+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Boa tarde, tenho algumas duvidas sobre a referida antena. Tenho duas deste modelo, que e para uso domestico, onde uma e transmissora e a outra receptora. Realizei o investimento, pois onde deixo a antena receptora, não temos uma prestadora de serviços boa. A distancia de uma antena com a outra, e de cerca de 200 metros. O link que tenho na outra residencia e de 15 mb, porem, apos toda a configuração, ela recebe no maximo 4 mb, sempre oscilando de 2 a 4mb. Ja pesquisei a respeito, informando que quanto mais proximo uma estiver da outra, mais a potencia do sinal tem que ser fraca, mas se eu diminuir, ja náo consigo localizar a antena transmissora. Não sei se e o alinhamento ou as configurações propriamente ditas que estão dando problema. Vou deixar umas prints da antena receptora para verem. Obrigado.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.png
Visualizações:	479
Tamanho: 	76,4 KB
ID:      	62117Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena1.png
Visualizações:	705
Tamanho: 	115,2 KB
ID:      	62118Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena2.png
Visualizações:	607
Tamanho: 	101,8 KB
ID:      	62119

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    coloque a menor potencia que o aparelho aceitar, altere o airmax priority para NONE, alinhe apontando corretamente, do jeito que esta em 25db não vai nunca

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Amigo com estas antenas da pra fazer um enlace de 20km...
    Uma coisa q vc tem q saber e que wifi 5.8 requer visada..
    Pelo sinal vc nao tem visada...
    vc precisa mudar o posicionamentos das mesmas.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Com certeza é sinal fraco... mas não fraco por potencia, pois 25 dbm em uma antena de grade é um canhão... mas está dando só -89dbm de recepção.

    Dá uma boa conferida pois afinal 200metros não é nada para este rádio, ainda mais com uma antena de grade em cada ponta.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Dá uma verificação também na polarização, as duas precisam estar na vertical ou na horizontal, ter visada ou pelo menos parcial.

  6. #6

    Padrão

    Vamos la!

    Atualizar as duas pontas para a ultima versão.
    Air max midium nas duas pontas.
    No air grid ponto de acesso vc pode usar 20, vc nao mandou o print.
    No air grid ponto de acesso escolha um canal, vc pode ir trocando mas espera cerca de 3 minutos antes de voltar a trocar, anote o melhor que encontrou, o ccq e o sinal devem estar muito alto nesse momento.
    Potencia comece com 17 NAS DUAS PONTAS, e vai baixando NAS DUAS PONTAS.
    mcs comece com 11 e desmarque primeiro na estação e logo depois ponto de acesso.
    VC PRECISA DE UM SINAL MELHOR PARA ESSE MCS algo de no minimo 65, se ficar tão alto vc terá msm de baixar
    Alinhe as antenas sem deixar pender para os lados.
    Posta os resultados.

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Citação Postado originalmente por henriquek Ver Post
    Boa tarde, tenho algumas duvidas sobre a referida antena. Tenho duas deste modelo, que e para uso domestico, onde uma e transmissora e a outra receptora. Realizei o investimento, pois onde deixo a antena receptora, não temos uma prestadora de serviços boa. A distancia de uma antena com a outra, e de cerca de 200 metros. O link que tenho na outra residencia e de 15 mb, porem, apos toda a configuração, ela recebe no maximo 4 mb, sempre oscilando de 2 a 4mb. Ja pesquisei a respeito, informando que quanto mais proximo uma estiver da outra, mais a potencia do sinal tem que ser fraca, mas se eu diminuir, ja náo consigo localizar a antena transmissora. Não sei se e o alinhamento ou as configurações propriamente ditas que estão dando problema. Vou deixar umas prints da antena receptora para verem. Obrigado.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.png
Visualizações:	479
Tamanho: 	76,4 KB
ID:      	62117Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena1.png
Visualizações:	705
Tamanho: 	115,2 KB
ID:      	62118Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena2.png
Visualizações:	607
Tamanho: 	101,8 KB
ID:      	62119

    nao esta bem apontada!!! tem que receber pelo menos -55 dBm nessa distancia. Suponho saiba que nao pode ter nada interfirindo entre as duas antenas.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Ola amigo td bem? Como esta sua situacao ai? tu tens visada? Uma coisa boba verifique se ambas antenas estao na mesma polarizacao, tem nela V (Vertical) H (horizontal).. Isso eh alinhamento, em 200mt vc consegue -45 a -55 com pouca potencia... Abracao, posta print ai e as coordenadas que lhe ajudamos

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Se isso ajuda a os leigos a entender o que é visada, e que wifi não presta sem ela:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada.jpg
Visualizações:	249
Tamanho: 	158,0 KB
ID:      	62124



    Pra ter -89dBm em 200m a única explicação é não ter visada.

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Boa tarde pessoal, desde já agradeço pela ajuda de todos. Estou viajando, assim que retornar na quarta-feira, irei realizar as configurações e os devidos ajustes como informado pelos senhores, após, colocarei as prints aqui pra vermos os resultados!
    Novamente, obrigado.

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Tem a copa de uma árvore que está no meio delas, pela explicação, ela deve estar interferindo a qualidade do sinal....

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Dá uma verificação também na polarização, as duas precisam estar na vertical ou na horizontal, ter visada ou pelo menos parcial.
    Pelo sinal, nem a copa de uma árvore iria baixar tanto o sinal assim. A não ser que seja uma mangueira daquelas maciças...
    Acho que o Nilton acertou na mosca. Tudo leva a crer em polarização diferente

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5

    heheh... e nem só isso, erro de polarização cai o sinal num 30dBm.

    Em 200m com radio a 25dBm (Na verdade deve estar limitando nuns 40dBm EIRP) o sinal devia ter uns -20 a -30dBm, um erro de polarização vai dar então -60dBm, tem mais 30dBm sendo perdidos, a árvore em 5GHz talvez não derrube tanto, mas se tem árvore na frente então pode ter errado o apontamento, sem visada é complicado acertar a direção exata.

    Se o rádio está mesmo a 25dBm, era pra ter sinal -17dBm em 200m! Pra cair disso pra -89dBm (São 72dBm de sinal perdido! São 7 paredes comuns!) tem que ter um pouco de tudo errado, talvez um amplificador queimado, árvore, erro de polarização, erro de apontamento...

    Um prédio de 20m de largura sim derrubaria 70dBm de um sinal.