+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestão de Roteador

    Pessoal, me pediram para instalar internet em um ambiente público para uns 300 usuários conectados simultaneamente, passei um orçamento para fazer isso com 4 UNIFI, porém o cliente achou o preço salgado ....

    Alguém tem uma sugestão de roteador que aguente umas 100 pessoas online com em média 1Mb/cada, não precisa ter alcance, o espaço é pequeno ....

  2. #2

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Amigo.. Eu não iria nem de Unifi pra 100 pessoas conectadas... Pra aguentar um roteamento desse porte sem travar só Mikrotik ou Edge Router... Isso falando só no roteador, sem contar o rádio + antena 2.4 GHz pra essa galera.... Um projeto assim é no minimo 3500 dilma$... Se os Unifi tava parecendo caro,imagina o equipamento que aguenta

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Como é esse ambiente? É um vão aberto com esses 300 usuários? Pq se não for não vai adiantar só 4 aps não. Aps para aguentar uma carga direta de 100 usuários com 1mb só rockus mesmo assim em um ambiente aberto.

    Não existe milagre em wireless, sem maiores informações não dá pra adequar. Mas te antecipo que será muito mais caro que esses 4 Unifi.

  4. #4

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Sem falar que o que esta em jogo eh o seu nome. Recentemente cai numa cilada dessas de cortar custos pro cliente e acabou sobrando pra mim. Te falo com certeza: se o cliente precisa de tanto acesso eh porque pode pagar. Agora se quer corta custos ele tem que assumir os riscos tudo por escrito senao sobra pra voce. Boa sorte.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Verdade ronei10, pessoas me procuram para instalar telefonia rural numa distancia de 500 metros e querem pagar uns 100 a 200 na mão de obra ou então que aproveite uma "churrascada" no fim de semana; material são de terceira ou quarta categoria em qualidade e se der problema não paga nem a gasolina por assim dizer. Procure outro, serviço bom paga caro na hora mas não tem dor de cabeça na frente é isso o que digo.

  6. #6

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Cara é isso mesmo não da para fazer magica, o preço é XXXX para ser feito o trabalho da forma correta, se o cara não quer fazer ok ... deixa outro fazer e se queimar, quando todo mundo estiver usando e reclamando que é uma meleca a internet o cara vai se lembrar de você e dizer " é realmente o cara tinha razão" o trabalho bem feito tem um custo, fazer o trabalho da forma errada abrada o bolso do cliente mas se não ficar bom corre o risco do cara te processar ainda, pis todo mundo hoje em dia quer se dar bem as custas dos outros.

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Para atender 300 clientes conectados vc precisa de equipamentos robustos.
    Para vc ter uma ideia, um provedor com 300 clientes conectados, ele vai ter em torno de 450 clientes em sua carteira, e com uma quantidade de clientes assim ja precisa de um bom link para atender.

  8. #8

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Pessoal, concordo com vocês, as vezes é melhor mandar o concorrente fazer do que fazer mal feito ...
    Já fiz projetos para clientes que tinham orçamento de R$ 10.000,00 para fazer um PTP de 800mts ...

    Mas esse caso é um pouco diferente, precisa ser algo mais em conta e não tem jeito ...

    Ok, se 4 unifi não dão conta de 300 users, beleza, coloco os mesmos 4 unifi para 180, e limito a no máximo 10 minutos de internet por usuário ... Ai vou conseguir atender 150 por 10 minutos e depois mais 150 por mais 10 minutos ...E pronto atendi meus 300 users ... Ou eu crio uma regra no firewall para que seja acessado apenas facebook e WhatsApp ...
    O cliente vê algum problema em ser atendido dessa forma? não! Pois é um colégio que pretende oferecer internet aos alunos durante os 20 minutos do intervalo ...

    Então gostaria de saber:

    Esse equipamento da intelbras: http://www.tecwi.com.br/produto/hotspot-300/

    1 - Tem um funcionamento semelhante aos UNIFI? Permitindo a troca automática de AP quando o sinal enfraquece? Tem alguma interface de configuração semelhante aos UNIFI? Alguém já testou em campo? Quantos clientes realmente aguenta a 1 MB/cada?

    2 - Essa RB: http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...20911-2HN%20L3 Tem antena interna, ou precisa de antena externa? A limitação de licença (level 3), permite que ela trabalhe como AP bridge?

    Att

  9. #9

    Padrão Re: Sugestão de Roteador

    Citação Postado originalmente por gabriel2010 Ver Post
    Pessoal, concordo com vocês, as vezes é melhor mandar o concorrente fazer do que fazer mal feito ...
    Já fiz projetos para clientes que tinham orçamento de R$ 10.000,00 para fazer um PTP de 800mts ...

    Mas esse caso é um pouco diferente, precisa ser algo mais em conta e não tem jeito ...

    Ok, se 4 unifi não dão conta de 300 users, beleza, coloco os mesmos 4 unifi para 180, e limito a no máximo 10 minutos de internet por usuário ... Ai vou conseguir atender 150 por 10 minutos e depois mais 150 por mais 10 minutos ...E pronto atendi meus 300 users ... Ou eu crio uma regra no firewall para que seja acessado apenas facebook e WhatsApp ...
    O cliente vê algum problema em ser atendido dessa forma? não! Pois é um colégio que pretende oferecer internet aos alunos durante os 20 minutos do intervalo ...

    Então gostaria de saber:

    Esse equipamento da intelbras: http://www.tecwi.com.br/produto/hotspot-300/

    1 - Tem um funcionamento semelhante aos UNIFI? Permitindo a troca automática de AP quando o sinal enfraquece? Tem alguma interface de configuração semelhante aos UNIFI? Alguém já testou em campo? Quantos clientes realmente aguenta a 1 MB/cada?

    2 - Essa RB: http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...20911-2HN%20L3 Tem antena interna, ou precisa de antena externa? A limitação de licença (level 3), permite que ela trabalhe como AP bridge?

    Att
    Primeiro entenda que com o seu orçamento será correspondente ao que irá proporcionar. Já que é pra fazer com o mínimo possível, ao invés de usar 4 unifi, compre uns 10 rádios compatíveis com openwrt ou ddwrt como o linksys e900 ou tplink 841 ou 741, todos cadeados e com a mesma ssid, pois para conectar essa quantidade de usuários vc precisa ou de equipamentos que suportem uma grande quantidade de usuários como os rokus ou uma boa quantidade de aps, pois esses rádios simples suportam uns 30 usuários cada. Precisará de um bom roteador e um switch. Estou supondo que são vários cômodos e não um espaço totalmente aberto, precisaria de mais detalhes.