+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio outdoor no meio de Torre de Telcomunicação de Opradoras de Celular esta protegida de raios?

    Olá pessoal tenho uma dúvida onde esta localizado o escritório tem 3 Torres de Operadora de Celular ou seja estou no meio desta torres e no Escritorio uso um PTP com Radio da Mikrokit entre dois Prédio de 3 andares mesmo assim preciso levar o terra para estes Radios?

    Se por acaso cair um Raio proximo mesmo as Torres com pararaio este dois Radios queimaria por não ter Terra ou não tem nada ver com terra sem terra já era?

    abraço

  2. #2

    Padrão Re: Radio outdoor no meio de Torre de Telcomunicação de Opradoras de Celular esta protegida de rai

    Boa Tarde,

    Mesmo estando a sombra de outros para raios, e necessario fazer o aterramento de seu equipamentos tanto alocados na torre e os que estão conectados a fonte POE,

    ha vario motivos que podem levar a queima dos equipamento por descarga atmosférica próxima, o mais conhecido e a descarga voltar pela rede elétrica e danificar os equipamentos mais sensíveis, ou devido a alta energia de um raio, danificar o RF do equipamento.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Radio outdoor no meio de Torre de Telcomunicação de Opradoras de Celular esta protegida de rai

    Independente de estar perto das torres de telecom ou não, o sistema de aterramento é obrigatório inclusive para novos imóveis já há alguns anos. Ema alguns estados isso é exigido desde os anos 70 ou 80.
    Caindo um raio na torre de telecom e vc no meio delas, corre o risco de queimar até mais do que os equipamentos deles. As operadoras de telecom usam equipamentos da norma 1000 ou militar, ou seja feito pra não pifar assim como foi o nosso saudoso fusca ou jeep. As rebarbas do raio ou o campo criado por ela que é o perigoso e se for num campo aberto mata muitos animais por até algumas dezenas de metros; além disso é mais fácil queimar os aparelhos vindo da rede elétrica do que pelo raio que cai na torre.

  4. #4

    Padrão Re: Radio outdoor no meio de Torre de Telcomunicação de Opradoras de Celular esta protegida de rai

    Ok irei levar um terra para os radios, estes dois prédios são novos tem 2 anos que construidos e todas as tomadas tem terra.