+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Galera tenho um ptp e 4,5 km com visada limpa. O sinal ta topado mas a qualidade do link ta baixa. So passa no maximo 5 megas e olhe lá. Ja mudei canal e nada. O melhorzinho q ficou foi esse q ta na imagem. Alguem tem alguma sugestão?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	524
Tamanho: 	51,9 KB
ID:      	62232

  2. #2

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    tenho outros ptp q o airMAX Quality chega em 98% e esse nao passa de 50% e o airMAX Capacity no maximo chega em 18%

  3. #3

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    ta ativado aimax do outro lado?
    e a quanto anda o sinal ai?
    q potencia vc ta usando?

  4. #4

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Citação Postado originalmente por jmprestes Ver Post
    ta ativado aimax do outro lado?
    e a quanto anda o sinal ai?
    q potencia vc ta usando?
    O airmax ta ativado nas duas pontas (to usando 2 nanoloco m5 hp)
    O sinal ta -69
    E a potencia to usando o maximo permitido... 23dbm

  5. #5

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    tem muita poluição por ai? se tiver tenta outro canal, e principal, nao trabalhe no maximo nao, vai diminuindo e testando.. .
    eu tenho um enlace a todo vapor aki e consegui o maximo desempenho usando apenas 17dbm.. 50 mw.
    alta potencia é bom pra area rural de longa distancia mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Citação Postado originalmente por jmprestes Ver Post
    tem muita poluição por ai? se tiver tenta outro canal, e principal, nao trabalhe no maximo nao, vi diminuindo e testando..
    eu tenho um enlace a todo vapor aki e consegui o maximo desempenho usando apenas 17dmb.. 50 mw.
    alta potencia é bom pra area rural de longa distancia mesmo.
    Aqui a poluição é grande.. e nessa torre principal tenho outras antenas fazendo enlace com mais 6 torres. Ja tentei outras vezes diminuir a potencia mas nao mudou muito.. apenas o sinal da outra nano q baixou

  7. #7

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Mas -69dBm é 100% desde quando?

    -69dBm é sinal baixo, em 4,5Km precisa margem de uns 14dBm, logo, precisa datarate com sensibilidade acima de uns -83dBm.

    Se olhar o datasheet vai ver que só MCS12 tem sensibilidade abaixo disso:
    https://dl.ubnt.com/datasheets/nanos...nsm_ds_web.pdf

    Logo, só vai ter CCQ bom (95-98%) com MCS12. Airmax não faz milagre quando o sinal é baixo pro datarate escolhido.
    (E com a caixa "automatic" marcada do lado do Max Tx Rate o software sempre insiste em usar o maior datarate possível, que é MCS15 nos NS Loco M5, datarate que precisa sinal na casa dos -50dBm pra ser considerado "100%")


    Enfim, seu sinal não tá 100% não, tá baixo pra configuração default (Datarate automatico).

    (Com sinal baixo demais pro datarate ocorre perda de pacotes, baixando o datarate manualmente a perda de pacotes diminui, quando é esse o problema então o throughput sobe. Em MCS12 dá pra chegar nuns 30Mbps de tráfego)

    E NS Loco M5 tem antena aberta demais, pega muito reflexo (Efeito multipath), por isso eles são péssimos pra PTP (Até pra PTMP sao umas negação, se comparar com antenas direcionais), com muito efeito multipath (Quanto maior o angulo da antena, maior o efeito, mais reflexo pega) não tem como atingir todo o throughput de um datarate, com antenas de angulo bom pra PTP tipo 3 ou 4° poderiamos falar 30-35Mbps de trafego em MCS12 a 20MHz, com NS Loco M5 e sua antena aberta sei lá se dá pra sonhar com 30M half duplex.

  8. #8

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas -69dBm é 100% desde quando?

    -69dBm é sinal baixo, em 4,5Km precisa margem de uns 14dBm, logo, precisa datarate com sensibilidade acima de uns -83dBm.

    Se olhar o datasheet vai ver que só MCS12 tem sensibilidade abaixo disso:
    https://dl.ubnt.com/datasheets/nanos...nsm_ds_web.pdf

    Logo, só vai ter CCQ bom (95-98%) com MCS12. Airmax não faz milagre quando o sinal é baixo pro datarate escolhido.
    (E com a caixa "automatic" marcada do lado do Max Tx Rate o software sempre insiste em usar o maior datarate possível, que é MCS15 nos NS Loco M5, datarate que precisa sinal na casa dos -50dBm pra ser considerado "100%")


    Enfim, seu sinal não tá 100% não, tá baixo pra configuração default (Datarate automatico).

    (Com sinal baixo demais pro datarate ocorre perda de pacotes, baixando o datarate manualmente a perda de pacotes diminui, quando é esse o problema então o throughput sobe. Em MCS12 dá pra chegar nuns 30Mbps de tráfego)

    E NS Loco M5 tem antena aberta demais, pega muito reflexo (Efeito multipath), por isso eles são péssimos pra PTP (Até pra PTMP sao umas negação, se comparar com antenas direcionais), com muito efeito multipath (Quanto maior o angulo da antena, maior o efeito, mais reflexo pega) não tem como atingir todo o throughput de um datarate, com antenas de angulo bom pra PTP tipo 3 ou 4° poderiamos falar 30-35Mbps de trafego em MCS12 a 20MHz, com NS Loco M5 e sua antena aberta sei lá se dá pra sonhar com 30M half duplex.
    hum... intendi.
    Aqui, nesse ptp to usando o Max TX Rate, Mbps: 1 - 13

  9. #9

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    se tem muita poluição mesmo eu usaria outra antena, nanobeam por exemplo, acredito q a nloco deve da muito ruido

  10. #10

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    -60 posso considerar 100%.. 5 km??
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	62239

  11. #11

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Citação Postado originalmente por leoneoliveira Ver Post
    hum... intendi.
    Aqui, nesse ptp to usando o Max TX Rate, Mbps: 1 - 13
    Tá explicado.
    O throughput é cerca de metade do datarate.

    Se o datarate é 13Mbps, o throughput, ou taxa REAL de dados, é de cerca de uns 6Mbps.

    Não é regra, mas pode memorizar que o tráfego real fica em cerca de metade do datarate. Se setar MCS12 de 78Mbps pode trafegar na real uns 39Mbps (Mas não num NS Loco, que é hardware pobre e de antena de angulo aberto).

    Datarate envolve TODOS os dados trocados, não só os dados do usuário mas todos os sincronismos, checksum's e partes extras com encriptação, wifi é tão protegido que o datarate é inalcançável, na verdade não chega nem perto, e todo datarate com encriptação e cia é assim.

    Se precisa throughput de uns 20Mbps, vai precisar datarate de uns 40Mbps ou mais. Seria MCS11 em 20MHz.
    (E -69dBm é sinal suficiente pra ele)


    Citação Postado originalmente por jmprestes Ver Post
    -60 posso considerar 100%.. 5 km??
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	68,5 KB
ID:      	62239
    Na verdade você tem -63dBm, o que importa é o dado em cada chain. Tem -63dBm nos 2.

    Vejamos, esse datarate de 130M é MCS15 a 20MHz.
    (Confira em: http://mcsindex.com/ )

    Se ver aqui a recomendação de margem mínima em 5Km (3,125 milhas) é de 12dBm.
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
    (Eu prefiro sempre citar 2dBm a mais, por queda em chuva, neblina e etc)

    -63 - 12 = -75dBm.

    Se olhar o datasheet:
    https://dl.ubnt.com/datasheets/nanob...nbm_ds_web.pdf
    Qual datarate tem sensibilidade de -75dBm? Na mosca, MCS15.

    Por isso tem CCQ bom, o sinal está adequado pro datarate em uso.

    Único problema EVENTUAL é que quando chover o sinal pode cair pra -65 ou -66dBm, e o radio ser burro de continuar usando MCS15, aí o CCQ cai pra 90%, enquanto se fixasse em MCS13 ou MCS14 o CCQ ficaria estável já que mesmo -65 ou -66 é sinal suficiente pra eles.

    Datarate alto com CCQ ruim tipo 85% perde tanto pacote que dá o mesmo throughput que um datarate baixo com CCQ de 99%. Subir datarate não necessariamente aumenta thoughput, pode até BAIXAR, se tiver sinal insuficiente vai só gerar mais perda de pacotes e derrubar o tráfego real.

  12. #12

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    olha tenho ptp mas com nanoloco não faço 4,5k muito,outra o nano é 45º,uso meu ptp de 3,5k com discos de 28db cada lado e roket,potencia 15db sinal 50,ccq 99%,taxa de transferencia,50 dow 30 up,para meu consumo ta otimo,outro ptp que tenho 13km poluido, discos de 30db,roket,sinal 69 ccq 95 taxa 30 dow 20 up,uso eles em 30mhz.

  13. #13

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Citação Postado originalmente por leoneoliveira Ver Post
    O airmax ta ativado nas duas pontas (to usando 2 nanoloco m5 hp)
    O sinal ta -69
    E a potencia to usando o maximo permitido... 23dbm
    AIRMAX QUALITY en 58% é muito baixo , significa que deve retransmitir os pacotes varias vezes. Isto acontece (maioria das vezes) quando o sinal esta interferido.

    AIRMAX CAPACITY 9% Significa que esta transmitindo 9% do que poderia transmitir .

    Verifique se a potencia recebida em cada LOCO é a mesma.

    O AIRMAX so é ativado no LOCO que opera como AP , o outro reconhece automaticamente( nao tem como desativar).

    Se o quality nao passa de 50% tem algum problema com um dos LOCOS (nao esta funcionando 2x2).

  14. #14
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Diminuindo a potencia, ou tirando um pouco da posição pode ajudar. O sinal estando muito forte, só piora; é como farol alto na sua vista.

  15. #15

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Atualiza rápido para a ultima versão que essa ai já foi a tempos.

    Posta o print da guia wireless

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leoneoliveira Ver Post
    Galera tenho um ptp e 4,5 km com visada limpa. O sinal ta topado mas a qualidade do link ta baixa. So passa no maximo 5 megas e olhe lá. Ja mudei canal e nada. O melhorzinho q ficou foi esse q ta na imagem. Alguem tem alguma sugestão?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	524
Tamanho: 	51,9 KB
ID:      	62232

    amigo alinhamento obstaculo no caminho verificar canal > qual o ganho das antenas ?

  17. #17

    Padrão Re: Sinal 100% mas a qualidade ta muito baixa. O que fazer?

    Pessoal agradeço a atenção de todos.
    Resolvi mudando o ponto a ponto de outra torre.

    Antes era assim> Torre1 -------> Torre2
    Agora ta assim> Torre --------> Torre4 -----------> Torre2

    Ou seja, tirei o nanoloco da torre1 e coloquei na torre4 (Ficou praticamente a mesma distancia so q o sinal ficou bem melhor e o AIRMAX tbm).
    Valeu