+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Olá pessoal estou com esse problema, em uma rede com 2 aps de 2.4ghz é conectado 5 clientes em cada ap, porem tem um que mesmo com o sinal em 90 ~ 100% (Ovislink Airlive 5460) ele deixa todos na rede com ping alto e perca de pacotes? sempre tenho que tira-lo o que deve ser?

    AP 1 - Antena omini 2.4 16dbi + Bullet2
    AP 2 - Airgrid M2 HP

  2. #2

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Pouca informação.

    Possibilidades :

    O cliente tá usando P2P e a rede não aguenta.
    O indicador de qualidade de sinal não presta e está enganando.

  3. #3

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Jorge P2P sei que não é, e o aparelho é novo e com firmware atualizado, o sinal na casa dele varia de 92 á 100, será que deve ser algum defeito na antena?

  4. #4

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    tem visada ?

  5. #5

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Se é da imagem que postou noutro tópico, aqueles clientes com sinal -33 e -38dBm estão GRITANDO nas orelhas do AP (E Bullet não é grandes coisas).


    Tem que diminuir a potência de quem tem sinal alto demais (-40dBm pra 802.11G é o limite).

    Esquece percentual de sinal, os Ovislink usam isso porque são equipto pra leigo, percentual de sinal não é informação técnica, se baseia no que o AirOS exibe, sinal em -33dBm num cliente é "PQP, ALTO DEMAIS", e -38dBm do outro é "ALTO DEMAIS".

    Sinal tão alto sozinho não cria problemas, o problema é quando 1 cliente tem -33dBm e o outro tem -58dBm, essa diferença nos níveis gera ilegibilidades nuns pacotes de quem tem sinal baixo.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Dividia o sinal com minha cunhada e um amigo, 130 mts de visada e 350 parcial e eu com antena omni de 18 dBi; usei roteador Edimax, multilaser mais não sei quantas, bullet e affff. Quando não era por sinal, era alguns dos equipamentos mas eu continuava a usar normalmente a rede mesmo em wireless.
    Aumentei potência, diminui, tirei um pouco o foco do alinhamento, melhorou e muito mas continuava a insistir em travar. Por incrível que pareça, o melhor foi multilaser RE 24, comprei mais um mas não tinha o mesmo rendimento, comprei o RE 54 e já tenho 3 anos, mas tá pedindo arrego já, nos dias quentes ele ameaça a travar, coloquei um cooller.
    Já não divido a internet, cada um deles contrataram o seu mas esposa e filhos continuam reclamando que a rede está instável. Em casa o sinal é de -30 a -35, e na oficina é cerca de -80 a -95 no celular e no note -50 a -90 conforme a marca(quão mais famosa, pior é o sinal, sendo que a placa é a mesma). Celulares são Motorola, LG, e Samsung onde este tem pior sinal. Nokia tem ponto que nem consegue localizar o sinal. Em termos de RF, é covardia desqualificar a Motorola, se com ele não funciona(celular ou wireless), com os outros esquece que já deixou de captar o sinal há muito tempo. Eu preciso arrumar uma forma de diminuir o sinal em casa, sem perder o sinal no meu comércio, já coloquei no forro, antena externa(descarto, chega mais de 50 usuários) e com antena dentro de casa, no máximo 5 redes).

  7. #7

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    ola como identificou que e esse clientes SE TIVER certeza reset as configurações da antena dele e reconecte se conectar normal tenha cuidados nas prossimas configurações caso verifique nome do host e configurações de ips da antena e roteador caso use

  8. #8

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se é da imagem que postou noutro tópico, aqueles clientes com sinal -33 e -38dBm estão GRITANDO nas orelhas do AP (E Bullet não é grandes coisas).


    Tem que diminuir a potência de quem tem sinal alto demais (-40dBm pra 802.11G é o limite).

    Esquece percentual de sinal, os Ovislink usam isso porque são equipto pra leigo, percentual de sinal não é informação técnica, se baseia no que o AirOS exibe, sinal em -33dBm num cliente é "PQP, ALTO DEMAIS", e -38dBm do outro é "ALTO DEMAIS".

    Sinal tão alto sozinho não cria problemas, o problema é quando 1 cliente tem -33dBm e o outro tem -58dBm, essa diferença nos níveis gera ilegibilidades nuns pacotes de quem tem sinal baixo.

    ^^ rubem este equipamento funciona ao contrario 38 é sinal ruim/medio 50 é bom para excelente 60 - 100 é excelente

  9. #9

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Falo dessa imagem que ele mandou, é sinal a -33dBm mesmo, não 33%:
    https://under-linux.org/attachment.p...0&d=1452954885

    Esses setups que exibem sinal em percentual ou RSSI são um lixo, não dá pra levar esses lixos a sério, são produtinhos mequetrefe pra usuário bem leigo que vive ligando no call center pra plugar os cabos corretamente, e leigo não entende sinal negativo, acham que -38 é mais alto que -33 (E isso é ignorância com matemática básica (Que se aprende com menos de 10 anos de idade), não é falta de conhecimento técnico e sim falta de raciocinar uns segundos).

  10. #10

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    Qual o intervalo de sinal ideal então? Aqui não deixo com menos de -65dbm, normalmente fica no intervalo de -50dbm a -65dbm. Seto o MCS da torre em MCS7 (65mbps) e no cliente MCS0 (6.5mbps).

  11. #11

    Padrão Re: Um cliente derruba toda a rede, mas porem o sinal dele é bom

    -50 a -62dBm tá ótimo pra MCS7.

    Acima de -40dBm é comum o CCQ começar a cair, por perda de pacote. A maioria dos AP's recebe tudo de forma ilegível acima de uns -30dBm, as vezes uns aguentam até -20dBm.

    -65dBm é meio que pouco pra MCS7, é sinal baixo a meu ver, tem que ver no datasheet a sensibilidade do datarate, na maioria das CPE's é algo tipo -75dBm de SENSIBILIDADE, e é bom manter uma margem entre sensibilidade e sinal na casa dos 12dBm.

    10dBm de margem (Sensibilidade a -75dBm, sinal a -65dBm) seria o mínimo pra ter perda tipo 10%.
    Que alias é taxa de erros na sensibilidade nalguns datasheets, aqui de um TP-Link (Só posto esse porque a UBNT e MK não dizem a taxa de erros, mas se padroniza a informação com 10%):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         per.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	37,3 KB
ID:      	62388

    Convenhamos que 10% de erros é absurdo pra provedor, 1 ping perdido a cada 10 não dá.

    O calculo de erro é meio controverso igual definir SNR mínimo, mas uma margem de 10dBm de qualquer forma seria o mínimo do mínimo pra conexão ficar em pé.
    Eu vou com esse cara aqui e pego 12dBm como mínimo do mínimo em distância curta (Subindo 1dBm a cada X distância):
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
    (Sina ruim fica vermelho, bom em verde)

    No forum da UBNT dá trabalho fazer gringo entender (Ô povinho lerdo!), mas alguns falam até em 20dBm como margem decente (Ou seja, o sinal mínimo rumo a um Ubiquiti com MCS7 devia ser uns -54dBm (Já que a sensibilidade nesse datarate é de -74dBm).
    https://community.ubnt.com/t5/Wirele...dB/td-p/464171

    E também tem que ver o SNR, caso use sinais baixos em datarates altos.
    EXemplo de uma tabela de SNR mínimo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SNR-table.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	40,2 KB
ID:      	62389

    Googlando por minimal SNR wireless vai achar um monte.
    o maior datarate aí é MCS15, que dá na mesma que MCS7. O SNR recomendado é pelo menos 32dB.

    Se o ruído de fundo (Noise floor) está em -92dBm (Normal em cidade é ver uns -95dBm), -92 + 32 = -60dBm.

    Não é apenas SNR. Não é apenas margem sobre a sensibilidade. Tem que respeitar os 2.
    (Senão poderia pegar um SXT com sensibilidade de -116dBm em MCS0, e usar esse SNR de 14dB, que conectaria mesmo com sinal -102dBm, mas não conecta, precisa lá pelos -85dbm mesmo no menor datarate. SNR é informação auxiliar, não dado único pra decisão)

    Enfim, o limite superior de sinal (Sinal alto demais) vai de uns -20 a -40dBm.
    E o limite inferior está no datasheet, é a sensibilidade. Mas respeitar só a sensibilidade só garante conexão em pé, a taxa de erros é enorme. Pra ter throughput decente precisa um sinal pelo menos 12dBm acima da sensibilidade. Se usar MCS7 eu diria que o range rumo a um equipto UBNT comum vai de -40dbm até -62dBm.
    (Se baixar pra MCS4, vai de -40 até -73dBm. O limite superior não muda)


    O problema é wifi não nasceu pro nosso uso, nasceu pra usar em casa, dados de relevância baixa, um bit error rate de 10% é perfeitamente aceitável nesse cenário, por isso os padrões do IEEE usam essas sensibilidades que parecem lindas, mas na prática pra gente não adianta só ter sinal suficiente pra conectar, precisa ter sinal suficiente pra ter ZERO perdas de pacotes.