Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Tem uma foto da estrutura, não dá pra ver a FM no topo, mas dá pra ver a AM por fora, isolada...

    http://www.panoramio.com/m/photo/17619937#
    Como eu disse antes, se tem tecnologia nova eu desconhecia. Mas fui atrás de informações. E você tem razão.
    Modernamente as emissoras estão utilizando este novo "formato" de estrutura. Chama-se de antena dipolo-dobrado..

    Normalmente são 6 cabos que descem por fora da torre e isolados dela. A torre neste caso é usada para sustentar o conjunto. Este sistema é utilizado com grande vantagem principalmente porque os transmissores modernos de AM transistorizados não aguentam raios como os valvulados mais antigos.

    Daí a torre é que age como pararraios protegendo os cabos que funcionam como antena. Como ela é mais alta que o sistema irradiante, qualquer descarga não vai atingir o cabeamento irradiante. Ele está debaixo de um "guarda-chuva" criado pela torre mais alta.
    Por isso que aí em Garibaldi já foi colocado o sistema novo. Uma emissora de AM com 5kw emitindo pelos cabos e uma emissora de FM de 3kv emitindo por um emissor de FM lá na ponta da torre.
    E realmente com um sistema desses permite que a torre seja mais alta que os cabos emissores e podem ser fixados outros sistemas irradiantes, seja de FM, Internet e até de celulares.

    Inclusive quem está modernizando suas instalações estão gostando pois tem possibilidade de alugar espaço na torre por um bom valor para as Telecom.

    E perguntei para este amigo que tem AM e ele me disse que se os transmissores para internet estão tendo problemas é porque o "furo" está na instalação e não nos transmissores de Am ou FM. Caixas blindadas, bem aterradas são fundamentais...
    Se fosse assim tão comum interferência as Telecom não iriam locar espaço para suas células.

    Se for este o sistema utilizado na torre que companheiro @aderdinis que abriu o tópico está utilizando, o negócio é procurar ajuda técnica para resolver e não sair do espaço locado... senão vai abrir espaço para no futuro uma telecom ir lá e ocupar. Apesar de que Rocket modulando em 10mhz pode ser por outro motivo.

    No sistema de torre monopolo tradicional não tem como fixar nada, pois ela fica eletricamente carregada com a radiofrequencia emitida podendo até matar quem encostar nela.

  2. #22

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como eu disse antes, se tem tecnologia nova eu desconhecia. Mas fui atrás de informações. E você tem razão.
    Modernamente as emissoras estão utilizando este novo "formato" de estrutura. Chama-se de antena dipolo-dobrado..

    Normalmente são 6 cabos que descem por fora da torre e isolados dela. A torre neste caso é usada para sustentar o conjunto. Este sistema é utilizado com grande vantagem principalmente porque os transmissores modernos de AM transistorizados não aguentam raios como os valvulados mais antigos.

    Daí a torre é que age como pararraios protegendo os cabos que funcionam como antena. Como ela é mais alta que o sistema irradiante, qualquer descarga não vai atingir o cabeamento irradiante. Ele está debaixo de um "guarda-chuva" criado pela torre mais alta.
    Por isso que aí em Garibaldi já foi colocado o sistema novo. Uma emissora de AM com 5kw emitindo pelos cabos e uma emissora de FM de 3kv emitindo por um emissor de FM lá na ponta da torre.
    E realmente com um sistema desses permite que a torre seja mais alta que os cabos emissores e podem ser fixados outros sistemas irradiantes, seja de FM, Internet e até de celulares.

    Inclusive quem está modernizando suas instalações estão gostando pois tem possibilidade de alugar espaço na torre por um bom valor para as Telecom.

    E perguntei para este amigo que tem AM e ele me disse que se os transmissores para internet estão tendo problemas é porque o "furo" está na instalação e não nos transmissores de Am ou FM. Caixas blindadas, bem aterradas são fundamentais...
    Se fosse assim tão comum interferência as Telecom não iriam locar espaço para suas células.

    Se for este o sistema utilizado na torre que companheiro @aderdinis que abriu o tópico está utilizando, o negócio é procurar ajuda técnica para resolver e não sair do espaço locado... senão vai abrir espaço para no futuro uma telecom ir lá e ocupar. Apesar de que Rocket modulando em 10mhz pode ser por outro motivo.

    No sistema de torre monopolo tradicional não tem como fixar nada, pois ela fica eletricamente carregada com a radiofrequencia emitida podendo até matar quem encostar nela.
    Melhor explicação impossível! Parabéns! Tomara que o colega @aderdinis consiga resolver o problema dele.

  3. #23

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Boa Noite, tenho mais de 20 equipamentos em uma torre Fm, tenho o seguinte Cenário:
    Tenho link chegando e saindo da fibra, Radios como Backup, Air fiber, wi2be,
    Tenho Rocket Ac, Rocket M5, Nano bridge, Power Beam, entre outros, isso ha mais de 5 anos, no começo reiniciava os equipamentos, depois com o trafego maior, comecei a testar, coloquei cabo blindado, aterrei todos os equipamentos, mesmo assim não resolveu 100 %,
    hoje faço assim:

    Tem a torre subo com os cabos de rede com mais ou menos 1 metro de distancia do cabo principal que liga o Elemento ao Transmissor, e quando ligo no equipamento que esta fixado na torre, tento manter uma distancia do cabo que transmite RF.
    Tambem faço assim:
    Equipamentos que sabe 1 giga ex: Power Beam Uso patch Panel Giga, se por acaso ele cair ele vai cair para 100 MB o máximo que costumo passar em um equipamento.
    Tem outra coisa que funciona:
    Switchs, tem alguns Switch que funcionaram bem no meu cenário:
    Não Gerenciável: Switch sf800 Intelbras as portas Lan fixa em 100 MB.
    Gerenciável: TPLINK, funciona bem, Datacom, ( Rb As vezes funcionam bem as vezes da algum bug, mais esta mais relacionado com o Cabo não com a RB )
    Bem esse é meu cenário, não é algo que deve se seguir,é apenas minha experiencia nessa situação.

  4. #24

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Cara este caso é em Brasília mais especifico pro lado de samambaia ou riacho fundo??? essa é a torre do João??? tem um caso bem parecido aqui em brasília..

  5. #25
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Aqui na cidade onde moro está assim.
    Torre 1: tansmissores de TV (6 canais, VHF e UHF); rede de internet via rádio da prefeitura e hot spot
    Torre 2: Link da oi microondas, monocanal( 170, 250, 330, 450 MHz), celulares Oi e Tim
    Torre 3: 60 radios monocanal em 250MHz, 4 empresa de internet
    Essas torres possuem um espaço de 30 a 300 metros

    Torre 4: Rede Minas(Detel), locação para várias empresas estatais ou privadas
    Torre 5: Estação repetidora de microondas.
    Torre 6: Estação repetidora de link para internet( torre 3)
    Torre 7: Estação repetidora de rede 3G( no momento só Vivo
    Torre 8: Estação repetidora se serviço móvel restrito
    Cada um instala com recursos disponíveis no momento, muitas vezes nem respeitam os critérios minimos exceto Oi e Vivo. Distancia entre elas, menos de 100 metros mas todas na zona rural (8 torres, pode ter mais).
    Cada uma dela têm no minimo 30 metros de altura.
    Se for para dar interferência, a cidade teria uma péssima comunicação, o que não é o caso.
    Antena para radio-amadores são na maioria das vezes em dipolo horizontal, exceto serviço móvel ou marítimo, e a altura em relação ao solo é obedecida conforme a frequencia o mesmo sendo para cabo coaxial e pasmem; radio-amadores são chatos quando se trata de interferência, exceto o pessoal de 11 metros com raras excessões.
    Faixa de 10 MHz é complicado, pois são usados para sincronizar tudo: relógio, pc, celular, tv, veículos, embarcações, rede elétrica etc. Se tiver um problema mínimo de umidade, pode comprometer o bom funcionamento do equipamento. Todos os países usam um transmissor nesta faixa também para sincronizar a hora local, hora GMT, acho que é usado também em rádio-farol(se um piloto se perder, ele se localiza a região e realizar um pouso de emergencia se for o caso mas numa aeronave não é um só rádio que se utiliza e são várias faixas.

  6. #26

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    É em Sp, Esqueci de colocar mais uma informação:

    no mesmo local tem uma torre da OI, com Equipamentos 3 G e 4 G.

  7. #27
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Se essa torre estiver fazendo um link com outra torre ou recebendo, e a antena próximo à altura da sua antena, tres coisas: mudar a altura ou mudar a polarização( horizontal para vertical ou ao contrário circular esquerda para direita) ou mudar a rota, criar um ponto para repetição(ponto a ponto). Aconteceu isso em Cuiabá e Campo Grande(não tinha fibra ainda), numa rede de celular.

  8. #28

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Quanto está custando um rocket?
    Não sai mais barato testar antes com outro Rocket antes de fazer toda esta movimentação para outro local? Se não me engano voce disse que tem outros equipamentos, inclusive outro rocket no mesmo local e é só um rocket que está fazendo isso.

  9. #29

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Amigo acho que ninguém mais nesse mundo sofreu com isso mais do que eu, um conselho? PRIMEIRA COISA, PARE DE GASTAR SEU DINHEIRO COM SOLUÇÕES QUE TE INDICAM FAZER QUE IRÁ RESOLVER TAL CITUAÇÃO, nada que lhe falarem irá resolver, aterramente, cabo ftp/conector blindado, tubulação de metal aterrada, energia separada.... sai fora disso pois tudo isso eu fiz o o máximo que consegui foi três dias de sucesso, dai para frente ubnt voltava a modular em /10.
    A unica solução que consegui foi por rb921 com modulo sfp, ai pronto resolvido o problema, levei um cabo pp mais proximo dos equipamentos que tenho de alimentar e subi dados através de fibra, pronto NUNCA MAIS TIVE ESSE PROBLEMA. Uma coisa que notei, ubnt é muito mais sensivel que mikrotik acho pelo isolamento que é bem precário.... boa sorte.

  10. #30

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Então, eu fecho contigo. Não é interferência, mas sim qualidade de equipamentos.
    Seguidamente vejo reclamações de modulação em 10 com RocketM. Eu mesmo senti isso. E como pode um Rocket modular em 100 e outro em 10 na mesma torre e ser isso interferência? E aqui não tinha nada de torre próxima de AM, FM ou o que seja.


    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Amigo acho que ninguém mais nesse mundo sofreu
    com isso mais do que eu, um conselho? PRIMEIRA COISA, PARE DE GASTAR SEU DINHEIRO COM SOLUÇÕES QUE TE INDICAM FAZER QUE IRÁ RESOLVER TAL CITUAÇÃO, nada que lhe falarem irá resolver, aterramente, cabo ftp/conector blindado, tubulação de metal aterrada, energia separada.... sai fora disso pois tudo isso eu fiz o o máximo que consegui foi três dias de sucesso, dai para frente ubnt voltava a modular em /10.
    A unica solução que consegui foi por rb921 com modulo sfp, ai pronto resolvido o problema, levei um cabo pp mais proximo dos equipamentos que tenho de alimentar e subi dados através de fibra, pronto NUNCA MAIS TIVE ESSE PROBLEMA. Uma coisa que notei, ubnt é muito mais sensivel que mikrotik acho pelo isolamento que é bem precário.... boa sorte.

  11. #31

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    O Rocket é XM ou XW?

  12. #32
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    tive problemas desse tipo , quando a estação de fm trocou o transmissor de 3 mil watts para 5 mil . começou a dar rede 10/10 e perder pacotes na rede lan .
    tentei de tudo parta usar os 912 da mikrotik ,mas fui obrigado a subir uma fibra óptica e um conversor de midia ate onde fica os painéis . utilizei uma router board 800 com 4 mini pci . esta ate hoje rodando 100% ....

  13. #33

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Rpaz a cada dia que passa tenho mais certeza de uma coisa, mikrotik e ubnt é fato que nos fez crescer e chegar até aqui, mas se quiser continuar caminhando nesse ramo chega um momento que tem de largar mão desses tipo de marcas. Porqque digo isso? Sempre ouvi flar em radios licenciados, porém até pouco tempo atrás era inviável, ai decidi por a mão no bolso e comprar um trem desses. Pesquisei e acabei comprando um enlace Mini Link Ericsson, quando chegou e abri a cx ali eu vi que ubnt e mikrotik é até determinado ponto, depois ou vende a Empresa ou parte para isso. Emfim, a coisa é cara porque é ótima, 16km 512 QAM e 400Mbps extremamente estáveis... Liga configura vira as costas e o unico trabalho é buscar clientes.... Fica essa dica: Pelo menos no pops principais estamos ligando o que der com fibra e o que não der passando o backboner para licenciados Ericsson....

  14. #34

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    @teresopolis, faz algum tempo de eu digo isso. É bom enquanto dura...

    São muito instáveis. Do nada param, tem que reiniciar. Portas que deixam de funcionar. etc etc... Na maior parte quem está de fora manda trocar cabo, conectores, fontes. O mérito maior destes equipamentos é como você disse, nos trazer até aqui.... Mas um capítulo importante só vai ser escrito com reestruturação

    Você fez a primeira e principal mudança. Mexeu no PTP. Mas e para atender os clientes o que está planejando? Continuar com Mikrotik?

  15. #35

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @teresopolis, faz algum tempo que eu digo isso. É bom enquanto dura...

    São muito instáveis. Do nada param, tem que reiniciar. Portas que deixam de funcionar. etc etc... Na maior parte quem está de fora manda trocar cabo, conectores, fontes. O mérito maior destes equipamentos é como você disse, nos trazer até aqui.... Mas um capítulo importante só vai ser escrito com reestruturação

    Você fez a primeira e principal mudança. Mexeu no PTP. Mas e para atender os clientes o que está planejando? Continuar com Mikrotik?
    Boa noite, desculpe a demora em responder pois estamos aqui na quarta etapa de restruturação de nossa infra, então é isso mesmo como bem colocou 1929. Novos capítulos com novas posturas, desse jeito mesmo. Agora nessa quarta etapa como previsto é passar todos ops POPs mais importantes para energia fotovoltaica, inclusive os enlaces licenciados.
    Respondendo sua pergunta, em lugares com demandas mais apuradas digamos, onde tem uma população que compense cabear estamos rodando um projeto piloto em ftth, que inclusive tem de fato se mostrado bem estável como esperamos que fibra seja, nesse abrimos apenas para começo duas portas pon rodando o protocolo Epon para 128 clientes e já lotou tudo. Onde não temos grandes demandas ou mesmo o layout da região por se tratar de interior e as residencias serem muito distantes umas da outras estamos atendendo ainda com Mikrotik/UBNT. Estou namorando e lendo sim sobre Cambiuns Network, tem alguns tópicos aqui mesmo sobre cases bem sucedidos com eles, buscando sempre o melhor para nossos clientes é algo que quem sabe num futuro próximo poderemos estar subindo em nossa rede. Gente não é falando mal, até mesmo porque como disse todos nós sem exceção de certa forma somos ou deveremos ser gratos a esses fabricantes por ter nos trago até aqui, só que está bem claro em minha mente que para deixar digamos de brincar de provedor e partir para coisas mais sérias devemos dar um salto, e dar salto também está bem claro para mim, tem dois pilares. Licenciados ou fibra. Espero com minha experiência ajudar um pouco a escolherem de fato algo que possa elevar suas experiencias, abraços!

  16. #36

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    tive problemas desse tipo , quando a estação de fm trocou o transmissor de 3 mil watts para 5 mil . começou a dar rede 10/10 e perder pacotes na rede lan .
    tentei de tudo parta usar os 912 da mikrotik ,mas fui obrigado a subir uma fibra óptica e um conversor de midia ate onde fica os painéis . utilizei uma router board 800 com 4 mini pci . esta ate hoje rodando 100% ....
    Boa noite, RB921 com porta sfp e uma routerboard embaixo com modulos gbic pronto pode dormir tranquilo.
    Agora esse negocio de cabo blindados isso, aquilo e aculá. Ficou pra trás, nada disso resolve...

  17. #37

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    O Rocket é XM ou XW?
    Cara vou te falar uma coisa, nesse tipo de caso, pode por o Xde marte que não da jeito não.... transporta pulso elétrico já era.

  18. #38

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Cara vou te falar uma coisa, nesse tipo de caso, pode por o Xde marte que não da jeito não.... transporta pulso elétrico já era.
    Aqui só tive problema com Rocket antigo (XM)os XW nao deram esse tipo de problema.

  19. #39

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Aqui só tive problema com Rocket antigo (XM)os XW nao deram esse tipo de problema.
    Olha fico feliz por vc, aqui tanto um quanto outro deram a mesma resposta, péssimas! Solução para mim, postei acima. Abraços!

  20. #40

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Olha fico feliz por vc, aqui tanto um quanto outro deram a mesma resposta, péssimas! Solução para mim, postei acima. Abraços!
    Tem mais gente que reclamou também, independente XM/XW. Mas aqui por "sorte" somente as XM caem (sao 3) na torre e PTP. Engraçado que como la acaba energia de mais, em cima de serra, ela só cai pra 10Mb quando acaba e volta a energia, é uma de FM e 3 TVs, equipamentos antigos, de 30 anos ou mais.
    Tinha resolvido com conduíte de aluminio, mas em um dia de chuva queimou tudo, ae a emissora FM colocou um equipamento parecendo uma CPU com botoes de toca disco antigo, começou a dor de cabeça novamente.