet, outros equiptos TP-Link sim)
    No caso o acesso via telnet direto da CPE só funcionaria se o cabo estivesse ligado na LAN do Roteador fazendo uma bridge, certo?

    No caso se estivesse na WAN não funcionaria?

    O modelo da CPE é uma Overtek OT-2618-a

  8. #8

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Talvez uns roteadores por default (Depois de um reset) aceitem telnet via WAN, nunca testei. O que sempre usei foi na lan, e nenhum tem isso bloqueado por default.


    Esse Overtek tem em Administration > System Command, um campo pra linha de comando, esses aparelhos com chipset Ralink acho que tem o Telnetd, seria só ir no setup nesse ponto e dar um telnetd pra ver se aceita. Se aceitar, teria como, pelo setup da CPE, alterar config. do roteador resetado mais a frente.

    Tenho visto tanto, mas tanto roteador com a wan sem uso, com a CPE ou modem adsl plugado na lan, que não duvido que muito anteneiro de provedor nem saiba mais o que é uma wan.

  9. #9

    Padrão Re: Acessar roteador em internet via radio

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Talvez uns roteadores por default (Depois de um reset) aceitem telnet via WAN, nunca testei. O que sempre usei foi na lan, e nenhum tem isso bloqueado por default.


    Esse Overtek tem em Administration > System Command, um campo pra linha de comando, esses aparelhos com chipset Ralink acho que tem o Telnetd, seria só ir no setup nesse ponto e dar um telnetd pra ver se aceita. Se aceitar, teria como, pelo setup da CPE, alterar config. do roteador resetado mais a frente.

    Tenho visto tanto, mas tanto roteador com a wan sem uso, com a CPE ou modem adsl plugado na lan, que não duvido que muito anteneiro de provedor nem saiba mais o que é uma wan.
    Não consegui usar o comando na overtek, provavelmente não deve ter.
    Realmente todas as instalações que o tecnico faz aqui na cidade onde ele fornece o roteador é feito conexão tudo pela porta LAN. Valeu pela ajuda.

  10. #10