+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Amigos, tenho algumas muitas duvidas sobre fibra otica, projeto ftth, alguem com conhecimento na area, disposto a tirar algumas duvidas?? Duvidas sobre CTO, Caixa de emenda, Spliter e lançamento de fibra, coisas basicas que por ser leigo nesse assunto nao entendo, fico grato se alguem puder ajudcar, pode mandar mp que eu pergunto por la, ou por aki msmo.
    Obg

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    ola Edstein03 boa noite.
    Tem vários topcos aqui no under sobre isso, se caso ja tenha lido esses topicos fica mais facil de ajudar.

    Manda as perguntas que vamos te respondendo.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Boa noite amigo, então já li muitas coisas aqui no forum e fora tambem, mas ainda não consegui sanar algumas duvidas, gostaria de entender primeiramente a CTO(Caixa de atendimento), se eu chego com uma fibra de 12FO eu faço a fusão de uma das fibras para um spliter conectorizado de 16 e uma para a fibra que segue para outro poste?? no caso chegou naquele poste eu perco aquela fibra??

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Acompanhando ...

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Citação Postado originalmente por caique Ver Post
    Acompanhando ...
    Uma sugestão que facilita para todos, é utilizar a "ferramenta de tópicos", logo acima do post, para assinar um acompanhamento do tópico... excelente ferramenta e não polui o tópico com material desnecessário...

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    a Fibra pra vc chegar na caixa de atendimento depende do seu projeto, caso vc não tenha projetado como atender a cidade ou o bairro todo não tem como saber qual fibra vc vai precisar, se de 6, 12,24, fibras, com relação a perder a fibra, vc pode utilizar ela de varias formas ainda, mas eu mesmo nos projetos que estou fazendo, essa fibra utilizada para atender a caixa de atendimento posteriormente se precisar ela vai trazer o sinal voltando, e vou conseguir colocar mais um splitter, utilizando a mesma fibra.
    caso queira, posso lhe auxiliar no desenho da sua rede de fibra. que e o inicio de tudo.
    abraço espero ter ajudado

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Citação Postado originalmente por Edstein03 Ver Post
    Boa noite amigo, então já li muitas coisas aqui no forum e fora tambem, mas ainda não consegui sanar algumas duvidas, gostaria de entender primeiramente a CTO(Caixa de atendimento), se eu chego com uma fibra de 12FO eu faço a fusão de uma das fibras para um spliter conectorizado de 16 e uma para a fibra que segue para outro poste?? no caso chegou naquele poste eu perco aquela fibra??


    Depende de seu projeto optico.

    Toda rede optica é projetada seguindo o trazado da localidade e os futuros clientes . Com esse projeto construe-se a rede.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    tenho todos os postes e todas as casas mapeada no google earth porem nao sei fazer o dividimento de fibras e splintagem algem poderia da uma ajudaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	1651
Tamanho: 	324,0 KB
ID:      	62485

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Eu poderia te ajudar porem se nao tem conhecimentos de projetos em FO não ha como!!!

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    eu também tenho um minusculo provedor com apenas 200 clientes e queria começar a ir pra fibra, pensando no futuro, mas não sei nem por onde começar, quais as dicas que voces mais experientes me dão. ?

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    primeiramente qual a porcentagem das moradias que você atende ou quer atender? você trabalha com a cidade toda? só um bairro?
    mas o inicio creio que seja pingar as caixas de atendimento, para isso você precisa ter um plano de quantos clientes você quer atender, 20%,30%,40%?? vai colocando as caixas de acordo com sua demanda, mas também deve respeitar um tamanho máximo de Drop de cliente, aqui não trabalhamos com Drop maior que 180 metros.
    depois de definido o lugar das caixas de atendimento faça as interligação com os cabos, talvez isso ja seja um pouco mais complicado, te dou uma ajuda, me passe no privado sua cidade ou bairro que quer atender te faço um exemplo, ai depois e só seguir.

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Para passar fibra vc tem que pedir autorização da concecionaria dona dos postes pois se vc não tem corre o risco de perder tudo

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Primeiramente fazer o projeto da rede toda para poder orçar o investimento e ver se esta dentro de sua possibilidades.
    Nas redes cabeadas a arquitetura é fundamental

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Tem o Backbone central da rede e depois a rede de distribuição que vai até a caixa com os spliter de distribuição para o cliente, ficou um pouco confuso na minha cabeça o seguinte cenario, estou planejando um backbone com 36 fio, a rede de distribuição de 4fio, essa parte está me dando um nó na minha cabeça, aquel 4 fios que saiu do backbone eu perco ele no setor? pq não quero colocar um spliter 1 para 2 e continuar usando a fio , prefiro deixar de usar esse 4 fios que alimentam o setor, mas o ideal seria se tive fibra com menores quantidade de fibras, pra continuar no setorClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Backbone.png
Visualizações:	327
Tamanho: 	11,4 KB
ID:      	64862
    Última edição por rafaelplis; 28-08-2016 às 10:26. Razão: Melhoramente

  15. #15

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    primeiro posicione as caixas de atendimento, depois vc vai saber se quantas fibras precisa ter cada cabo, não sei como e sua cidade nas nós aqui o cabo de menas fibras que usamos e a de 6 FO

  16. #16

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Vou ter que verificar, pq tenho a pretensão de colocar uma caixa até no máximo 300 metros do cliente, então vou ter que rever os ramais de atendimento

    Enviado via XT1068 usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    recomendo não usar drop de cliente mais que 200 metros, a menos que os lotes sejam muito grandes ou sua taxa de penetração seja baixa, temos caixas a 300 metros de distancia uma da outra e tem caixa com 15 clientes já, em 2 anos de operação , ou seja se colocar as caixas muito distante uma da outra logo lota as caixas

  18. #18

    Padrão Re: Duvidas sobre projeto de fibra ftth

    Citação Postado originalmente por iriojuliano Ver Post
    recomendo não usar drop de cliente mais que 200 metros, a menos que os lotes sejam muito grandes ou sua taxa de penetração seja baixa, temos caixas a 300 metros de distancia uma da outra e tem caixa com 15 clientes já, em 2 anos de operação , ou seja se colocar as caixas muito distante uma da outra logo lota as caixas

    Agradeço a Dica, e vou seguir ela Projeto de FTTx e bem complexo tem que pensar e repensar afinal um erro agora vai se arrepender no futuro, mas mesmo assim ainda vou acabar deixando passar alguma coisa Vlw pela dica