+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    Boa tarde a todos.

    Primeiramente Feliz Ano Novo a todos, tenho aqui uma rede com VLAN com 130 clientes e VLAN também nos clientes e gostaria de integrar esta rede que está com um link de fibra independente ao meu sistema (assim utilizo um só link de fibra e economizo mensalmente), o sistema que passará a centralizar tudo não tem VLAN, como faço para integrar os dois sistemas sem prejudicar a navegação dos clientes??? Qual o melhor modo de colocar o sistema com VLAN em bridge para que ele faça parte do meu sistema?

    Não sei se fui muito claro, espero que tenham entendido.


    Agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    voce pode fazer um desenho? não entendi oque voce quer hehehe

  3. #3

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    Vlan necessita nada mais do que comunicação entre os dois pontos, como o servidor que vai ser o principal do link ja esta em bridge faça o outro servidor fazer parte desta bridge e ai vc pode criar as vlan na saída do servidor principal e na entrada do outro servidor que vai se comunicar, depois disso é so configurar o link utilizando as vlan.
    Um desenho ajudaria mas do mais seria isso.

  4. #4

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    Desenho em anexo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Esboço integração sistema.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	61,2 KB
ID:      	62176

  5. #5

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    De acordo com a imagem vc faria da seguinte forma, partindo do principio que ambos os lados tem uma rb com porta de rede sobrando para que vc possa fazer os testes sem afetar em nada a rede e seu funcionamento atual.
    Escolha uma porta livre da rb que possui o link dedicado vou chamar de RB-A, nesta porta escolhida digamos porta ether5 da RB-A vc cria uma vlan e apos criar a vlan vc adicionar um ip nesta vlan exemplo 10.0.0.1/24 por ser um /29 ou /30 fica a seu criterio, esta faixa de ip 10.0.0.0/24 deve estar liberada no firewall nat, agora do outro lado do ponto a ponto isto o ponto aponto estando em wds e bridge, na rb que vou chamar de RB-B vc escolhe uma interface que nao esteja usando de exemplo usaremos a ether5 tambem e criaremos uma vlan definindo a porta ether5, neste momento as rbs devem se enxergar, pode ser verificado no menu ip neighbors, agora so falta colocar internet do dedicado da RB-A na RB-B para isso va ao menu ip address e coloque um ip na vlan criada anteriormente na mesma faixa da vlan da RB-A ex 10.0.0.2/24 em seguida va em ip router e adicione um gateway que vai ser o ip da vlan da RB-A 10.0.0.1 em ip dns caso nao exista algum dns adicione um de sua escolha ex 8.8.8.8
    desative o link da RB-B e teste dando um ping no terminal para ver se existe conexao.
    Do mais seria isso

  6. #6

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    Certo entendi, e se eu quiser autenticar os clientes da rede VLAN no meu mk-auth, como poderia ser feito sem prejudicar a navegação?

  7. #7

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    @VNInfo

    Amigo, se eu eu entendi bem você deseja que os clientes da rede sem VLAN usem o link de fibra que esta do lado da rede de clientes com VLAN correto?

    Se for isso, basta você colocar um IP /30 na porta da RB qual esta conectado ao PTP(lado com vlan) e fazer o mesmo do outro lado(sem vlan).

    Depois disso, colocar uma rota default do lado(sem vlan) apontando o gateway o IP /30 do lado(sem vlan).

    No lado com VLAN adicionar uma rota contendo o range IP dos clientes que não tem vlan e apontar o gateway sendo o ip /30(lado sem vlan) e desativar o NAT na RB(lado sem vlan).

    Acho que isso é suficiente

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Boa tarde a todos.

    Primeiramente Feliz Ano Novo a todos, tenho aqui uma rede com VLAN com 130 clientes e VLAN também nos clientes e gostaria de integrar esta rede que está com um link de fibra independente ao meu sistema (assim utilizo um só link de fibra e economizo mensalmente), o sistema que passará a centralizar tudo não tem VLAN, como faço para integrar os dois sistemas sem prejudicar a navegação dos clientes??? Qual o melhor modo de colocar o sistema com VLAN em bridge para que ele faça parte do meu sistema?

    Não sei se fui muito claro, espero que tenham entendido.


    Agradeço desde já.

  8. #8

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    @VNInfo

    Amigo, se eu eu entendi bem você deseja que os clientes da rede sem VLAN usem o link de fibra que esta do lado da rede de clientes com VLAN correto?

    Se for isso, basta você colocar um IP /30 na porta da RB qual esta conectado ao PTP(lado com vlan) e fazer o mesmo do outro lado(sem vlan).

    Depois disso, colocar uma rota default do lado(sem vlan) apontando o gateway o IP /30 do lado(sem vlan).

    No lado com VLAN adicionar uma rota contendo o range IP dos clientes que não tem vlan e apontar o gateway sendo o ip /30(lado sem vlan) e desativar o NAT na RB(lado sem vlan).

    Acho que isso é suficiente

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128
    Olá Telmetrics na verdade seria o contrário, o link de fibra está no lado sem VLAN.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    Cria uma bridge em cada RB adiciona a vlan e a ether na bridge

  10. #10

    Padrão Re: Integrar sistema com VLAN a sistema sem VLAN

    Crie 1 bridge e dentro dessa bridge em port's add a VLAN e a INTERFACE onde Chega o Link após isso crie 1 VLAN apontando para a Interface de Saida que vai para o seu Core, no core crie uma VLAN com o mesmo ID e crie 1 PPPoE Client na interface do PPPoE Client aponte para a VLAN.

    A principio é só isso.
    Última edição por wld.net1; 07-01-2016 às 13:11. Razão: Melhorar a didática.