+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Alguém já passou pela seguinte situação?:

    Estou há uma semana com problema em um enlace de um cliente. Esse enlace tem em uma ponta um Rocket 5 com um painel de 17dBi e na outra ponta a 22km uma Powerbeam M5 400.

    O que ocorre é que o sinal está muito baixo (cerca de -89dBm) e comparativamente, tem um provedor de um colega meu que a torre fica ao lado da minha e o sinal dele está chegando a -67dBm na Powerbeam (o equipamento desse meu colega é igual ao meu pois ajudei ele a montar!).

    Já realinhei, já testei outro Rocket, já mudei o ângulo do painel, já fiz AIRVIEW, já mudei a antena do cliente de lugar, já coloquei o Rocket do vizinho no meu painel... Parece zica com a minha torre ...
    Só tá faltando eu trocar o painel agora...
    O interessante dessa história toda é que parece que o meu sinal é digamos "mais pobre" que o do vizinho, pois um cliente ao lado desse que estou com problema está com sinal de -85dBm a 20km....

    P.S: Antes que me perguntem, a visada está 100% e os cabos estão ok...


    Alguém já passou por isso??

    Obrigado galera!

  2. #2

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Ola Amigo
    Então o mais provável é que seja o canal que você está usando no seu painel esteja como você mesmo disse "Mais Pobre" faz uns testes coloca uns canais fortes, e testar.

    tem mais alguém que esteja conectado nesse painel próximo a onde você esta com a P.Beam ?
    se sim ja matamos o problema o sinal da torre do seu amigo pode estar gerando muito ruido para você conectar a longas distancias, perto não se sente mas quando se esta longe o sinal se perde.

    Troca de canal o Rocket e seja feliz

  3. #3

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Alguém já passou pela seguinte situação?:

    Estou há uma semana com problema em um enlace de um cliente. Esse enlace tem em uma ponta um Rocket 5 com um painel de 17dBi e na outra ponta a 22km uma Powerbeam M5 400.

    O que ocorre é que o sinal está muito baixo (cerca de -89dBm) e comparativamente, tem um provedor de um colega meu que a torre fica ao lado da minha e o sinal dele está chegando a -67dBm na Powerbeam (o equipamento desse meu colega é igual ao meu pois ajudei ele a montar!).

    Já realinhei, já testei outro Rocket, já mudei o ângulo do painel, já fiz AIRVIEW, já mudei a antena do cliente de lugar, já coloquei o Rocket do vizinho no meu painel... Parece zica com a minha torre ...
    Só tá faltando eu trocar o painel agora...
    O interessante dessa história toda é que parece que o meu sinal é digamos "mais pobre" que o do vizinho, pois um cliente ao lado desse que estou com problema está com sinal de -85dBm a 20km....

    P.S: Antes que me perguntem, a visada está 100% e os cabos estão ok...


    Alguém já passou por isso??

    Obrigado galera!

    O projeto deste painel não é para atender a esta distancia

  4. #4

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Tive esse problema apenas com 1 cliente, mas no painel de 16db senão me engano ! (16db, 120º), senão foi no de 16 foi no de 19, enfim! Todos ao lado em perfeito apontando para o mesmo lugar, só não troquei o cabo, o resto, até o suporte mudamos da lado!
    Nada feito, por fim coloquei um de 20db 90º, resolveu meu problema

  5. #5

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Amigo, o painel que está usando não foi feito pra funcionar nessa distância. Coloque outra antena mais direcional, como uma Powerbeam, nanobridge ou uma dish no lugar desse painel, que seu sinal irá melhorar consideravelmente. Do jeito que está tentando fazer não vai ficar bom.

  6. #6

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Se o Rocket M5 está a 20dBm, e a antena tem 17dBi, isso dá 37dBm EIRP.

    Em 22Km o sinal cai (Free space loss) cerca de 135dBm.

    37 - 135 = -98dBm.

    A PowerBeam M5 400 tem 25dBi. Logo, aumenta em 25dBm o sinal.
    -98 + 25 = -73dBm

    Se está perdendo 16dBm (A diferença entre -73 e os atuais -89dBm) deve ter zona de fresnel parcial ou algo assim.

    Só 80% da zona de fresnel livre geralmente mata uns 10 a 12dBm de sinal, mas talvez seu Rocket M5 não esteja emitindo em 20dBm, tem que ver a configuração.

    E sua antena não tem 17dBi em todos os canais nem em todo o angulo. Oficialmente se vende painel com "angulo de meia-potência", isto é, se no ponto de maior ganho tem 17dBi de ganho, tem que ver com que largura o ganho está em 14dBi, afinal na escala "decibelimetrica" a cada 3dB o sinal dobra, portanto 14dB é metade de 17dB.
    Se lá pelos 45° pra um lado o ganho está em 14dBi, quer dizer que o angulo a meia-potência dessa antena é de 90°.

    Mas isso quer dizer que num certo angulo tem só 14dBi de ganho (Perto das beiradas).

    Paineis UBNT e outros mais novos informam potência com 1/4 de ganho, que é o angulo com até 6dBi a menos que o ponto de maior ganho. As setoriais Ubiquiti são todas assim, só tem 120° assim, tem 21dBi no ponto de maior ganho mas tem apenas 15dBi perto da beirada (Ou a 90°!).

    Fora essa variação de ganho conforme o canal. No datasheet da antena deve estar especificado algo tipo:
    Ganho: 17dBi (±2dBi)
    Esse "±2dBi" é uma variação de ganho conforme montagem e conforme o canal escolhido (Quanto mais longe da frequencia intermediária da antena, menor o ganho).

    De modo que... em setorial Ubiquiti 16dBi vai ter só 10dBi conforme posição e canal usado.

    Fora que também entra o VSWR, num canal inadequado tipo 5180MHz (Isso é faixa pra uso indoor, não pra uso outdoor) o VSWR de várias setoriais tá na casa dos 1,8:1, enquanto na faixa que permite maior potência, de 5725 a 5850MHz, o VSWR fica abaixo de 1,4:1, essa pequena diferença pode significa entrega de 1 ou 2dBm a menos de potência.

    Enfim, se somar um monte de pequenos fatores, talvez se explique boa parte do sinal 16dBm menor que devia estar, provavelmente uns 6dBm por conta de estar fora do angulo central da antena, em canal incorreto pro tipo de antena (Ver datasheet qual a faixa ideal, e a frequência com menor VSWR, pra isso que serve o datasheet), os outros 10dBm devem ser de zona de fresnel não totalmente limpa.
    (Afinal a zona de fresnel a 5,8GHz em 22Km é de 16m, tem um tunel imaginário de 16m (8m pra cada lado da linha de visada) no caminho? Até a antena do cliente precisaria estar 8m acima da casa/galpão pra ter 100% da zona de fresnel limpa.


    Mas com tudo certinho, exceto zona de fresnel, talvez consiga -78dBm, que não é suficiente pra conexão de qualidade, serviria pra um mini-ptp de 10Mbps mas pra PTMP não dá.
    (Portanto nem pense em aumentar a potência do Rocket na torre, ou colocar uma setorial 21dBi, uma setorial com 4dBi a mais vai dar 4dBm a mais de sinal, subir de -89 pra -85dBm não vai resolver nada, é questão de configurar, ver potência real do rádio (Conforme país e info da antena no setup o rádio tenta limitar a potência EIRP, se usar a faixa criminosa (Pra outdoor) dos 5,1 a 5,3GHz deve limitar nuns 20dBm EIRP!), ver ganho real da antena naquela direção, ver que canal tem maior ganho ou menor VSWR (Antena decente tem isso no datasheet, se não tiver a info então XINGUE o fabricante via email, se ele omite dados ele merece ter a mãe ofendida), em uma situação ideal dá pra chegar nos -70dbm de sinal com esse equipto, mas precisa ajuste preciso e instalação muito perfeita (Zona de fresnel muito limpa), e com -70dbm dá pra atender com algo tipo MCS10 ou MCS11.

  7. #7

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Se não é o alinhamento sao os radios. O painel é UBNT? se for, é quase imposivel esteja com defeito.
    Voce testou tentar alinhar o painel medido desde a casa do cliente? Nessa distancia a inclinação do painel faz toda a diferença.

  8. #8

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Olá pessoal...
    Obrigado pela ajuda... Vamos lá!
    Já mudei diversas vezes os canais e não é interferência. O painel é UBNT e a visada está bem livre, pois é no alto de dois morros!
    Andei testando outros Rockets aqui e um deles que estava com um firmware mais antigo melhorou significativamente a conexão.

    Vou verificar ainda hoje a inclinação do painel... Tenho a impressão que nas tempestades de final de ano ele tenha baixado levemente (tipo 3º~4º) mas como disse o colega acima, em grandes distâncias pode dar problema...

    Mas o uso de um R5N com firm antigo deu um up de pelo menos 7dBi!( um com firm 5.5.3... eu já tinha atualizado para os firms 5.5.10 e 5.6.3),

    Assim que obtiver resultados eu posto!

  9. #9

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Olá pessoal...
    Obrigado pela ajuda... Vamos lá!
    Já mudei diversas vezes os canais e não é interferência. O painel é UBNT e a visada está bem livre, pois é no alto de dois morros!
    Andei testando outros Rockets aqui e um deles que estava com um firmware mais antigo melhorou significativamente a conexão.

    Vou verificar ainda hoje a inclinação do painel... Tenho a impressão que nas tempestades de final de ano ele tenha baixado levemente (tipo 3º~4º) mas como disse o colega acima, em grandes distâncias pode dar problema...

    Mas o uso de um R5N com firm antigo deu um up de pelo menos 7dBi!( um com firm 5.5.3... eu já tinha atualizado para os firms 5.5.10 e 5.6.3),

    Assim que obtiver resultados eu posto!

    Se não fez ajuste do TILT (elevação) no painel, não vai conseguir chegar com bom nivel de sinal aos 20Km!!!!!! o lobulo de irradiação na vertical dessa antena é de menos de 5º !!! a potencia maxima deve estar passando por cima ou por baixo do Powerbeam de seu cliente!!! O primeiro deve fazer é apontar corretamente o painel e depois o Powerbeam.

    1º em 20km significa 350m para acima ou para abaixo !!!!

  10. #10

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Sobre diferença de comportamento conforme o firmware, tem que ver a potência REAL e não o que configura na barra de potência.

    A Mikrotik até a versão 5.17 que eu uso (Não sei de versões mais nova) ainda acha que o brasil usa 5,1 a 5,6GHz, ela não alterou a configuração do país brasil em pleno 2013, sendo que a legislação brasileira é de 2008.

    Nessa config. conforme o país selecionado entre obrigatoriedades ou não de DFS, limite EIRP, e canais a usar.
    No limite EIRP o software (Firmware) desconta o valor informado da antena. Se você disser que tem antena de 17dBi, selecionar o país brasil e usar 5600MHz um software DECENTE saberá o que a resolução 506 da Anatel diz (500mW EIRP, ou 27dBm EIRP, já que esses hardwares NÃO tem TPC esse é o limite abaixo de 5725MHz), logo ele usará apenas 10dBm no rádio, afinal aprendemos na 1ª série que 10 + 17 = 27 (dBm EIRP).

    Nesse caso não importa se você selecionou 20 ou 25dBm na barra de potência, se selecionou o país brasil e o firmware está ok com a legislação (A info de país serve pra isso), e deixou marcada a caixinha pra respeitar limite EIRP, a potência REAL do rádio será 10dBm.

    Se pegarmos então 27dBm EIRP na emissão, 27 - 135 = -108dBm, com a PBE M5 400 de 25dBi aumentando o sinal em 25dBm temos -108 + 25 = -83dBm.
    Ainda assim devia ter 6dBm a mais que o valor que você tem.

    6dBm dá pra explicar por menor ganho conforme o angulo da antena (E isso não é defeito, é CARACTERISTICA da antena, isso está descrito no datasheet, o fabricante não esconde esse dado, tá lá o diagrama de irradiação) ou perda na emissão real por VSWR (E isso nem sempre está no datasheet, o canal no menor VSWR).


    Enfim, não necessariamente tem relação com o firmware, mas sim com os dados de país do firmware, ME PARECE que a Mikrotik só atualizou os dados do brasil de 2008 em 2014, não duvido que umas versões da Ubiquiti também não tenham alguma informação errada!

    (Mas na verdade nesses chipset Qualcomm QCA tem algum tipo de E-TPC, eles estão emitindo mais que a legislação prevê sem TPC, um Rocket AC poderia ter sinal maior e também não tem a ver com o firmware e sim com CONFIGURAÇÃO)

    O ponto onde você pode legalmente usar maior potência (36dBm EIRP) é 5725 a 5850MHz, sem DFS (Obrigatória só abaixo de 5700, ela não faz NENHUMA diferença em 5,7-5,8GHz), antena feita pro brasil vai ter maior ganho e menor VSWR lá pelos 5650 a 5800MHz geralmente.

    Firmware Ubiquiti tem 2 caixas com EIRP no nome, conforme a seleção neles, e o ganho INFORMADO da antena (Não tem como o radio medir o ganho real, ele acredita no que você preenche) não adianta configurar 20 ou 25dBm pois o limite EIRP legal que o firmware devia seguir é, em resulo, 27 e 36dBm EIRP (5,4-5,7 e 5,7-5,8GHz respectivamente).

    Não adianta falar um "Ah, mas pra pra PTP isso não pode ser usado". Pombas, pensem como um software burro e tapado, como o software vai descobrir se ele está num PTP ou num PTMP? Quem tem que saber configurar o firmware (Não deixar nada no default) é o usuário, o software não descobre nada sozinho, ele segue limites de legislação que um programador colocou, e esses limites podem estar desatualizados, melhor que trocar firmware é testar a potência REAL de emissão do rádio.

    (E NÃO use, nem teste, 5150 a 5350MHz, o limite LEGAL nessa faixa é 20dBm EIRP, nesse caso com 20dBm EIRP o sinal num PBE 25dBi em 22Km devia ser uns -90dBm, talvez seja esse seu erro, usar canal ilegal pra uso outdoor, o firmware não sabe se está dentro ou fora de casa então ele até funciona nessa faixa, mas limita a potência (Se deixar as caixas pra limitar potência), só que essa faixa é só pra uso indoor, ela pega harmonicas em cheio de redes 4G/LTE e cia (2,5-2,6GHz) então nada de fazer uso outdoor dessa faixa!)

  11. #11

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    (E NÃO use, nem teste, 5150 a 5350MHz, o limite LEGAL nessa faixa é 20dBm EIRP, nesse caso com 20dBm EIRP o sinal num PBE 25dBi em 22Km devia ser uns -90dBm, talvez seja esse seu erro, usar canal ilegal pra uso outdoor, o firmware não sabe se está dentro ou fora de casa então ele até funciona nessa faixa, mas limita a potência (Se deixar as caixas pra limitar potência), só que essa faixa é só pra uso indoor, ela pega harmonicas em cheio de redes 4G/LTE e cia (2,5-2,6GHz) então nada de fazer uso outdoor dessa faixa!)
    Não uso essa faixa porque a tia ANA tá sempre em cima aqui... dou valor ao preço que paguei no meu SCM.. e sempre tô em cima do piratas.. então só uso a faixa legal...

  12. #12

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    Então galera... melhorei bem meu enlace aqui fazendo o seguinte:

    1º - Firmware antigo (AIROS 5.5.3) pois os novos não deram conta.. não sei o porque..

    2º - Ajustei o tilt da antena praticamente em 0º (no nível).. cheguei a -78dBm, como o enlaçe é cliente e não vai passar muito mais que 3Mb de banda acho q já tá no ponto!! CCQ de 98% e noise floor de -104dBm...


    Agora se trocar o firmware pra versão 5.6.3 por exemplo o sinal vai lá em baixo (-87~-89dBm) o que é muito estranho....

    O AIROS 6 vem aí... tomara que mude!!!

  13. #13

    Padrão Re: Problema sinistro em Powerbeam M5 400 no cliente...

    9dBm de diferença no sinal.
    Curiosamente é a diferença entre 27 e 36dBm EIRP.

    De 5,4-5,7GHz o limite é 27dBm EIRP só pra aparelhos SEM TPC. Se tiver TPC pode ir até 36dBm EIRP.

    Pra mim que só os AC da vida estavam usando a potência como se tivessem algum tipo de e-TPC (Um TPC via software), mas talvez no firmware 5.6 em diante removeram algum teste feito com e-TPC nos 5.5.

    Se quiser mexer mais, testa com o 5.6.x mas nalgum canal entre 5725 a 5850MHz, nesses 2 firmwares o limite deve ser 36dBm EIRP nessa faixa de frequência, não precisa TPC nem DFS então não teria nenhum motivo (Além de um erro grosseiro da Ubiquiti) pra essa diferença de sinal, se a diferença continuar aí sim dá pra falar que a UBNT fez alguma cagada nesse firmware mais novo.


    Programação não é minha área, mas sempre li que não tem como fazer um eTPC totalmente funcional, por isso Ubiquiti, Mikrotik e duzias de outros fabricantes nunca fizeram isso (E não só a Anatel limita a potência, a FCC também, em metade do mundo existe esse limite pra aparelho sem TPC). A Ligowave/Deliberant (De quebra a Intelbras) teria isso porque usam outros chipsets (Ralink).

    Nos aparelhos Ubiquiti AC notei isso, em 5500MHz com tudo informado certinho (País, ganho da antena) eles emitem 36dBm EIRP, não limita a 27dBm EIRP como deviam, por isso corre a fofoca que a UBNT está com algum tipo de e-TPC. A norma europeia ( http://www.etsi.org/deliver/etsi_en/...93v010701p.pdf ) obrigava a desativação de uns sistemas de radares "conflitantes" (conflicting) até 31/12/2014, a FCC também tinha algo assim (Não achei agora), talvez o fim desses usos "conflitantes" permitiu um e-TPC em 2015 e antes não era possível. Eu só notei isso em radios AC mais novos mas pode ter mais variação nos limites em firmwares anteriores, teria que testar em ambiente fixo (E quem tem tempo pra essas coisas?), por enquanto só posso dizer que se for 5350-5725MHz realmente tem motivos pra diferença de 9dBm, o boato de eTPC existe, a UBNT não disse nem que sim nem que não (Vai que está só testando por isso não pode anunciar a feature).