Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Independente do sistema e/ou método que for feito haverá um pró e também um contra

    Particularmente, prefiro FreeBSD + Unbound

  2. #22

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Aqui depois de testar algumas opcoes....
    cheguei a conclusão que o casamento perfeito é: FreeBSD + Unbound

  3. #23

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    sera que eu poderia melhorar em que minhas configs do unbound,conf pra nao ficar travando minha EdgeRouter?

  4. #24

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Boa noite amigos! Possuo em minha rede um servidor mk-auth + unbound, desde a semana passada venho tendo problemas com alguns clientes que não conseguem abrir os sites da globo.com/netflix e receita federal. Uma coincidência entre eles é que usam roteadores da marca link one. Ao todo são 112 clientes apenas, será que foi algum vírus, tipo os que atacam os ubnts? Devo recomendar a substituição dos roteadores?

  5. #25

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    diminui o rrset e msg cache e continua do mesmo jeito.
    o que poderia mudar mais pra testar?

  6. #26

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    boa noite.
    ab5x2 o que sera que devo mudar pra parar esse erro?

  7. #27

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Pessoal, boa noite,
    aproveitando o tópico gostaria de sugestões para servidor DNS, lembrando que, como o correto seriam 2, procuro relação benefico... para 500 a 1000 clientes...

    O que sujerem

    1 - servidor, mas sendo 2 (porque não adianta fazer redundancia virtual se quebra o fisico) o consumo de energia sera alto.

    2- ou o edge router,como ta com a galera?? tão aprovando??

  8. #28

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Bom, acredito que a maioria deve comentar nesse tópico o uso de um Servidor DNS Recursivo, ou seja, cache.

    Um Cache DNS consome muito pouco recurso e trafega poucos dados também, ou seja, é um serviço Light comparado aos outros da rede.

    Quando você tem redes distribuídas geograficamente e coloca um Recursive DNS a idéia é reduzir a latência nas consultas. Então mais importante do que saber qual a config do servidor, é saber onde instalar.

  9. #29

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Eu utilizo PDNS e uma maquina basica, sem problemas até agora.

  10. #30

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    Boa noite galera, para definir uma configuração legal, devemos ter em mente o que queremos de fato, não é só questionar como montar um servidor de DNS, vou tentar ajudar:

    Vai ser num servidor Dedicado ou Virtualizado?

    é Servidor de verdade mesmo? ou é maquina montada?
    temos que considerar isso pois memoria ECC é essencial, sem considerar outros benefícios que um servidor de verdade traz.

    Seu Provedor tem domínio próprio?

    Onde comprou o Domínio? foi no Registro.br?

    seu Link é Dedicado?

    Seu Provedor tem ASN?

    qual quantidade de clientes?

    vai ser somente IPV4 ou vai ser IPV6 tambem?

    Seu DNS vai ser autoritativo?

    vai ser Recursivo?

    vai ter outro Servidor Secundário?

    agora o principal: Porque você quer um servidor DNS? pergunto isso porque vai ser mais um componente na sua rede para ser monitorado, que tem que ser atualizado, e que por ventura possa te trazer transtornos também, sabendo dessas questões e mesmo assim quer montar um servidor de DNS? tenha que ter ciência que deveras ter conhecimento necessário para deixar ele redondo, caso contrario vai passar muito tempo aqui no forum pedindo ajuda para resolver possíveis imprevistos, para hospedar servidores de serviços em loco tem que ter conhecimento adequado, caso contrario só dor de cabeça.
    Aqui temos:
    Servidor de E-mail
    Servidor de DNS
    e demais serviços que roda monitoramento, Dados, backup, etc

    Para o DNS, indico o Bind rodando em cima do Debian ou Fedora Core.
    Particularmente gosto de configurar tudo na unha, dessa forma temos o servidor na mão.
    Colegas,
    Agradeço a todos que responderam, mas inicialmente as questões básicas são 2:

    Antes tinha um recursivo rodando no bind em cima do CentOs e o pc queimou.

    -é mais interessante comprar um servidor (e aproveitar e virtualizar outras coisas. Tem gente que defende e tem gente que critica virtualizar DNS, onde esta o certo?)

    - Ou ir de 2 Edge router ( assim teriam "realmente" 2 servidores)

    inicialmente minha duvida reside ai

  11. #31

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    boa noite amigo, na minha opinião virtualiza tudo em um servidor confiável, manter sempre um sistema de raid com espelho para outro disco, alem disso adote um sistema de virtualização que permite fazer backup das vms com elas quente "isso aqui eu pequei, pois uso o xenserver e da um trabalho extra pra isso" não adote roteadores para fazer DNS, separe tudo, roteador é roteador, deixe eles desempenhar outras funções em sua rede, como BGP, OSFP, PPPOE, BALANCEAMENTO e outros, na verdade dependendo o Servidor que usar, pode ate virtualizar um mikrotik, e fazer tudo em um único Servidor, use um bom no-break, um bom aterramento, DPS trabalhando junto com as fazes de energia e o Terra, ambiente climatizado.

    resumindo: se eu tivesse somente uma grana e ter que escolher entre um servidor Dell ou um roteador, eu iria primeiro no servidor Dell, pois é flexível, com varias possibilidades de funcionalidades, é seguro quanto ao sistema de backup, tem muitos recursos de redundâncias, e permite de forma fácil adicionar novos recursos serviços e é extremamente profissional.... depois com economias geradas eu investiria em ótimos roteadores.
    Então......,
    É bem eles que tavaolhando, os power edge, outro detalhe que vc tocou coincidentemente nele, o Xen Server...é bem nele mesmo que tava pensando, achei ele bem lega...o que tem a dizer sobre ele??