Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Configuração Switch DATACOM

    boa tarde, pessoal tenho um switch datacom 2104G2-EDD ( series ll )
    O mesmo tem 4 Portas SFP e 4 ethernet....
    Preciso criar uma bridge entre uma porta SFP com uma porta ethernet, isolando as demais, mas sem usar Vlan.

    Alguém pode me passar as comando a ser usado?

  2. #2

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    sera que isso e possível?
    mas porque não pode ser com vlan?
    acompanhando

  3. #3

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    ele seria apenas "um conversor de midea", de SFP para metálico, então ao meu ver seria desnecessário.
    Mas se souber como fazer com vlan, por favor me passe que faço os teste aqui enquanto não consigo fazer de acordo com o pensamento inicial.
    Grato

  4. #4

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Fabio Farias fez treinamento deste switch e pode prestar consultoria para sua configuracao

  5. #5

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Obrigado pela resposta, mas para quem conhece o mesmo, acredito ser muito simples e não espero conseguir por consultoria e sim pelo apoio que o Under linux proporciona a muitas pessoas!
    Grato

  6. #6

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Citação Postado originalmente por digitaltele Ver Post
    boa tarde, pessoal tenho um switch datacom 2104G2-EDD ( series ll )
    O mesmo tem 4 Portas SFP e 4 ethernet....
    Preciso criar uma bridge entre uma porta SFP com uma porta ethernet, isolando as demais, mas sem usar Vlan.

    Alguém pode me passar as comando a ser usado?
    Estou com o mesmo caso, gostaria de uma ajuda pois li que só usado o software DmView conseguiria fazer tal configuração.

    alguma outra solução ?

  7. #7

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    cara você pode deixar ele sem configuração nenhuma, veja só, por default o switch vem com todas as interfaces na vlan 1. ou seja se você conectar um cabo de rede na ether 5 e uma fibra na ether 2, ele vai fazer justamente oque você quer, porem não vai isolar as outras portas. mas se você quiser usar as outras portas pra outra finalidade terás que fazer uso de vlan. vou colocar aqui um exemplo de como se cria uma vlan neste switch, caso precisar depois você posta a duvida e eu tento te responder.

    acesse o switch por telnet,
    usuário e senha default e admin admin

    de os comandos 'configure'
    interface vlan (numero da vlan que deseja criar)
    set-member (tagget ou untagget) e o numero da interface que deseja adicionar a esta vlan
    repita esse comando para cada interface que deseja adicionar a vlan

    para ver as configurações do switch, de um exit
    depois de um show running-config

    para salvar as alterações use o comando copy

    copy running-config startup-config

    espero ter lhe ajudado, mas qualquer duvida posta ai. abraço e sucesso

  8. #8

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Se utilizar untagged é necessário deixar a vlan nativa na respectiva porta.

    configure
    interface ethernet X
    switchport native vlan ID

    Nunca trabalhei com esse modelo, mas grande parte dos Datacom as portas SFP geralmente são combo com as últimas elétricas.

  9. #9

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Bem a configuração realmente é simples....para quem sabe fazer! Dessa vez vou dar a dica, mas cuidado, pois dor de barriga não dá só uma vez.

    Entre em config:
    config
    Interface vlan 10
    set-member untagged ethernet 1 (porta SFP)
    set-member untagged ethernet 5 (porta Eletrica)
    interface ethernet 1
    swithport native vlan 10
    interface ethernet 5
    switchport native vlan 10
    Dessa forma deve funcionar, mas recomendo sim contratar alguém para validar sua topologia. Eu recomendo um cara que ele já trabalhou na DATACOM e atualmente presta serviços, esse é o site dele: www.eleven.inf.br

    Abraço!

    Will.

  10. #10

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Pessoal

    Acredito que a minha necessidade é exatamente a mesma do colega Jamers0n, DmSwitch 2104G1-EDD Series II, preciso de ajuda para configura-lo, estou com dificuldades não consigo conetar na interface CLI do dispositivo via telnet. Atualmente no dispositivo esta ligada porta SFP 3 (fibra óptica )saindo para porta ethernet 5 com IP 10.29.51.1/24 e ligado a uma LAN com 248 terminais. estamos precisando fazer uma ponte da porta SFP 3 com a porta Ethernet 7 com outro range de IP independente e isolada da ligação SFP3/Eth5. Quais seriam os comandos necessarios para isso ?

    Como é feita a conexão na interface CLI do dispositivo ?? eu abri um prompt de comando e no telnet digitei open 10.29.51.1 (que é o IP que esta configurado o datacom) e retorna a seguinte mensagem: "Não foi possível abrir conexão com host, na porta 23" tambem tentei por SSH enfim, estou totalmente perdido

    Alguem pode me ajudar por favor ??

    https://ap.imagensbrasil.org/image/pWxNEp
    https://ap.imagensbrasil.org/image/pWxwSy

  11. #11

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Boa noite Gente!
    preciso acessar o datacom 2104g2, não sei como e da um reset,alguém sabe como me orientar.
    obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Saudações!!!!

    Existem algumas maneiras de você acessar a CLI desta família de equipamentos, a saber:
    1)Outband -Interface de Gerência (mgmt-eth), Interface de console.
    2)Inband - Através da VLAN destinada à gerência do equipamento.

    Para ambos os métodos, você necessitará ter instalado no seu computador um emulador de terminal qualquer (Putty, Hiperterminal, Teraterm, etc...). Eu tenho preferência pelo Putty.

    Para acesso via interface mgmt-eth, é nécessário pôr o seu computador na rede 192.168.0.0/24, já que o enderço default desta interface é 192.168.0.25/24. Daí é só conectar seu cabo de rede, abrir o Putty e executar um telnet para o equipamento.

    Para acesso via interface de console, conecte-se à porta de console com o cabo fornecido pela Datacom (caso não possua este cabo, pode usar o cabo de console da Cisco). Se seu computador tem entrada serial DB9, a conexão é direta, caso não tenha, precisa de um adaptador para USB. Depois que a conexão física estiver resolvida, abra o Putty e selecione a opção Serial.

    Para acesso pelo método Inband, você necessita saber qual Ip foi atribuído à VLAN de gerência, configurar o Ip do seu computador nesta rede e, através do Putty realizar um acesso via Telnet ou SSH (desde que o SSH tenha sido previamente configurado no equipamento).

    Sobre a realização do RESET, se você quis dizer, remover a configuração atual, você pode substituí-la pela configuração de fábrica:
    copy default-config running-config - coloca a configuração de fábrica na memória ram, ou seja, já entra em produção.

    copy default-config startup-config - coloca a configuração de fábrica na memória flash, ou seja, entrará em produção após o próximo boot do equipamento.

    Espero ter ajudado.

    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Gente me ajudem eu to com o mesmo problema tenho vlan no meu mk,ja fiz tudo q os amigos falaram e nada,tenho modens hg nessa vlan,se eu ligar direto no mk eles funcionam normal,mas seu eu ligar no datacom nada

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Citação Postado originalmente por ANDREMUSIKA Ver Post
    Gente me ajudem eu to com o mesmo problema tenho vlan no meu mk,ja fiz tudo q os amigos falaram e nada,tenho modens hg nessa vlan,se eu ligar direto no mk eles funcionam normal,mas seu eu ligar no datacom nada
    é so adicionar untag nas interface que vc quer

  15. #15

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Amigo vc pode me explicar passo a passo nao sei mexer nesse equipamento direito

  16. #16

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Como eu adiciono untag em todas as portas bruno?

  17. #17

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    config
    interface vlan 1
    set-member untagged ethernet all

    interface ethernet all
    switchport native vlan 1

    copy running startup 1

    EU FIZ ESSES COMANDOS AQUI BRUNO SALVEI MAS NAO FUNCIONA TA CERTO?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ANDREMUSIKA Ver Post
    Gente me ajudem eu to com o mesmo problema tenho vlan no meu mk,ja fiz tudo q os amigos falaram e nada,tenho modens hg nessa vlan,se eu ligar direto no mk eles funcionam normal,mas seu eu ligar no datacom nada
    o que exatamente vc precisa fazer?

    nos modens hg. que vlan você tem?

    descreva melhor seu cenário, se precisar fazer vlan Untagg, precisa entrar na interface onde esta ligado o cabo de rede ou fibra, e dar o comando swport native vlan

  19. #19

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Pronto eu tenho uma rb 1036 tem um vlan configura nela pro modens hg funcionar,se eu ligar o cabo direto no modem hg funcina normal,quando eu ligo no datacom dm3000 o modem nao alinha,eu achava q era so colocar em bridge,se eu colcocar qualquer roteador funciona normal,mas o modem power box ou o pace nao da certo,e como se a vlan do meu mk nao tivesse funcionando

  20. #20

    Padrão Re: Configuração Switch DATACOM

    Nos modens hg eu coloco usuario e senha e mudo no power box pra ftthClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         POWER BOX.jpg
Visualizações:	490
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	67778